PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FPP- Forças Intermoleculares e Intramoleculares

2 participantes

Ir para baixo

FPP- Forças Intermoleculares e Intramoleculares Empty FPP- Forças Intermoleculares e Intramoleculares

Mensagem por PROTÁGORAS Sáb 02 Abr 2022, 14:07

Nas condições ambientes foram depositadas cuidadosamente com uma seringa duas gotas com mesmo volume de líquidos puros de água e mercúrio sobre um substrato de vidro limpo. A forma final dessas gotas depende das interações das moléculas dentro do líquido e também das interações entre o líquido e a superfície. Analisando a molécula de água e o mercúrio, ambos em seu estado natural, é CORRETO afirmar:
 A)O vidro apresenta o grupo silicatos Si-OH e suas interações com a água ocorrem mais intensamente que com os átomos de mercúrio, mas mesmo assim a gota de água também não se adere ao vidro ficando arredondada.
 B) O vidro tem maior afinidade com o mercúrio, estabelecendo portanto, mais interações com os átomos de mercúrio do que com as moléculas de água. Isso faz com que as gotas de mercúrio sejam mais achatadas e as da água mais arredondadas. 
C) O volume do líquido influencia o formato da gota, pois quanto maior a massa, menor será a força de atração gravitacional. Logo elas ficarão mais arredondadas. 
D) As gotas de água tem o mesmo formato em qualquer substrato, e independem da massa, pois as interações existentes entre as moléculas no interior da gota não são afetadas pela interação do líquido com a superfície. 
E) As interações do mercúrio com a superfície do vidro são, extremamente fracas, quase inexistentes, enquanto as do interior da gota são mais fortes, isso faz com que o liquido mantenha suas interações não “molhando” a superfície, ficando com gotas com formato bem arredondadas.
GAB- E

Por que o Mercúrio é menos atraído?? ele não formaria um cátion fazendo uma ligação íons-dipolo??

PROTÁGORAS
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 107
Data de inscrição : 06/04/2020
Idade : 19

Ir para o topo Ir para baixo

FPP- Forças Intermoleculares e Intramoleculares Empty Re: FPP- Forças Intermoleculares e Intramoleculares

Mensagem por Luanh Qui 07 Abr 2022, 10:15

Em contato com a superfície de vidro , os átomos de mercúrio não sentem atração físico-química pelas moléculas do vidro ( SiOH) preferindo ligar entre si . Ou seja , a força de coesão é maior que a força de atração . A força de coesão são forças moleculares de atração que fazem com que as moléculas do próprio líquido fiquem unidas e a de atração é uma força que atua entre o líquido e a superfície do sólido quando estão em contato direto .

Luanh
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/04/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos