PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fe2O3 - Oxido anfótero ou básico?

2 participantes

Ir para baixo

Fe2O3 - Oxido anfótero ou básico? Empty Fe2O3 - Oxido anfótero ou básico?

Mensagem por Menddy Qui 27 Dez 2018, 18:17

UFU - O ZnO sólido pode ser separado do Fe2O3 sólido tratando- se a mistura destes óxidos com excesso de solução aquosa de NaOH 1mol/L. O ZnO dissolve-se completamente, enquanto o Fe2O3 permanece inalterado. Acerca deste processo de separação, pode- se afirmar que 

A) Fe 2 O 3 (s) não é dissolvido pela solução aquosa de hidróxido de sódio, porque é um óxido neutro. 
B) ZnO (s) dissolve- se em solução aquosa de hidróxico de sódio devido à formação de Zn(OH) 2 e Na 2 O. 
C) a separação do Fe2 O 3 sódio da solução sobrenadante pode ser feita por destilação fracionada. 
D) ZnO (s) dissolve- se em solução aquosa de hidróxido de sódio devido à formação de Na2 ZnO 2 



Pessoal, eu entendi a resposta, que é a letra D... Porém, tenho uma dúvida.

Nessa reação o Oxido de zinco, que é anfótero, se comporta como ácido e reage com a base NaOH, formando o sal Na2ZnO2.

O Fe2O3, por sua vez, se comporta como óxido básico (reage com água) e por isso a reação entre o ZnO e NaOH ocorre sem o Fe2O3 sofrer alteração. 

Eu não entendi por que o Fe2O3 não reage com o NaOH, pois tinha em mente que ele é um óxido anfótero. Estou errada com essa informação?

Grata pela esclarecimento!

Menddy
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 131
Data de inscrição : 14/07/2012
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fe2O3 - Oxido anfótero ou básico? Empty Re: Fe2O3 - Oxido anfótero ou básico?

Mensagem por Raquel Valadão Sáb 29 Dez 2018, 12:48

Oi.

O óxido Fe2O3 é básico: "esses  óxidos  são  formados  por  metais  de  baixo  NOx  (+1,  +2  ou  +3)", geralmente pouco solúveis em água, por isso não reagem com água (não há formação de nova substância). Além disso, uma boa alternativa pra separar ele da água seria decantação (sólido de líquido).

O ZnO é classificado como óxido anfótero, pois como você sabe, se comporta como ácido ou base em reações de neutralização, reagindo apenas com seus respectivos fortes. Nessa reação, se comporta como ácido e reage com naOH.

Edit: óxidos básicos como alcalinos e terrosos reagem com água, mas os demais, dificilmente.
Raquel Valadão
Raquel Valadão
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 04/04/2017
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos