PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FUVEST - Segunda Fase (2002) - Dúvida

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido FUVEST - Segunda Fase (2002) - Dúvida

Mensagem por GranTorino Dom 16 Dez 2018, 16:39

E não há melhor resposta
que o espetáculo da vida:
vê-la desfiar seu fio,
que também se chama vida,
ver a fábrica que ela mesma,
teimosamente, se fabrica,
vê-la brotar como há pouco
em nova vida explodida;
mesmo quando é assim pequena
a explosão, como a ocorrida;
mesmo quando é uma explosão
como a de há pouco, franzina;
mesmo quando é a explosão
de uma vida severina.

(João Cabral de Melo Neto, Morte e vida severina)

Pergunta: A expressividade dos seis últimos versos decorre, em parte, do jogo de oposições entre
palavras.
Cite desse trecho um exemplo em que a oposição entre as palavras seja de natureza
semântica.

Resposta do Objetivo: Explosão franzina: oposição de sentido entre "forte" e "fraco".

Minha tentativa de responder: Em "mesmo quando é uma explosão / como a de há pouco, franzina;", nos versos décimo primeiro e décimo segundo, entre as palavras "explosão" e "franzina", ocorre oposição semântica entre essas palavras.

Olá! Eu gostaria de saber se é bom dar respostas gigantes como a minha. Eu tenho consciência de que o que os corretores querem é você seja o mais objetivo possível, mas eu fico com um pé atrás de escrever uma resposta "reta", sem ao menos reescrever parte da pergunta (mas isso é muito desgastante quando a pergunta é gigante, por exemplo). Haveria diferenças na pontuação para essas 2 respostas?
Eu não sei... tenho medo de o corretor não entender algumas respostas, principalmente aquelas respostas que têm 3 ou 4 períodos, para se responder às 3 ou 4 perguntas de um mesmo enunciado.

Grato pela ajuda!


Última edição por GranTorino em Dom 16 Dez 2018, 22:00, editado 1 vez(es)
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: FUVEST - Segunda Fase (2002) - Dúvida

Mensagem por xSoloDrop Dom 16 Dez 2018, 21:54

Bem, faz um tempinho que eu não realizo provas de vestibular (muito menos as dissertativas), mas penso eu que as 2 respostas teriam a mesma pontuação (já que você atendeu corretamente às expectativas da questão). A questão realmente é o tempo que você gasta elaborando detalhadamente uma resposta.
Eu também tinha esse seu medo de ser bem direto, mas no fim eu era obrigado a ser bem conciso já que primeiro eu fazia as matérias de exatas e só depois as de humanas, sobrando pouco tempo para elaborar muito as respostas, e no fim eu acaba indo bem principalmente em linguagens. A última segunda fase da Unesp que eu fiz, respondendo a maioria das perguntas com 2 linhas de resposta, eu acabei tirando 1 ponto a menos do máximo (acho que foi 23 de 24).
Então, a questão é tentar escrever uma resposta concisa e completa, ou seja, cumprindo o que o enunciado propõe, no caso, "cite" (é muito comum ver gente explicando algo onde é para apenas citar). 
Aliás, muitas vezes, ir direto ao ponto evita com que você se perca no raciocínio, dando alguma resposta incorreta ou incompleta, fazendo você perder pontos. Tive esse exemplo semana passada. Na prova de fisiologia, a questão pedia para APENAS citar o que ocorria com tal fenômeno em função de outro. Muita gente acabou perdendo alguns pontos porque resolveu também explicar o porquê esse fenômeno variava em função de outro e a explicação estava incompleta ou não totalmente correta. Como já dizia Henrique Fogaça, um dos meus chefs favoritos, "menos é mais".
xSoloDrop
xSoloDrop
Fera
Fera

Mensagens : 492
Data de inscrição : 23/03/2015
Idade : 26
Localização : Araçatuba SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: FUVEST - Segunda Fase (2002) - Dúvida

Mensagem por GranTorino Dom 16 Dez 2018, 22:00

Só tenho a agradecê-lo, xSoloDrop! Vlw! Very Happy
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: FUVEST - Segunda Fase (2002) - Dúvida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos