PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UTFPR - variação da energia cinética e trabalho

2 participantes

Ir para baixo

UTFPR - variação da energia cinética e trabalho Empty UTFPR - variação da energia cinética e trabalho

Mensagem por Gaules Qui 03 Nov 2011, 19:21

(UTFPR) Um homem puxa um caixote de massa 11kg, aplicando-lhe uma força F de intensidade 70 N, segundo um ângulo (alfa) com a horizontal, tal que sen(alfa)=0,6 e cos(alfa)=0,8. O Coeficiente de atrito cinético entre o caixote e a superficie horizontal áspera é igual a 0,5. Supondo g=10m/s² e considerando o movimento entre os instantes t=1s e t=3s assinale a alternativa correta:

a) A variação da energia cinética do caixote é igual a 176J.

b) O trabalho realizado pela força de atrito sobre o caixote é igual a -440J.

c) O trabalho realizado pela força peso sobre o caixote é igual a 880J.

d) O trabalho realizado pela força normal sobre o caixote é igual a 544J.

e) O trabalho realizado pela força F sobre o caixote é igual a 560J.



A resposta correta pelo gabarito é a A.

Eu pensei assim:

UTFPR - variação da energia cinética e trabalho 11a006dac7

inicialmente, temos que decompor a força F em Fy e Fx... fazendo: Fy=F.sen(alfa) e Fx=F.cos(alfa) cheguei nos valores de 42N e 56N respectivamente.

depois teria que ver com que velocidade esse corpo se desloca... seria então a força resultante?? se for... normal corta com o peso... Fat=(mi).N que da 55N então sobram apenas Fy, Fx e Fat... diminuindo Fat de Fx temos duas componentes... uma vertical p/ cima Fy que vale 42N e outra horizontal para a direita que vale 1N... sairia por pitágoras? provavelmente não... parei aí.. não consegui prosseguir... se alguem pudesse me ajudar, seria muito legal

abraços!!
Gaules
Gaules
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 19/10/2011
Idade : 35
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

UTFPR - variação da energia cinética e trabalho Empty Re: UTFPR - variação da energia cinética e trabalho

Mensagem por Euclides Qui 03 Nov 2011, 19:49

UTFPR - variação da energia cinética e trabalho Trak

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos