PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Idade Média (ENEM 2018 PPL)

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Idade Média (ENEM 2018 PPL)

Mensagem por giuliaventorim Ter 17 Ago 2021, 11:03

TEXTO I
  É da maior utilidade saber falar de modo a persuadir e conter o arrebatamento dos espíritos desviados pela doçura da sua eloquência. Foi com este fim que me apliquei a formar uma biblioteca. Desde há muito tempo em Roma, em toda a Itália, na Germânia e na Bélgica, gastei muito dinheiro para pagar a copistas e livros, ajudado em cada província pela boa vontade e solicitude dos meus amigos.
GEBERTO DE AURILLAC. Lettres. Século X. Apud PEDRERO-SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: texto e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000.
 
TEXTO II
  Eu não sou doutor nem sequer sei do que trata esse livro; mas, como a gente tem que se acomodar às exigências da boa sociedade de Córdova, preciso ter uma biblioteca. Nas minhas prateleiras tenho um buraco exatamente do tamanho desse livro e como vejo que tem uma letra e encadernação muito bonitas, gostei dele e quis comprá-lo. Por outro lado, nem reparei no preço. Graças a Deus sobra-me dinheiro para essas coisas.
AL HADRAMI. Século X. Apud PEDRERO-SÁNCHEZ, M. G. A Península Ibérica entre o Oriente e o Ocidente: cristãos, judeus e muçulmanos. São Paulo: Atual, 2002.
 
Nesses textos do século X, percebem-se visões distintas sobre os livros e as bibliotecas em uma sociedade marcada pela

a) difusão da cultura favorecida pelas atividades urbanas. 
b) laicização do saber, que era facilitada pela educação nobre. 
c) ampliação da escolaridade realizada pelas corporações de ofício. 
d) evolução da ciência que era provocada pelos intelectuais bizantinos. 
e) publicização das escrituras, que era promovida pelos sábios religiosos.








Não consigo entender o porquê dessa resposta. Nunca aprendi nada específico sobre comércio na Idade Média do século X, anterior até mesmo às cruzadas, que se iniciaram no século XI. Para mim, a E que estaria certa, porque a escrita era feita pelos monges copistas, que são até mesmo mencionados no texto I. Eles eram "sábios" no sentido de que pouquíssimas pessoas sabiam ler e escrever, e eles sabiam. E publicizavam as escrituras porque as reescreviam, e, assim, mais pessoas poderiam lê-las. Realmente a A não faz sentido pra mim, se alguém tiver o link de alguma aula ou texto que fale sobre o comércio na Idade Média pré-cruzadas eu gostaria muito de ver. 


Última edição por giuliaventorim em Ter 31 Ago 2021, 10:30, editado 1 vez(es)
giuliaventorim
giuliaventorim
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 25/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Idade Média (ENEM 2018 PPL)

Mensagem por Raphael Bianco Ter 17 Ago 2021, 15:55

Olá Giulia, boa tarde.

De fato, os monges copistas tinham esse "poder" acerca das obras da época, porém, estas ficavam nos próprios mosteiros em domínio dos religiosos nas scriptoria (locais de produção das obras), não era comum a adesão de livros por parte da sociedade. Porém, esse período da idade média fortaleceu muito a nobreza e, com isso, fomentou a leitura e a aquisição de livros por eles, seja pelo conhecimento ou pela "ostentação". E, posteriormente, após Cruzadas e a Revolução Urbana, isso se maximizou e saiu muito do poder dos religiosos, começaram a surgir universidades com grandes bibliotecas e afins. Contudo, isso aconteceu com intensidade a partir do séc. XI, mas... a questão não considerou, vale ressaltar que na história as coisas não acontecem repentinamente, são processos graduais. 

Enfim, esse é o meu entendimento, se mais algum amigo do fórum puder colaborar, será de grande importância.
Raphael Bianco
Raphael Bianco
Iniciante

Mensagens : 46
Data de inscrição : 18/02/2020
Idade : 24

natanlopes_17 e giuliaventorim gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Idade Média (ENEM 2018 PPL)

Mensagem por giuliaventorim Qua 18 Ago 2021, 11:01

Olá, Raphael, obrigada pela resposta!

Entendi agora por que a alternativa E está errada... A maneira de responder essa questão me parece que seria, então, por eliminação, porque a alternativa A alude a um processo que não era predominante naquele século, mas nem por isso deixava de acontecer pelo visto... Até mesmo porque o Renascimento Urbano provavelmente já estava começando no século X. 

Se alguém aqui no fórum souber sobre atividades urbanas na Alta Idade Média, iria ajudar bastante!
giuliaventorim
giuliaventorim
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 25/03/2021

natanlopes_17 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Idade Média (ENEM 2018 PPL)

Mensagem por natanlopes_17 Qua 18 Ago 2021, 12:25

Olá Giula, tudo bem ? Só uma correção acera da data do Renascimento, o início dele é por volta do final do século XI. Só uma observação mesmo.

Sobre as atividades urbanas na alta idade média é bem complicado, pois ela compreende do século V ao século XI. Vamos fazer um rápido panorama da época? 

1.Invasão dos povos bárbaros

A invasão desses povos fez a dinâmica social da época mudar completamente !! Visto que, o modo de vida era mais concentrado no urbano, mesmo que a maioria das pessoas estivessem no campo. Exemplo? Roma ! Centro política, administrativo, militar e judicial do império, então o que marca os antecedentes da alta idade média é este poder concentrado em um polo.

Porém, as invasões bárbaras mudaram isso, pois o povo começou a ser massacrado, e em muito dos casos dizimado ! Então é nessa época que o Feudalismo é consolidado como grande modelo econômico e produtivo. Ademais, este modelo era DESCENTRALIZADO, visto que cada poderoso da época saiu dominando suas terras e estabelecendo as famosas relações de servidão e vassalagem. 

´´Beleza natan, mas vc ainda não disse sobre o comércio´´

Vamos lá ! Com essa FUGA do urbano (Não confunda com o Fuge urben do arcadismo !!) a população ficou bem espalhada, então não tinha a necessidade real de um comércio, pois tudo que eles precisavam estava no campo, o que faltava era trocado entre alguns feudos. 

No livro ´´ a sociedade feudal´´ o autor explica que essa determinada época o urbano era um local pouco visitado pelo ´´povão´´ e servia mais para trocas de alguns alimentos, espadas, cavalos etc, bem básico mesmo.

Então não podemos falar de uma atividade urbana propriamente dita na Alta idade média, pense no contrário de hoje, quase ninguém fica visitando o campo toda hora, era exatamente assim naquela época, o urbano era pouco populoso e para poucas camadas.

natanlopes_17
Jedi
Jedi

Mensagens : 410
Data de inscrição : 14/07/2020
Idade : 20
Localização : Campinas, São Paulo

giuliaventorim gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Idade Média (ENEM 2018 PPL)

Mensagem por giuliaventorim Qui 19 Ago 2021, 00:28

Muito obrigada pela sua contribuição, @natanlopes_17!
Agora consegui entender o que eu precisava!  Idade Média (ENEM 2018 PPL) 1f600
giuliaventorim
giuliaventorim
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 25/03/2021

natanlopes_17 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Idade Média (ENEM 2018 PPL)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos