PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão sobre proteína encontrada em tecido epitelial

Ir para baixo

Questão sobre proteína encontrada em tecido epitelial Empty Questão sobre proteína encontrada em tecido epitelial

Mensagem por Fá med Ter 25 Jan 2022, 11:06

UNAMA



Alguns produtos usados pelos humanos como cosméticos, cremes, xampus e condicionadores possuem em sua composição química uma substância denominada queratina, também encontrada em células. A função das células queratinizadas é impermeabilizar e proteger os organismos das agressões do meio ambiente como atrito, sol, chuva e ventos. Analise as afirmativas, de acordo com outras funções da substância destacada. 


I. É uma proteína que participa de estruturas como unhas, pelos, chifres e cascos de animais.
II. É um lipídio que reveste a superfície das folhas dos vegetais.
III. Reveste a escama e a carapaça de répteis como cobras, jabutis e tartarugas.
IV. Dá impermeabilidade às penas das aves, diminuindo a perda de água desses animais. 


O correto está em 


a)I e II, apenas.  
b)I, II e III, apenas.
c) I, III e IV, apenas.  
d)I, II, III e IV. 


.............................................................
Gabarito: I, III e IV, apenas
............................................................
Olá, pessoal, como vai? A questão não fala especificamente sobre o tecido epitelial, mas, no material em que estudo, ela está localizada na parte de histologia. Entendi os itens I e III, para mim faz sentido eles serem considerados corretos. Assim como entendi o fato do II estar errado. Mas a minha dúvida é no ponto tocado pelo item IV... Não seria a glândula uropigiana das aves responsável por produzir uma cera (lipídio) capaz de impermeabilizar as penas desses animais? Achei confuso, vi uma resolução que exemplificava com a mesma situação das aulas sobre cerídeos (do pássaro que fica na água e não se molha). Caso alguém puder me explicar melhor esse detalhe, ficarei muito grata! Smile 

...........................................................
"Viver é um rasgar-se e remendar-se"
Fá med
Fá med
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 21/08/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos