PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Agentes oxidantes e agentes redutores

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Agentes oxidantes e agentes redutores

Mensagem por Ana Clara Macêdo Qui 24 Fev 2022, 14:04

(UECE) Reações de oxidorredução são reações químicas onde ocorrem transferências de elétrons entre duas ou mais substancias químicas. Numa reação de oxidorredução sempre há perda e ganho de elétrons, pois os que são perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros. No meio em que vivemos, ocorrem muitas reações de oxidorredução. A esse respeito, assinale a afirmação verdadeira.
a)Quando o vinho é exposto ao ar, ele se transforma em vinagre, cujo principal componente é o ácido acético. Isso ocorre porque o álcool etílico ou etanol presente no vinho reduz-se em contato com o oxigênio atmosférico, resultando no ácido acético. 
b)O efeito branqueador dos alvejantes se dá em razão da presença dos seguintes agentes oxidantes: o ânion hipoclorito (em geral, na forma de sal sódico – NaOCℓ), presente, por exemplo, na água sanitária, e o peróxido de hidrogênio (H2O2), que é comercializado como água oxigenada. 
c)Um bafômetro simples descartável consiste em um tubo transparente contendo uma solução aquosa do sal dicromato de potássio e sílica umedecida com ácido sulfúrico, misturada com cor laranja. Esse sal, em contato com o vapor do álcool contido na respiração do motorista embriagado, reage, mudando a coloração para verde. Isso significa que é causada a redução do etanol (álcool) a etanal. 
d)Em supermercados, as latas contendo alimentos são feitas de ferro revestido por estanho. Não se deve comprar alimento que esteja em lata amassada, porque o revestimento metálico é usado para evitar que o metal constituinte do objeto se oxide; esse revestimento deve permanecer intacto, sem ranhuras, para evitar o contato do metal com maior potencial de oxidação com o alimento.


Dúvidas: Como eu poderia identificar que o NaOCl é ou não um agente oxidante? E o peróxido de hidrogênio? (fiquei com dificuldade de analisar essa alternativa b).


Última edição por Ana Clara Macêdo em Seg 07 Mar 2022, 15:21, editado 1 vez(es)
Ana Clara Macêdo
Ana Clara Macêdo
Jedi
Jedi

Mensagens : 266
Data de inscrição : 12/10/2020
Localização : Ceará

https://www.instagram.com/_anaclaramacedo/

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: AGENTES OXIDANTES E AGENTES REDUTORES

Mensagem por João Pedro Lima Dom 27 Fev 2022, 22:05

Fala, Ana.
Comentarei primeiro os itens que julguei mais fáceis.
a) Falsa. O etanol não se reduz, mas sim se oxida. O nox do carbono funcional muda de -1 para +3.
c) Falsa. De novo, o etanol se oxida. O nox do carbono terminal vai de -1 para +1.
d) Verdadeira. O ferro tem um elevado potencial de oxidação, por isso deve ser revestido por outros metais.

b) Respondendo a B e a sua dúvida: NaOCl é uma substância oxidante pois o nox do Cl está +1 (lembre que o oxigênio tem maior eletronegatividade), como o Cl está deficiente de elétrons, precisa reduzir seu nox.
Agora, a água oxidada (H2O2) pode funcionar tanto como um agente redutor quanto um agente oxidante (o nox do oxigênio pode variar para 0 ou -2 dependendo das reações).
Em meio ácido ela é oxidante:
[latex]2Fe^{+2}_{(aq)} + H_2O_2 + 2H^+ -> 2Fe^{+3}_{(aq)} + 2H_2O_{(l)}[/latex]
(repare que em situações nas quais o H2O2 é oxidante, o gás oxigênio não é produzido)
Mas, em reações básicas, o H2O2 pode reduzir uma variedade de íons inorgânicos, em alguns casos a reação acima pode até ser revertida, por exemplo quando é reagida com Mn2+ -> Mn+4. Ademais, quando ela reage como um agente redutor, oxigênio é liberado.
Para descartar essa opção, era necessário saber que em reações com alvejantes a água oxigenada atua como agente redutor produzindo oxigênio:
[latex]NaOCl + H_2O_2 -> O_{2(g)} + NaCl_{(aq)} + H_2O_{(aq)}[/latex]
Portanto, a água oxigenada não age como um agente oxidante, mas sim como redutor. No âmbito da prova, pense que é muito difícil acontecer uma reação com 2 agentes oxidantes, um deve reduzir para que o outro oxide, logo essa alternativa está Falsa.

João Pedro Lima
Jedi
Jedi

Mensagens : 218
Data de inscrição : 02/01/2022
Idade : 21
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ana Clara Macêdo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos