PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM- Interpretação- Pirataria

2 participantes

Ir para baixo

ENEM- Interpretação- Pirataria Empty ENEM- Interpretação- Pirataria

Mensagem por Ceruko Dom 18 Out 2020, 13:54

Até que ponto replicar conteúdo é crime? “A internet e a pirataria são inseparáveis”, diz o diretor do instituto de pesquisas americano Social Science Research Council. “Há uma infraestrutura pequena para controlar quem é o dono dos arquivos que circulam na rede. Isso acabou com o controle sobre a propriedade e tem sido descrito como pirataria, mas é inerente à tecnologia”, afirma o diretor. O ato de distribuir cópias de um trabalho sem a autorização dos seus produtores pode, sim, ser considerado crime, mas nem sempre essa distribuição gratuita lesa os donos dos direitos autorais. Pelo contrário. Veja o caso do livro O alquimista, do escritor Paulo Coelho. Após publicar, para download gratuito, uma versão traduzida da obra em seu blog, Coelho viu as vendas do livro em papel explodirem.
BARRETO, J.; MORAES, M. A internet existe sem pirataria? Veja, n. 2.308, 13 fev. 2013 (adaptado).

De acordo com o texto, o impacto causado pela internet propicia a


[list="box-sizing: inherit; margin-right: 0px; margin-bottom: 28px; margin-left: 35px; padding-right: 0px; padding-left: 0px; list-style-type: lower-alpha;"]
[*]A-banalização da pirataria na rede.
[*]B-adoção de medidas favoráveis aos editores.
[*]C-implementação de leis contra crimes eletrônicos.
[*]D-reavaliação do conceito de propriedade intelectual.
[*]E-ampliação do acesso a obras de autores reconhecidos.
[/list]
Gabarito letra D. Por que não pode ser a letra A?
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM- Interpretação- Pirataria Empty Re: ENEM- Interpretação- Pirataria

Mensagem por achismaisb Seg 26 Out 2020, 18:15

A alternativa A é realmente um ótimo distrator kkkk principalmente por ser a primeira alternativa. Entretanto, o texto inteiro trata justamente de dar uma outra interpretação pra terceira palavra dela: pirataria. O texto tá falando tipo assim: “Gente, o conteúdo na rede tá sendo replicado a torto e a direito, sem controle absolutamente nenhum. Quando cai na rede já é tarde demais: deixou de ser uma propriedade de uma pessoa ou grupo e passou a ser meio que domínio público. Então... isso é realmente pirataria? Será que tá certo chamar assim?”
 
Eu consigo sustentar isso por, principalmente, duas passagens do texto:
1) “Isso acabou com o controle sobre a propriedade e tem sido descrito como pirataria, mas é inerente à tecnologia”. Perceba: é descrito como pirataria, MASSSS etc. Ou seja, não é bem pirataria.
2) “O ato de distribuir cópias de um trabalho sem a autorização dos seus produtores pode, sim, ser considerado crime, mas nem sempre essa distribuição gratuita lesa os donos dos direitos autorais. Pelo contrário”. Novamente: PODE ser considerado crime, MASSSS... ou seja, não é bem crime dependendo do contexto.
 
Então a A no mínimo não é coerente com o texto, e talvez até possamos extrapolar o raciocínio e pensarmos que ela é quase que contrária a ele, sendo que “ele” (o texto), com base no exposto, tem sua ideia muito bem sintetizada na alternativa D.
 
Ficou claro agora?

achismaisb
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 26/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos