PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gramática

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Gramática

Mensagem por nayarasisousa Ter 09 Jul 2019, 15:06

Assinale a opção em que a função sintática do termo em destaque é DIFERENTE daquela exercida pelos demais.

a) “Eu sempre escolhia o poema mais curto da lista que a escola sugeria..”  
b) “Além disso, durante três meses ela carregou um diário que informatizava sua emoção,...”.  
c) “Pode ser aquela espinha que apareceu no nariz no dia daquele encontro especial...”.  
d) “É o quase que me incomoda,...”.  
e) “Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos,...”.


Última edição por nayarasisousa em Ter 09 Jul 2019, 16:03, editado 1 vez(es)

nayarasisousa
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 143
Data de inscrição : 07/04/2018
Idade : 23
Localização : Itaquaquecetuba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Gramática

Mensagem por SanchesCM Ter 09 Jul 2019, 15:22

Nesse tipo de questão, recomendo fortemente que tu faças uma separação no período, do que há antes e depois do "que". Vamos lá:

A) “Eu sempre escolhia o poema mais curto da lista | que a escola sugeria..”

O quê a escola sugeria? -> O poema, safo? No caso, para facilitar, podemos escrever a oração após o "que" da seguinte forma:

A escola sugeria o poema.

Perceba que "O poema", termo esse substituído pelo pronome relativo "que", é o nosso OBJETO, isto é, um COMPLEMENTO VERBAL (OBJ DIRETO).

B) “Além disso, durante três meses ela carregou um diário | que informatizava sua emoção,...”.  
Quem informatizava sua emoção? "um diário, certo?" Nesse caso, o pronome relativo "que" exerce o papel de SUJEITO daquela oração.

C) “Pode ser aquela espinha | que apareceu no nariz no dia daquele encontro especial...”.  
Quem apareceu no nariz do dia do encontro? Aquela espinha, que é retomada pelo pronome relativo, sendo, portanto, o SUJEITO.

D) “É o quase | que me incomoda,...” O que me incomoda? É o "quase", sendo, também, um sujeito.

E) “Basta pensar nas oportunidades |que escaparam pelos dedos,...”.
Quem "escaparam pelos dedos" ? As oportunidades, logo, teremos outro SUJEITO.

Esse tipo de questão costuma confundir bastante aos candidatos, recomendo fortemente que tu separe a oração (antes de depois do "que", conforme eu deixei em negrito em cada alternativa), depois veja quem é que o pronome relativo "que" está retomando e que papel esse cara que está sendo retomado exerce na oração após o "que". Espero ter ajudado. cheers
SanchesCM
SanchesCM
Jedi
Jedi

Mensagens : 434
Data de inscrição : 19/09/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos