PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Propagação de ondas

2 participantes

Ir para baixo

Propagação de ondas Empty Propagação de ondas

Mensagem por Jvictors021 Dom 30 Jan 2022, 15:52

Uma onda está oscilando com equação 
[latex]y = 2sen(3\pi t -2\pi x)[/latex]

Essa onda está se propagando em uma corda de densidade linear 2 kg/m e sob uma tração de 128 N. Se o comprimento da corda é de x metros, qual será a frequência?


A) 11 Hz
B) 10 Hz
C) 9 Hz
D) 8 Hz
E)7 Hz

Resolução do professor abaixo, não entendi o que foi feito onde destaquei em vermelho, de resto compreendi perfeitamente

Propagação de ondas Sds12


Última edição por Jvictors021 em Dom 30 Jan 2022, 17:22, editado 1 vez(es)
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1116
Data de inscrição : 02/07/2021
Idade : 20
Localização : Passa Quatro - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Propagação de ondas Empty Re: Propagação de ondas

Mensagem por Giovana Martins Dom 30 Jan 2022, 16:33

Isso é conhecido como "número de onda" e é definido por k=2∏/λ [rad/m].

Seja a equação da onda f(x,t)=Asin(kx±ωt+θ0). Comparando f(x,t) com y=2sin(3∏-2∏x), tem-se que k=2∏ e θ0=3∏. Note que eu desconsiderei o sinal negativo em k=2∏ pois o sinal negativo tem a ver com o sentido de propagação da onda e não com a definição do número de onda.

Logo, λ=2∏/k=2∏/2∏=1 m.

A propósito, a definição de número de onda também pode ser dada por k=1/λ, mas, para ondas do tipo f(x,t)=Asin(kx±ωt+θ0), o número de onda, até onde eu sei, é sempre representado por k=2∏/λ.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7632
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Propagação de ondas Empty Re: Propagação de ondas

Mensagem por Jvictors021 Dom 30 Jan 2022, 17:28

Giovana Martins escreveu:
Isso é conhecido como "número de onda" e é definido por k=2∏/λ [rad/m].

Seja a equação da onda f(x,t)=Asin(kx±ωt+θ0). Comparando f(x,t) com y=2sin(3∏-2∏x), tem-se que k=2∏ e θ0=3∏. Note que eu desconsiderei o sinal negativo em k=2∏ pois o sinal negativo tem a ver com o sentido de propagação da onda e não com a definição do número de onda.

Logo, λ=2∏/k=2∏/2∏=1 m.

A propósito, a definição de número de onda também pode ser dada por k=1/λ, mas, para ondas do tipo f(x,t)=Asin(kx±ωt+θ0), o número de onda, até onde eu sei, é sempre representado por k=2∏/λ.

Ondas f(x,t) são ondas em que as variáveis são o tempo (t) e o espaço (x) ao mesmo tempo ? 
a função f(x,t) representaria o que ? Nunca havia visto nada além das equações tradicionais kkk

A propósito, foi bom você escrever de maneira genérica a equação uma vez que esqueci de colocar o "t" na minha equação, mas já arrumei.
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1116
Data de inscrição : 02/07/2021
Idade : 20
Localização : Passa Quatro - MG

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Propagação de ondas Empty Re: Propagação de ondas

Mensagem por Giovana Martins Dom 30 Jan 2022, 17:49

"Ondas f(x,t) são ondas em que as variáveis são o tempo (t) e o espaço (x) ao mesmo tempo ?
a função f(x,t) representaria o que ? Nunca havia visto nada além das equações tradicionais kkk"

Isso aí, Victor! Trata-se de uma função de mais de uma variável. Tanto o tempo quanto o espaço influenciam o comportamento da onda. De forma bem simplista, a função f(x,t) representa o deslocamento em um instante "t" de uma partícula que está oscilando a uma distância "x" da origem de coordenadas.

Quanto a sua correção no enunciado, segue a correção equivalente na minha resolução:

Seja a equação da onda f(x,t)=Asin(kx±ωt+θ0). Comparando f(x,t) com y=2sin(3∏t-2∏x), tem-se que k=2∏, ω=3∏ rad/s e θ0=0 rad. Note que eu desconsiderei o sinal negativo em k=2∏ pois o sinal negativo tem a ver com o sentido de propagação da onda e não com a definição do número de onda.

Logo, λ=2∏/k=2∏/2∏=1 m.

A propósito, a definição de número de onda também pode ser dada por k=1/λ, mas, para ondas do tipo f(x,t)=Asin(kx±ωt+θ0), o número de onda, até onde eu sei, é sempre representado por k=2∏/λ.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7632
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Propagação de ondas Empty Re: Propagação de ondas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos