PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Semelhança de triângulos e Teorema de Tales

+2
Euclides
Kelvin Brayan
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Semelhança de triângulos e Teorema de Tales - Página 2 Empty Semelhança de triângulos e Teorema de Tales

Mensagem por Kelvin Brayan Qui 28 Jul 2011, 21:41

Relembrando a primeira mensagem :

(UEL-PR) Após um tremor de terra, dois muros paralelos em uma rua de uma cidade ficaram ligeiramente abalados. Os moradores se reuniram e decidiram escorar os muros utilizando duas barras metálicas, como mostra a figura a seguir. Sabendo que os muros têm alturas de 9 m e 3 m, respectivamente, a que altura do nível do chão as duas barras se interceptam? Despreze a espessura das barras.

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/838/foto0135h.jpg/

Me ajudem a pensar como fazer.

Só descobri um ângulo congruente comum entre eles (90º) e um lado homólogo. Estou "amarrado" nisso aí.
Kelvin Brayan
Kelvin Brayan
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 742
Data de inscrição : 05/04/2011
Idade : 31
Localização : Santa Rita do Sapucaí - MG

Ir para o topo Ir para baixo


Semelhança de triângulos e Teorema de Tales - Página 2 Empty Re: Semelhança de triângulos e Teorema de Tales

Mensagem por Euclides Dom 17 Set 2017, 15:08

Semelhança de triângulos e Teorema de Tales - Página 2 Fig1

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Semelhança de triângulos e Teorema de Tales - Página 2 Empty Re: Semelhança de triângulos e Teorema de Tales

Mensagem por Pensativo Sáb 23 Jun 2018, 22:03

Nesse tipo de questão basta dividir o produto das alturas pela soma destas, a demonstração foi feita pelo pessoal, mas se quiser poupar tempo nesse tipo de questão basta fazer isso. 
 
Semelhança de triângulos e Teorema de Tales - Página 2 Tp0UAjAXiDhnAj8chdk3bm+aGeLkYAADs=


Última edição por Pensativo em Dom 24 Jun 2018, 11:26, editado 1 vez(es)
Pensativo
Pensativo
Iniciante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 30/04/2018
Idade : 23
Localização : Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Semelhança de triângulos e Teorema de Tales - Página 2 Empty Re: Semelhança de triângulos e Teorema de Tales

Mensagem por Elcioschin Dom 24 Jun 2018, 10:13

Muito boa a sua contribuição Pensativo.

Esta é mais uma questão em que vale a equação 1/H + 1/h = 1/d ---> d = H.h/(H + h)

Vou incorporá-la ao tópico "Fórmula importante" do item Ciência Informação e Tecnologia:

https://pir2.forumeiros.com/t118203-formula-importante
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71739
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Semelhança de triângulos e Teorema de Tales - Página 2 Empty Re: Semelhança de triângulos e Teorema de Tales

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos