Analfabetismo funcional no Brasil
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Analfabetismo funcional no Brasil
Redação modelo Enem
Tema: Alternativas para reduzir o analfabetismo funcional no Brasil
O artigo 6º da Constituição brasileira de 1988 prevê a educação como um direito social. Contudo, ao observar o analfabetismo funcional, percebe-se que o direito a educação não se faz presente na realidade. Nesse contexto, torna-se fundamental analisar as causas e consequências da problemática, a fim de pleno funcionamento da sociedade.
Nesse sentido, é indubitável que a disparidade socioeconômica intensifica o analfabetismo funcional. De fato, de acordo com o índice de Gini – medida que classifica o grau de desigualdade em um país - o Brasil está entre os 10 países mais desiguais do mundo. Nessa lógica, essa diferença força os estudantes de famílias mais carentes a trabalharem mais cedo, consequentemente, levando a evasão escolar. Dessa forma, uma parcela da população é excluída do meio educacional em razão da sua condição econômica, o que promove o analfabetismo funcional.
Por conseguinte a exclusão educacional, a manipulação digital torna-se realidade. Dado o exposto, segundo o escritor António Lobo, “um povo que lê nunca será escravo”. Diante disso, as pessoas com maiores dificuldades em interpretar textos tendem a sofrer uma maior manipulação por empresas. Prova dessa realidade é que ao realizar o cadastro em uma rede social, é necessário aceitar os seus extensos termos de uso, o que dificulta seu entendimento aos analfabetos funcionais, que ficam expostos a qualquer escolha da empresa feita nos termos de uso.
Portanto, cabe ao Ministério da Educação – instância responsável pelas políticas educacionais – fornecer apoio financeiro e educacional, por meio de projetos de lei, aos discentes com famílias de baixa renda e intensificar a fiscalização do trabalho infantil, a fim de reduzir a evasão escolar e aumentar o contato das crianças e adolescentes com o meio educacional, por consequência, atenuando o analfabetismo funcional. Dessa maneira, os direitos previstos na Constituição brasileira estarão mais próximos da realidade.
Tema: Alternativas para reduzir o analfabetismo funcional no Brasil
O artigo 6º da Constituição brasileira de 1988 prevê a educação como um direito social. Contudo, ao observar o analfabetismo funcional, percebe-se que o direito a educação não se faz presente na realidade. Nesse contexto, torna-se fundamental analisar as causas e consequências da problemática, a fim de pleno funcionamento da sociedade.
Nesse sentido, é indubitável que a disparidade socioeconômica intensifica o analfabetismo funcional. De fato, de acordo com o índice de Gini – medida que classifica o grau de desigualdade em um país - o Brasil está entre os 10 países mais desiguais do mundo. Nessa lógica, essa diferença força os estudantes de famílias mais carentes a trabalharem mais cedo, consequentemente, levando a evasão escolar. Dessa forma, uma parcela da população é excluída do meio educacional em razão da sua condição econômica, o que promove o analfabetismo funcional.
Por conseguinte a exclusão educacional, a manipulação digital torna-se realidade. Dado o exposto, segundo o escritor António Lobo, “um povo que lê nunca será escravo”. Diante disso, as pessoas com maiores dificuldades em interpretar textos tendem a sofrer uma maior manipulação por empresas. Prova dessa realidade é que ao realizar o cadastro em uma rede social, é necessário aceitar os seus extensos termos de uso, o que dificulta seu entendimento aos analfabetos funcionais, que ficam expostos a qualquer escolha da empresa feita nos termos de uso.
Portanto, cabe ao Ministério da Educação – instância responsável pelas políticas educacionais – fornecer apoio financeiro e educacional, por meio de projetos de lei, aos discentes com famílias de baixa renda e intensificar a fiscalização do trabalho infantil, a fim de reduzir a evasão escolar e aumentar o contato das crianças e adolescentes com o meio educacional, por consequência, atenuando o analfabetismo funcional. Dessa maneira, os direitos previstos na Constituição brasileira estarão mais próximos da realidade.
Roberto267- Iniciante
- Mensagens : 47
Data de inscrição : 19/07/2019
Idade : 20
Localização : Guarulhos, Sp, Brasil
Re: Analfabetismo funcional no Brasil
Olá.
"[...] ao observar o analfabetismo funcional, percebe-se que o direito a educação não se faz presente na realidade." O direito a educação se faz presente na realidade, o problema em questão é que essa educação não é suficiente ou eficiente para reduzir ou evitar o analfabetismo funcional.
No seu primeiro parágrafo, vc falou que tem que analisar as causas, mas você não as citou; tu teria que citar pelo menos uma, pois essa serviria como sua tese. Bastaria que tu jogasse na introdução as teses que tu citou nos segundo e terceiro parágrafos, sejam elas, a disparidade econômica e a manipulação digital.
"Nessa lógica, essa diferença força os estudantes de famílias mais carentes a trabalharem mais cedo, consequentemente, levando a evasão escolar." . Não ficou claro que o fato de trabalhar mais cedo leva a evasão escolar. (talvez tu devesse citar que a sobrecarga de trabalho+estudos leva o jovem a optar pelo que é mais rentável e, haja vista que no trabalho vc ganha dinheiro e a educação é um lixo, muitos preferem ficar no trabalho; interessante citar esse questão do que beneficia mais na visão do jovem, pelo menos no curto prazo). Ademais, esse "trabalharem mais cedo" ficou com sentido ambíguo, podendo ser entendido como acordar mais cedo para trabalhar ou começar a trabalhar mais jovem.
O elemento "dado o exposto" no terceiro parágrafo funciona para estabelecer a ideia de conclusão. Vc está apenas começando o parágrafo, portanto, use outro, como "dessa forma".
"Diante disso, as pessoas com maiores dificuldades em interpretar textos tendem a sofrer uma maior manipulação por empresas". Especifique que são empresas digitais; seria legal dar exemplo das empresas digitais, como Facebook. Nesse parágrafo, evite a repetição de palavras ou expressões, como foi feito com "termos de uso"
Na sua conclusão, vc falou de trabalho infantil; em nenhum momento isso foi citado no texto. Geralmente, trabalho infantil remete a algo negativo e o trabalho praticado por adolescentes e jovens é aceito socialmente. Por isso, a expressão trabalho infantil não se encaixou muito bem.
"[...]a fim de reduzir a evasão escolar e aumentar o contato das crianças e adolescentes com o meio educacional, por consequência, atenuando o analfabetismo funcional." novamente, não ficou claro como aumentar o contato das crianças e adolescentes resulta em atenuação do analfabetismo funcional. Nunca adicione informações novas na conclusão. Além disso, tu não falou na conclusão uma medida para sanar o problema dos termos de uso.
"[...] ao observar o analfabetismo funcional, percebe-se que o direito a educação não se faz presente na realidade." O direito a educação se faz presente na realidade, o problema em questão é que essa educação não é suficiente ou eficiente para reduzir ou evitar o analfabetismo funcional.
No seu primeiro parágrafo, vc falou que tem que analisar as causas, mas você não as citou; tu teria que citar pelo menos uma, pois essa serviria como sua tese. Bastaria que tu jogasse na introdução as teses que tu citou nos segundo e terceiro parágrafos, sejam elas, a disparidade econômica e a manipulação digital.
"Nessa lógica, essa diferença força os estudantes de famílias mais carentes a trabalharem mais cedo, consequentemente, levando a evasão escolar." . Não ficou claro que o fato de trabalhar mais cedo leva a evasão escolar. (talvez tu devesse citar que a sobrecarga de trabalho+estudos leva o jovem a optar pelo que é mais rentável e, haja vista que no trabalho vc ganha dinheiro e a educação é um lixo, muitos preferem ficar no trabalho; interessante citar esse questão do que beneficia mais na visão do jovem, pelo menos no curto prazo). Ademais, esse "trabalharem mais cedo" ficou com sentido ambíguo, podendo ser entendido como acordar mais cedo para trabalhar ou começar a trabalhar mais jovem.
O elemento "dado o exposto" no terceiro parágrafo funciona para estabelecer a ideia de conclusão. Vc está apenas começando o parágrafo, portanto, use outro, como "dessa forma".
"Diante disso, as pessoas com maiores dificuldades em interpretar textos tendem a sofrer uma maior manipulação por empresas". Especifique que são empresas digitais; seria legal dar exemplo das empresas digitais, como Facebook. Nesse parágrafo, evite a repetição de palavras ou expressões, como foi feito com "termos de uso"
Na sua conclusão, vc falou de trabalho infantil; em nenhum momento isso foi citado no texto. Geralmente, trabalho infantil remete a algo negativo e o trabalho praticado por adolescentes e jovens é aceito socialmente. Por isso, a expressão trabalho infantil não se encaixou muito bem.
"[...]a fim de reduzir a evasão escolar e aumentar o contato das crianças e adolescentes com o meio educacional, por consequência, atenuando o analfabetismo funcional." novamente, não ficou claro como aumentar o contato das crianças e adolescentes resulta em atenuação do analfabetismo funcional. Nunca adicione informações novas na conclusão. Além disso, tu não falou na conclusão uma medida para sanar o problema dos termos de uso.
jopagliarin- Jedi
- Mensagens : 399
Data de inscrição : 13/10/2019
Idade : 22
Localização : Curitiba/PR \\ Joaçaba/SC
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