PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação modelo Enem

2 participantes

Ir para baixo

Redação modelo Enem Empty Redação modelo Enem

Mensagem por romulos1 Sex 22 maio 2020, 20:29

Alguém pode fazer o favor de corrigir esta redação, se possível aponte os pontos onde errei. Eu pessoalmente acho que essa foi uma das piores... o texto ficou meio engessado, ou, até mesmo, um possível tangenciamento.
Tema:Os efeitos da falta de autoconhecimento na era digital

     No livro "Admirável Mundo Novo", Aldous Huxley mostra uma sociedade distópica, na qual o povo, por não saber a origem de suas opiniões e preferências, é controlado pelos próprios interesses. Apesar de ser uma obra literária, ela apresenta semelhanças com a realidade atual, tendo em vista que as pessoas, ao não entenderem a si próprias, estão sujeitas a assimilação sem filtro do conteúdo digital, enquanto outras se tornam propagadoras de informações falsas.
     "Pense, fale, compre, beba", esse refrão da música "Admirável Chip Novo", da cantora Pitty, apresenta palavras em tom de ordem, muito comuns de forma implícita nos textos e vídeos publicitários, instigando a adotar pensamentos e desejos não originários do indivíduo. Desta maneira, percebe-se a vital importância que conhecer as próprias necessidades tem com o consumo consciente e a capacidade de desenvolver uma opinião pessoal, consequentemente, sua autonomia na sociedade.
     Em segundo lugar, é importante destacar a presença progressivamente maior do efeito Dunning-kruger, fenômeno em que indivíduos pouco conhecedores de um assunto acreditam serem bem preparados na área, o que aliado à rápida velocidade de propagação e acesso à informação, faz com que as pessoas analisem cada vez menos as notícias e dados visualizados na rede e, por consequência, repassem mentiras. Por essa razão, a capacidade de discernimento, tanto dos cidadãos quanto da sociedade, é prejudicada pela falta de entendimento dos próprios limites racionais.
     Sendo assim, faz-se necessário que a atenção das esferas governamentais seja voltada para a educação a fim de solucionar esses problemas. Portanto, o Ministério da Educação deve destinar verbas para a criação de curso sobre finanças pessoas e disponibilizá-los gratuitamente na internet, no intuito de reduzir o consumo desenfreado. Por conseguinte, aumenta a compreensão das pessoas sobre o que é ou não imprescindível, amenizando os efeitos da falta de autoconhecimento.
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Redação modelo Enem Empty Re: Redação modelo Enem

Mensagem por a.n.n Sáb 23 maio 2020, 10:16

Bom dia, não estou na graduação de letras ou corrijo profissionalmente redações, essa é só uma ideia de como melhorar. 
Postei recentemente AQUI (DICAS DE REDAÇÃO) sobre dicas de redação, leia caso queira. 
No livro "Admirável Mundo Novo", Aldous Huxley (QUEM? coloque entre -) mostra uma sociedade distópica, na qual o povo, por não saber a origem de suas opiniões e preferências, é controlado pelos próprios interesses. Apesar de ser uma obra literária, ela apresenta semelhanças com a realidade atual [De fora da obra/ Além da ficção ..., {fato} mostra a realidade hodierna/atual] tendo em vista que as pessoas, ao não entenderem a si próprias, estão sujeitas a assimilação sem filtro do conteúdo digital, enquanto outras se tornam propagadoras de informações falsas.
     "Pense, fale, compre, beba", esse refrão da música "Admirável Chip Novo", da cantora Pitty, apresenta palavras em tom de ordem, muito comuns de forma implícita nos textos e vídeos publicitários, instigando a adotar pensamentos e desejos não originários do indivíduo. Desta maneira, percebe-se a vital importância que conhecer as próprias necessidades tem com o consumo consciente e a capacidade de desenvolver uma opinião pessoal, consequentemente, sua autonomia na sociedade. (Acredito que tenha tangenciado aqui, esse desenvolvimento está falando sobre CONSUMO, sobre como a era digital e propagandas resultam em um consumo sem consciência) 
     Em segundo lugar, é importante destacar a presença progressivamente maior do efeito Dunning-kruger, fenômeno em que indivíduos pouco conhecedores de um assunto acreditam serem bem preparados na área, o que aliado à rápida velocidade de propagação e acesso à informação, faz com que as pessoas analisem cada vez menos as notícias e dados visualizados na rede e, por consequência, repassem mentiras. Por essa razão, a capacidade de discernimento, tanto dos cidadãos quanto da sociedade, é prejudicada pela falta de entendimento dos próprios limites racionais. (FAKE NEWS, FALTA DE CONHECIMENTO)
     Sendo assim, faz-se necessário que a atenção das esferas governamentais seja voltada para a educação a fim de solucionar esses problemas. Portanto, o Ministério da Educação deve destinar verbas para a criação de curso sobre finanças pessoas e disponibilizá-los gratuitamente na internet, no intuito de reduzir o consumo desenfreado (o consumo desenfreado não é a problemática, logo não é necessário fazer uma intervenção sobre ela na conclusão) . Por conseguinte, aumenta a compreensão das pessoas sobre o que é ou não imprescindível, amenizando os efeitos da falta de autoconhecimento.
Acho que você tangenciou muito o tema. 
O que é autoconhecimento?
Significa fazer um mapeamento interno completo e, a partir dele, perceber quais devem ser nossas ações e onde elas vão nos levar.
Autoconhecimento, ao fim e ao cabo, é compreender cada detalhe que se passa em nós mesmos, sejam pensamentos, emoções e mesmo anseios.
 (fonte:sbcoaching)
Ok, agora vamos olhar para o tema
Os efeitos da falta de autoconhecimento na era digital
O que acontece se eu me exponho na internet?
Essas seriam as perguntas/ reflexões que EU usaria para me familiarizar com o tema.
Era digital > facilidade de compra > Consumismo?
Era digital > Redes sociais > Controle emocional 
Era digital > Redes sociais > Exposição 
Era digital > Redes sociais > Falta de amigos > Isolação?
Era digital > Redes sociais > Julgamento livre de pessoas?
Autoconhecimento > Julgar a si mesmo > Sair das amarras das redes sociais?
Era digital > Redes sociais > Falsa sensação de felicidade?
Autoconhecimento > Analise a si mesmo > O que me traz felicidade verdadeira?
Autoconhecimento significa ter conhecimento sobre os outros?
Autoconhecimento X fake news? Isso faria sentido?
a.n.n
a.n.n
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 181
Data de inscrição : 11/08/2017
Idade : 22
Localização : SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação modelo Enem Empty Re: Redação modelo Enem

Mensagem por romulos1 Sáb 23 maio 2020, 18:41

Oi, A.n.n, obrigado por despender seu tempo me ajudando. De fato,fugi muito do tema, acho que os textos motivadores acabaram atrapalhando, alguns falavam sobre consumismo, acabei me perdendo. Mas quanto aos erros de gramática, encontrou muitos?
Vou dar uma olhada nas suas dicas, obrigado!
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Redação modelo Enem Empty Re: Redação modelo Enem

Mensagem por a.n.n Sáb 23 maio 2020, 19:06

romulos1 escreveu:Oi, A.n.n, obrigado por despender seu tempo me ajudando. De fato,fugi muito do tema, acho que os textos motivadores acabaram atrapalhando, alguns falavam sobre consumismo, acabei me perdendo. Mas quanto aos erros de gramática, encontrou muitos?
Vou dar uma olhada nas suas dicas, obrigado!
Oi, envia os textos motivadores que dou uma olhada.
att
a.n.n
a.n.n
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 181
Data de inscrição : 11/08/2017
Idade : 22
Localização : SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação modelo Enem Empty Re: Redação modelo Enem

Mensagem por a.n.n Sáb 23 maio 2020, 19:11

Esqueci esse erro gramatical
No livro Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley mostra uma sociedade distópica, na qual o povo, por não saber a origem de suas opiniões e preferências, é controlado pelos próprios interesses. Apesar de ser uma obra literária, ela apresenta semelhanças com a realidade atual, tendo em vista que as pessoas, ao não entenderem a si próprias, estão sujeitas a assimilação sem filtro do conteúdo digital, enquanto outras se tornam propagadoras de informações falsas.

Pense, fale, compre, beba, esse refrão da música Admirável Chip Novo, da cantora Pitty, apresenta palavras em tom de ordem, muito comuns de forma implícita nos textos e vídeos publicitários, instigando a adotar pensamentos e desejos não originários do indivíduo. Desta maneira, percebe-se a vital importância que conhecer as próprias necessidades têm com o consumo consciente e a capacidade de desenvolver uma opinião pessoal, consequentemente, sua autonomia na sociedade.

Em segundo lugar, é importante destacar a presença progressivamente maior do efeito Dunning-kruger, fenômeno em que indivíduos pouco conhecedores de um assunto acreditam serem bem preparados na área, o que aliado à rápida velocidade de propagação e acesso à informação, faz com que as pessoas analisem cada vez menos as notícias e dados visualizados na rede e, por consequência, repassem mentiras. Por essa razão, a capacidade de discernimento, tanto dos cidadãos quanto da sociedade, é prejudicada pela falta de entendimento dos próprios limites racionais.

Sendo assim, faz-se necessário que a atenção das esferas governamentais seja voltada para a educação a fim de solucionar esses problemas. Portanto, o Ministério da Educação deve destinar verbas para a criação de curso sobre finanças pessoas e disponibilizá-los gratuitamente na internet, no intuito de reduzir o consumo desenfreado. Por conseguinte, aumenta a compreensão das pessoas sobre o que é ou não imprescindível, amenizando os efeitos da falta de autoconhecimento.
a.n.n
a.n.n
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 181
Data de inscrição : 11/08/2017
Idade : 22
Localização : SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação modelo Enem Empty Re: Redação modelo Enem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos