PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FUVEST 1995 - 2ª fase : Belém e Porto Alegre

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido FUVEST 1995 - 2ª fase : Belém e Porto Alegre

Mensagem por JohnnyC Qua 06 maio 2020, 21:00

A capacidade de maior ou menor polarização de uma cidade depende não apenas do número de seus habitantes mas, principalmente, do dinamismo econômico da área onde se localiza e do equipamento urbano que possui. Compare as condições geográficas das redes urbanas polarizadas por Porto Alegre e Belém.

Pessoal, não tenho o gabarito da questão, então queria confirmar com vocês se minha resolução estaria correta.
Pus o seguinte:

A polarização urbana refere-se à capacidade de atração de uma cidade. Porto Alegre é uma metrópole nacional que apresenta uma complexa e avançada organização econômica e uma posição atrativa no recebimento de investimentos. Por sua vez, Belém é uma metrópole regional cujo domínio e importância alcançam nível apenas regional, subordinada às metrópoles nacionais e às cidades globais.

Se eu entendi a pergunta, acho que seria isso, né ? obrigado.


Última edição por JohnnyC em Qua 06 maio 2020, 23:29, editado 1 vez(es)

JohnnyC
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1094
Data de inscrição : 03/03/2016
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: FUVEST 1995 - 2ª fase : Belém e Porto Alegre

Mensagem por Pedro Celso Silva Qua 06 maio 2020, 23:15

Por aí.
Belém é uma cidade com 143 mil pessoas. É uma cidade no meio da Floresta Amazônica. A população, além de reduzida,também coexiste com clima e vegetação hostis. Mosquitos demais,calor demais, chuva intensa e muito frequente. Estradas cobertas de lama. Hostis que eu falo são em relação ao difícil acesso a outros lugares,uma vez que a floresta Amazônica possui árvores enormes,que são muito próximas umas das outras. Além disso,o redor de Belém também é fraco. As cidades ao redor são pequenas,a infra estrutura é precária e complicada para existir. Teria de desmatar muito para interligar esses locais. Região Norte inteira moram 20 milhões de pessoas,sendo 2 milhões só em Manaus. São verdadeiras ilhas de desenvolvimento. Lembremos que existem estados como o Amapá que não existem estradas para chegar até lá. Se chega lá de navio ou avião. Região Norte era abandonada desde 1616 e só voltou a ser explorada mesmo nos anos 70
Já Porto Alegre é uma cidade interligada com suas cidades satélites, Santa Maria, Caxias do Sul e afins. Além disso,existe infra estrutura e rede urbana com Florianópolis, Curitiba e até mesmo Montevidéu e Buenos Aires. Ali na Rio Grande do Sul,a vegetação é rasteira ou então pouco acidentada. Coxilhas,que são pequenas montanhas. A Região Sul foi intensamente povoada pelos imigrantes europeus que construíram toda a infraestrutura. Imigrantes italianos foram para o interior,proximos aos rios,enquanto os germânicos nas grandes cidades. A Região não era abandonada e,com o tempo,foi construída uma infraestrutura boa o bastante para o desenvolvimento de toda a região.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: FUVEST 1995 - 2ª fase : Belém e Porto Alegre

Mensagem por Pedro Celso Silva Qua 06 maio 2020, 23:16

Por aí.
Belém é uma cidade com 143 mil pessoas. É uma cidade no meio da Floresta Amazônica. A população, além de reduzida,também coexiste com clima e vegetação hostis. Mosquitos demais,calor demais, chuva intensa e muito frequente. Estradas cobertas de lama. Hostis que eu falo são em relação ao difícil acesso a outros lugares,uma vez que a floresta Amazônica possui árvores enormes,que são muito próximas umas das outras. Além disso,o redor de Belém também é fraco. As cidades ao redor são pequenas,a infra estrutura é precária e complicada para existir. Teria de desmatar muito para interligar esses locais. Região Norte inteira moram 20 milhões de pessoas,sendo 2 milhões só em Manaus. São verdadeiras ilhas de desenvolvimento. Lembremos que existem estados como o Amapá que não existem estradas para chegar até lá. Se chega lá de navio ou avião. Região Norte era abandonada desde 1616 e só voltou a ser explorada mesmo nos anos 70
Já Porto Alegre é uma cidade interligada com suas cidades satélites, Santa Maria, Caxias do Sul e afins. Além disso,existe infra estrutura e rede urbana com Florianópolis, Curitiba e até mesmo Montevidéu e Buenos Aires. Ali na Rio Grande do Sul,a vegetação é rasteira ou então pouco acidentada. Coxilhas,que são pequenas montanhas. A Região Sul foi intensamente povoada pelos imigrantes europeus que construíram toda a infraestrutura. Imigrantes italianos foram para o interior,proximos aos rios,enquanto os germânicos nas grandes cidades. A Região não era abandonada e,com o tempo,foi construída uma infraestrutura boa o bastante para o desenvolvimento de toda a região.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: FUVEST 1995 - 2ª fase : Belém e Porto Alegre

Mensagem por JohnnyC Qua 06 maio 2020, 23:28

Show de bola, amigo Pedro.
Acrescentarei as informações que me forneceu. Obrigado.
Como não sou nada de humanas, na sua opinião minha resposta estaria ok, já que o tamanho das linhas é reduzida para formular uma resposta ?
Nem me preocupo com FUVEST na parte de geografia porque não é minha específica, mas tenho na UNICAMP e estou treinando bastante formular respostas de humanas/português na 2ª fase.

JohnnyC
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1094
Data de inscrição : 03/03/2016
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: FUVEST 1995 - 2ª fase : Belém e Porto Alegre

Mensagem por Pedro Celso Silva Sex 08 maio 2020, 00:03

Basta sim

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: FUVEST 1995 - 2ª fase : Belém e Porto Alegre

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos