PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

como começar estudar para espcex sem base nenhuma

3 participantes

Ir para baixo

como começar estudar para espcex sem base nenhuma Empty como começar estudar para espcex sem base nenhuma

Mensagem por Mael0912 Qui 07 Jul 2022, 17:45

tenho 19 e quero fazer espcex do proximo ano,mas nunca me preparei para um concurso quero saber algumas dicas de voces estudantes mais profissoanais
Mael0912
Mael0912
Jedi
Jedi

Mensagens : 297
Data de inscrição : 07/07/2022
Localização : fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

como começar estudar para espcex sem base nenhuma Empty Re: como começar estudar para espcex sem base nenhuma

Mensagem por catwopir Qui 07 Jul 2022, 18:24

Opa, boa noite.

 Passei em alguns concursos, mas não sinto que tenho muito lugar de fala. Vou apenas comentar algo que me ajudou.

 Primeira coisa antes de tudo, não adianta querer estudar 22 horas por dia, além de não render quase nada, a longo prazo é frustrante e cansativo... Tenta organizar um tempo de estudo agradável; sem ficar, porém, em um tempo muito curto.
 Segunda coisa é usar material direcionado pra esse concurso... Veja vídeo de pessoas que passaram no concurso, realmente copie os livros que elas usaram, com o tempo você vai começar a montar seu próprio material. (use sempre a internet a seu favor... se não entendeu o conteúdo, pesquise e veja uma vídeo aula)
 Terceira coisa e fazer provas antigas... no começo não é uma boa ideia, mas sempre que você estudar algum assunto novo, pesquisa como aquele assunto é cobrado no seu concurso... Ex: vamos supor que você estudou PA, pesquisa no google: questões espcex PA.

 O tempo é curto, mas com esse foco direcionado pro concurso, facilitará as coisas... você por exemplo não terá que consumir cálculo, ou coisas mais aprofundadas nível ITA/IME

Espero que algo que falei seja útil... daqui a um ano, venho aqui perguntar em qual lugar você ficou nos aprovados... Boa sorte
catwopir
catwopir
Fera
Fera

Mensagens : 538
Data de inscrição : 08/08/2021
Idade : 21

Arlindocampos07 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

como começar estudar para espcex sem base nenhuma Empty Re: como começar estudar para espcex sem base nenhuma

Mensagem por EdivamEN Qui 07 Jul 2022, 20:32

Mael0912 escreveu:tenho 19 e quero fazer espcex do proximo ano,mas nunca me preparei para um concurso quero saber algumas dicas de voces estudantes mais profissoanais
Boa noite, tudo bem?

O camarada acima já falou várias coisas importantes e eu vou tentar complementar.

Eu fiz um ensino médio ruim. Eu não era muito interessado em estudar, isso é fato, porém não tive os melhores professores.

Comecei a estudar pra concursos aos 18 anos, saí atrás da maioria das pessoas que começam muito jovens e eu tinha bem pouco conhecimento.

O primeiro passo que dei foi preencher a grande lacuna que havia: matemática básica. Eu tinha muita dificuldade em todas as matérias de exatas e percebi um tempo depois que era porque eu não sabia o básico da matemática, eu me enrolava em pequenas coisas: frações, sinais em multiplicação, produtos notáveis e etc.

Antes de começar de fato, eu tratei de ficar bom no básico. Fiz um "intensivão", pelo youtube mesmo, os tópicos mais básicos de matemática e depois alguns um pouco mais avançados.

Pois bem, comecei a estudar de verdade e logo de cara percebi que os estudos em exatas estavam fluindo bem melhor. E complementando o que o amigo disse acima, tenta arrumar um bom material, um material bom de verdade, já validado, não vai nessas formas milagrosas de aprovação ou em novidades do mercado. Vai no que tu sabe que funciona, pergunta pra quem já passou e vai correndo atrás. Eu estudei em casa por conta própria mesmo, não fiz cursinho e etc.

Vamos pras dicas importantes de fato:

UNO) Após ver a teoria procurar muitas questões resolvidas passo a passo. É importante vocẽ vê o que vai ser cobrado de vocẽ e como resolver esses problemas. Quando vemos a teoria fica tudo muito abstrato e ver questões resolvidas te ajuda a deixar as coisas mais concretas, porque vocẽ tem uma noção de como vão exigir..

DOIS) Faça simulados constantes! Um grande erro de quem estuda em casa é não ter a costume de fazer simulados, é o que eu sempre falo quando me perguntam sobre esse assunto " os cursos presenciais são os que mais aprovam em concurso e eles tem simulados semanais, é só repetir o que tá dando certo". Faça os simulados, apanhe dos simulados, porque a ideia é essa. É vocẽ estudar a semana toda, pegar o simulado e não saber resolver quase nada kkkk Isso vai te forçar a estudar mais ainda na outra semana, com mais empenho e atenção, você vai tomar uma surra do próximo simulado e fica nesse ciclo. A ideia é vocẽ apanhar mesmo pra não baixar a guarda, não afrouxar e etc.
Importante também simular tempo de prova pois é um simulado, sem pausas e etc. A ideia é ficar cansado mesmo.

TRÊS) Resolução de provas anteriores! Nessa dica eu vou ser mais específico, eu utilizei pra passar tanto na EsPCEx quanto na EN. Faça muitas provas anteriores. Muitas!!!  Nada melhor que a própria prova do seu concurso. Veja que fazer as provas anteriores é diferente de fazer simulados.Aqui vocẽ vai fazer com calma, extraindo o máximo possível das questões.
Eu imprimi 20 anos de prova da Escola Naval, encadernei e resolvi todas as questões e o óbvio acontecia, eu não sabia responder boa parte das questões e o que eu fazia? Pesquisava até tirar a dúvida, inclusive boa parte das minhas dúvidas foram tiradas nesse fórum. Aprenda com as questões, nas matérias de humanas, por exemplo, não marque apenas a resposta certa, tente saber porque a errada está errada.

Enfim, essas foram algumas coisas que eu lembrei, se quiser tirar mais dúvidas pode entrar em contato.

Candidato 4358 (ESPCEX 2020)
Adaptando E-05 (EN 2021)
EdivamEN
EdivamEN
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 10/12/2016
Idade : 25
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

rmoretebento, SO_Manetol, catwopir, originalrangel e Jennifer S Guimaraens gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

como começar estudar para espcex sem base nenhuma Empty Re: como começar estudar para espcex sem base nenhuma

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos