PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nucléolo

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Nucléolo

Mensagem por monica_geller Seg 03 maio 2021, 15:51

(UEPG-PR) O núcleo delimitado por membrana é uma estrutura de células eucariontes responsável pelo controle das funções celulares. Com relação à organização, estrutura e função do núcleo, assinale o que for correto.(01) A hemácia humana é uma célula anucleada, ou seja, durante a sua diferenciação, perde o núcleo.
(02) O nucléolo é uma região do núcleo mais densa, não delimitada por membrana, que se cora mais intensamente com corantes básicos. É um local de intensa transcrição do ácido ribonucleico ribossômico (RNAr). Nos cromossomos, essas regiões são denominadas regiões organizadoras de nucléolo.
(04) A cromatina presente no núcleo consiste em DNA associado a proteínas histônicas e é o material que forma cada um dos cromossomos.
(08) Todas as trocas entre o núcleo e o citoplasma ocorre na forma de transporte ativo, realizado por proteínas transmembranas presentes na carioteca. ​


Resposta: 1 +  2+ 4
meu problema não é o gabarito, eu gostaria de saber o porquê dessa parte:

"
O nucléolo é uma região do núcleo mais densa, não delimitada por membrana, que se cora mais intensamente com corantes básicos."

Por que corantes básicos?

Agradeço desde já quem puder me ajudar!


Última edição por monica_geller em Dom 09 maio 2021, 11:59, editado 1 vez(es)
monica_geller
monica_geller
Jedi
Jedi

Mensagens : 419
Data de inscrição : 28/03/2019
Idade : 28
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Nucléolo

Mensagem por RAFA&L Seg 03 maio 2021, 20:10

Porque o nucléolo é um aglomerado de RNA-r (um tipo de Ácido Ribonucleico) e, portanto, interage bem com corantes básicos. Eu não sei te dizer ao certo qual o tipo de interação que ocorre, mas o que sei é que base atrai ácido e vice-versa.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Nucléolo

Mensagem por monica_geller Sáb 08 maio 2021, 22:13

Olá, RAFA&L

Peço perdão por demorar, vi agora só a sua resposta! Poxa, tem total sentido hehe. Eu fiquei tão preocupada em ser algo surrealmente complexo que não me atentei a esse fato.

Muito obrigada!
monica_geller
monica_geller
Jedi
Jedi

Mensagens : 419
Data de inscrição : 28/03/2019
Idade : 28
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Nucléolo

Mensagem por JuanMatheus Sáb 08 maio 2021, 22:18

Nucléolo faz parte do material genético vegetal

JuanMatheus
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/05/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Nucléolo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos