PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Número de partidas em um torneio de tênis

2 participantes

Ir para baixo

Número de partidas em um torneio de tênis Empty Número de partidas em um torneio de tênis

Mensagem por Giovannigvm Seg 22 Jul 2019, 20:13

Essa questão surgiu na minha cabeça, espero que alguém me dê uma luz...

A ideia surge de uma questão do ENEM 2018, que começa assim:

Torneios de tênis, em geral, são disputados em sistema de eliminatória simples. Nesse sistema, são disputadas partidas entre dois competidores, com a eliminação do perdedor e promoção do vencedor para a fase seguinte. Dessa forma, se na 1ª fase o torneio conta com  competidores, então na 2ª fase restarão  competidores, e assim sucessivamente até a partida final.


Quero saber quantas partidas serão disputadas para qualquer número de competidores (n, por exemplo). De forma meio empírica eu sei que a cada partida um jogador é derrotado e para haver um campeão é preciso que apenas um jogador não seja derrotado. Logo, n-1 partidas devem ser disputadas.


Mas não sei demonstrar isso matematicamente. Imagino que deve ser possível. Alguém consegue?


Obrigado.

Giovannigvm
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 23/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Número de partidas em um torneio de tênis Empty Re: Número de partidas em um torneio de tênis

Mensagem por Vitor Ahcor Seg 22 Jul 2019, 21:17

Final (2 jogadores): 1 jogo (a1)
Semi-Final (4 jogadores): 2 jogos (a2)
Quartas de final (8 jogadores): 4 jogos (a3)
...
...
...
Primeira rodada (n jogadores): n/2 jogos (ak)

Calculemos k 

a_k = a_1\times q^k^-^1\Rightarrow n/2 = 1\times 2^k^-^1

\therefore k = \log_2n

Você busca a1+a2+a3+...+ak , certo? Ora, trata-se de uma PG de razão 2; a1=1 de k termos. Portanto:

S_n = \frac{a_1\times (q^k -1)}{q-1}\Rightarrow S_n = \frac{1\times (n-1)}{2-1} = n-1.

____________________________________________
 Cha-la head-cha-la
Vitor Ahcor
Vitor Ahcor
Monitor
Monitor

Mensagens : 752
Data de inscrição : 21/12/2018
Idade : 23
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos