PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Unicentro 2014) Energia de Ionização

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido (Unicentro 2014) Energia de Ionização

Mensagem por eivitordias Qua 05 maio 2021, 18:02

Um elemento químico apresenta os valores para seu potencial de ionização a seguir.

1º 0906,4 kJ/mol
2º 1733,3 kJ/mol
3º 3833,0 kJ/mol
4º 5731,0 kJ/mol

Esse elemento químico adquire configuração estável ao

a) perder 2 elétrons.
b) perder 3 elétrons.
c) ganhar 2 elétrons.
d) ganhar 3 elétrons.
e) compartilhar 4 elétrons.

Spoiler:

DÚVIDA: Como saber quantos elétrons o elemento deve ganhar ou perder somente com essas informações?


Última edição por eivitordias em Qui 06 maio 2021, 15:44, editado 1 vez(es)
eivitordias
eivitordias
Jedi
Jedi

Mensagens : 302
Data de inscrição : 07/04/2020
Localização : Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (Unicentro 2014) Energia de Ionização

Mensagem por Ceruko Qui 06 maio 2021, 14:27

Energia de ionização é quanto você precisa de energia para retirar um elétron de sua camada. Por exemplo, para retirar o primeiro elétron, precisa-se de 906 kJ/mol. Para retirar o segundo elétron, precisa-se de 1700kJ/mol. E assim sucessivamente. 

 Nesse tipo de questão, você tem que ficar atento à maior variação de energia. No exemplo acima, repare que a variação de energia da primeira remoção para a segunda remoção não foi significante, só 800kJ. 

Agora, olha da segunda para a terceira, viu que aumentou demais a energia necessária? Isso significa que eu preciso de uma energia enorme para retirar aquele 3.º elétron, ou seja, eu consegui mudar de camada, pois a energia agora para retirar é absurda (quanto mais próximo do núcleo, mais energia preciso). 


Observe do 3.º  para o 4.º elétron. Viu que a variação diminuiu? Pouco, mais diminuiu. Isso significa que o 4.º elétron que eu retirei está na camada do 3.º elétron.


Analisando a pergunta, eu sei que só tinha 2 elétrons na última camada de valência, então o mais fácil para ele seria perder esses dois elétrons!


Em síntese, para resolver questões desse tipo, tem que ficar atento à maior variação de energia, pois essa vai indicar quando eu consegui mudar de camada.
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

eivitordias gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (Unicentro 2014) Energia de Ionização

Mensagem por eivitordias Qui 06 maio 2021, 14:54

Excelente resolução,  @Ceruko! Obrigado Smile 
Então, só para confirmar: no caso, fazendo uma análise da disposição dos elétrons, teríamos duas camadas e cada uma delas com 2 elétrons?
eivitordias
eivitordias
Jedi
Jedi

Mensagens : 302
Data de inscrição : 07/04/2020
Localização : Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (Unicentro 2014) Energia de Ionização

Mensagem por Ceruko Qui 06 maio 2021, 15:28

Não necessariamente teríamos só 2 camadas ou só 4 elétrons. Mas por quê? Porque a questão não precisa retirar todos os elétrons. Ela só vai te mostrar qual a camada de valência. Mas fique tranquilo, a questão não vai te perguntar qual elemento químico é, a não ser que ela te dê outra informação para isso.

Nessa questão, como eu tenho 2 elétrons na camada de valência, poderia ser qualquer elemento da família 2A, saca?
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

eivitordias gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (Unicentro 2014) Energia de Ionização

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos