PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Citologia UNEB 2019

2 participantes

Ir para baixo

Citologia UNEB 2019 Empty Citologia UNEB 2019

Mensagem por milessantoss Qui 21 Nov 2019, 19:29

A glicose é a molécula combustível chave para ser decomposta na mitocôndria durante o processo de respiração celular. Nas células insulino-responsivas como os músculos e a célula adiposa, a insulina estimula fortemente o transporte de glicose para o interior das células. Dessa forma, o transporte de glicose aumenta porque a insulina aumenta o número de transportadores denominados GLUT4 na superfície celular. Quando a insulina se liga à célula, microvesículas contendo o transportador GLT4 se fundem com a membrana plasmática.
Considerando-se essas informações, como também, a dinâmica associada à entrada de glicose na célula a ser utilizada como fonte de energia metabólica, é correto afirmar:
01) A entrada de glicose na célula é dependente da presença das proteínas GLUT4 produzidas e mantidas na superfície celular, fundamentalmente nos neurônios e hepatócitos.
02) A insulina é um hormônio de ação hiperglicemiante que favorece o deslocamento da glicose para o sangue a partir das células do corpo, principalmente das células musculares e adiposas.
03) O transporte da glicose que trafega dissolvida no plasma para o interior das células é um exemplo de transporte ativo por se dar contra o gradiente de concentração e com a participação das bombas tipo GLUT4.
04) A velocidade de entrada da glicose na célula é intensificada devido ao deslocamento de proteínas transportadoras tipo GLUT4 para a superfície celular como consequência da presença do hormônio insulina.
05) A concentração das moléculas de glicose no interior das células musculares responde pela produção de glicogênio a ser utilizado como fonte de reserva para reposição de carboidrato no sangue em situações de hipoglicemia.

Alguém saberia me explicar o erro das alternativas 3 e 5, por favor? 



GAB: 01

milessantoss
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/07/2016
Idade : 26
Localização : salavor, bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Citologia UNEB 2019 Empty Re: Citologia UNEB 2019

Mensagem por Salenave Qui 21 Nov 2019, 22:27

E aí, milessantoss, blz?!

03) O transporte da glicose que trafega dissolvida no plasma para o interior das células é um exemplo de transporte ativo por se dar contra o gradiente de concentração e com a participação das bombas tipo GLUT4. O transporte de glicose para o interior da célula se dá por transporte passivo, por meio das permeases, por ter uma proteína carreadora/auxiliadora, é denominado transporte passivo difusão facilitada, lembre-se que dentro dos músculos a glicose é armazenada na forma de glicogênio, que é um polissacarídeo de reserva, por isso a concentração de glicose no meio extracelular (plasma) é maior, portanto o movimento se dá a favor do gradiente sentindo maior concentração para menor concentração.

05) A concentração das moléculas de glicose no interior das células musculares responde pela produção de glicogênio a ser utilizado como fonte de reserva para reposição de carboidrato no sangue em situações de hipoglicemia. O erro dessa afirmação, ao meu entendimento, é a designação "musculares" pois quem faz o reequilíbrio dos níveis glicêmicos é o hormônio glucagon, produzido no pâncreas nas ilhotas de Langerhans-∝, este é responsável por fazer a quebra do glicogênio hepático (glicogenólise) em glicose (monossacarídeo de rápida absorção), assim, aumentando os níveis glicêmicos do indivíduo.

Espero ter ajudado, grande abraço!
Salenave
Salenave
Padawan
Padawan

Mensagens : 94
Data de inscrição : 18/02/2017
Idade : 25
Localização : Brasil, Uberlândia - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos