PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ligação quimica

2 participantes

Ir para baixo

ligação quimica Empty ligação quimica

Mensagem por nathanvasoncelos958 Seg 04 Out 2021, 17:05

O esmalte dos dentes dos seres humanos é constituído por um composto iônico denominado hidroxiapatita. Sabe-se que alimentos contento açúcar são transformados em ácidos orgânicos pela ação da placa bacteriana , em poucos minutos após a ingestão desses alimentos, aumenta-se muito o nível de acidez da saliva. Aproximadamente uma hora após o consumo de açúcar, esse nível retorna a seu valor normal. Por isso é necessário realizar a higiene bucal logo após ingestão de doces. Sabendo-se que a formula química da hidroxiapatita pode ser representada por  Cax(PO4)3OH, calcule o valor de x.
carga dos íons Ca+²,PO³- e OH-
                                             
o x é atomicidade do cálcio, e o 4 pertence ao O(oxigênio) do PO
duvida: além da questão, esse -3 e 4 do PO, como leio isso?
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Jedi
Jedi

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

ligação quimica Empty Re: ligação quimica

Mensagem por gabriel de castro Seg 04 Out 2021, 18:52

Salve nathanvasoncelos958,

Para encontrarmos os valor de x é simples, principalmente, porque a questão nos deus a carga parcial do íons presentes na hidroxiapatita, então, reparando que a molécula responsável pelo esmalte dos dentes é neutra podemos fazer o seguinte:

[latex]Ca_{\text{x}}\left ( PO_{4} \right )_{3}OH:\;\;\;\text{x}.\left ( +2 \right )+3.\left ( -3 \right )+1.\left ( -1 \right )=0\;\Rightarrow\;\boxed{x=5}[/latex]

Sobre o PO4-3 vale lembrar que ele é um "íon notável" e o 4 ao lado do oxigênio indica a quantidade desse elemento no fosfato. Além disso, não sei a qual três se refere, mas caso seja o -3 ele é a carga parcial desse íon e o 3 ao lado do parêntese é o índice desse ânion na hidroxiapatita, ou seja, temos três fosfatos na estrutura dessa molécula.

Espero ter ajudado Smile

____________________________________________
"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos" - Milton Hatoum
gabriel de castro
gabriel de castro
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 480
Data de inscrição : 01/05/2021
Idade : 20
Localização : Manaus, AM

nathanvasoncelos958 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ligação quimica Empty Re: ligação quimica

Mensagem por nathanvasoncelos958 Seg 04 Out 2021, 19:03

Opa gabriel obrigado por sua resposta!!!
não compreendi ela perfeitamente pois tenho base fraca em química,na real o assunto mais longe que fui foi ligação química( no qual estou agora ) 
porque tem esses x.+(2)+3.(-3)+1...?/isso é ligação química?
peço perdão por minha ignorância acho que essa questão me pediu mais do sei, agradeço pelo tempo.
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Jedi
Jedi

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

ligação quimica Empty Re: ligação quimica

Mensagem por gabriel de castro Seg 04 Out 2021, 19:24

É bem simples meu bom, a questão lhe deu as cargas parciais ou os NOX's (como preferir) dos íons integrante, sendo eles o cálcio, o fosfato e a hidroxila, mas veja que a hidroxiapatita não tem cargas (ela não tem aqueles símbolos de - ou + no superior direito da molécula) e é aí que mora a questão, pois temos de encontrar a quantidade Cálcio que deve estar presente na molécula que irá neutralizar as cargas dos ânions (íons de carga negativa). 
Sendo mais meticuloso com os temos temos: x.(+2) que é x quantidade de cálcio vezes a sua carga parcial que é +2, os três fosfatos multiplicando sua carga -3 e, por fim, o único OH- que multiplica a sua carga unitária negativa. Aliás, fique tranquilo que uma hora tudo engrena.

Qualquer dúvida estou a disposição  affraid

____________________________________________
"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos" - Milton Hatoum
gabriel de castro
gabriel de castro
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 480
Data de inscrição : 01/05/2021
Idade : 20
Localização : Manaus, AM

nathanvasoncelos958 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ligação quimica Empty Re: ligação quimica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos