PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida em trabalho com colisões

Ir para baixo

Dúvida em trabalho com colisões  Empty Dúvida em trabalho com colisões

Mensagem por Dylan Chan Seg 15 Out 2018, 17:54

Eu li em um livro de física que O Princípio do Trabalho Total (Teorema da Energia Cinética) e O Princípio do Trabalho das Forças Não Conservativas não se aplicam quando a massa do corpo sob análise for variável. Porém, eu não me convenci kkkkkk Very Happy ao menos que eu tenha não entendido o que o autor quis dizer....

Isso me fez criar duas dúvidas interligadas que são:

1------ Se O Princípio do Trabalho Total não se aplica quando temos um corpo com massa variável, então eu não posso afirmar que em uma colisão inelástica houve trabalho interno realizado, pois o fato de mudar a energia cinética não garante a realização de trabalho, uma vez que há adição de massa ao corpo, quando este se choca e "gruda" a outro corpo??????

2------- Na verdade, essa dúvida é referente a resolução de um exercício que envolve os tópicos anteriores:

           Considere uma bola, sobre um trecho liso, inicialmente com energia cinética A, que depois de um tempo passa por um trecho com atrito e portanto, sai desse trecho com energia cinética B e logo depois colide inelasticamente com outra bola em repouso, já sobre o trecho sem atrito. Essa colisão provoca uma variação da energia cinética do sistema para C. 
          E, finalmente, esse conjunto de duas bolas passa por um trecho com atrito, chegando na extremidade do percurso com energia cinética D.

           Bom, o trabalho total é a soma do trabalho do atrito (A---B), com o trabalho interno da colisão (B---C) e com o último trabalho atrito (C---D).
-------------------Trabalho do atrito = B - A
-------------------Trabalho da colisão = C - B
-------------------Trabalho do atrito2 = D - C

-------------------Trabalho Total = B - A + C - B + D - C = D - A
-------------------Trabalho Total = D - A = (m + M)V^2/2 - mv^2/2
                         Então quer dizer que eu poderia escrever o trabalho total como sendo a variação da energia cinética inicial com a final, mesmo a massa variando???????
                          Tentei colocar um desenho rsrsrs Laughing
            Dúvida em trabalho com colisões  Coco10Dúvida em trabalho com colisões  Coco10
Dylan Chan
Dylan Chan
Padawan
Padawan

Mensagens : 52
Data de inscrição : 31/05/2018
Idade : 21
Localização : São Paulo- São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos