PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DDP de uma pilha

2 participantes

Ir para baixo

DDP de uma pilha Empty DDP de uma pilha

Mensagem por RAFA&L Sex 06 Dez 2019, 21:37

Considerando as semirreações abaixo e seus respectivos potenciais-padrão de redução, assinale o que for correto. 

Zn2+ + 2e ==> Zn (Eo red = -0,76 V) 
Cu2+ + 2e ==> Cu (Eo red = +0,34 V) 
Ag+ + e ==> Ag (Eo red = +0,80 V) 

01) Uma pilha montada nas condições padrão com os pares Zn2+/Zn e Ag+ /Ag fornecerá uma f.e.m. de 2,36 V.

Galera, por que essa afirmação é FALSA? Não precisamos multiplicar o potencial de redução da Prata (Ag) por 2? - pelo fato da estequiometria da Prata na reação ser igual a 2?

Zn + 2Ag(1-) => Zn(2+)  +  Ag

Eu não entendo. Eu até sei que para potenciais PADRÃO as concentrações são 1mol/L (é isso não é?). Mas ai teriamos 1 mol de Ag+ reagindo com 1 mol de Zn. Não fica "sobrando" elétrons no Zn? Tem alguma brecha no meu aprendizado sobre isso.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

DDP de uma pilha Empty Re: DDP de uma pilha

Mensagem por Salenave Sáb 07 Dez 2019, 08:12

E aí, RAFA&L!

Sabemos que a pilha é um processo espontâneo de oxi-redução, portanto, dado os potenciais padrões de redução, é necessário inverter a equação de menor valor de redução, nota-se que entre Ag e Zn o de menor valor é o Zn, temos:
Antes: Zn ^{2+}_{aq} + 2e^{-} \rightarrow Zn^{0}_{s} \varepsilon = -0,76v Ag^{+} + e^{-}\rightarrow Ag^{0} \varepsilon = +0,80v
Depois (já balanceada): Zn^{0}_{s} \rightarrow Zn ^{2+}_{aq} + 2e^{-}  \varepsilon = +0,76v 2Ag^{+} + 2e^{-}\rightarrow 2Ag^{0} \varepsilon = +0,80v
\triangle \varepsilon = \varepsilon oxi+ \varespsilon red = 0,76 +0,8=1,56v. Percebe-se que utiliza-se a estequiometria apenas para ver as proporções de formação das espécies e de quantos elétrons é necessário para formá-las? E lembre-se, o potencial padrão de redução é sempre constante, independente das proporções, pois este é da natureza do material e não da sua quantidade.
OBS.: pode-se associar pilhas em série, daí aumentará sua d.d.p. (Força Eletromotriz).

Espero ter ajudado. Bons estudos, abraços!
Salenave
Salenave
Padawan
Padawan

Mensagens : 94
Data de inscrição : 18/02/2017
Idade : 25
Localização : Brasil, Uberlândia - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos