PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ciências humanas - Enem 2017

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Ciências humanas - Enem 2017

Mensagem por VesTeles Qui 11 Out 2018, 17:57

A moralidade, Bentham exortava, não é uma questão de agradar a Deus, muito menos de fidelidade a regras abstratas. A moralidade é a tentativa de criar a maior quantidade de felicidade possível neste mundo. Ao decidir o que fazer, deveríamos portanto, perguntar qual curso de conduta promoveria a maior quantidade de felicidade para todos aqueles que serão afetados.
RACHELS, J. Os elementos da filosofia moral Barueri-SP, Manole, 2005
Os parâmetros da ação indicados no texto estão em conformidade com uma
a) fundamentação científica de viés positivista.
b) convenção social de orientação normativa
c) transgressão Comportamental religiosa
d) racionalidade de caráter pragmático.
e) inclinação de natureza passional
Gabarito:


Última edição por VesTeles em Sex 12 Out 2018, 07:59, editado 1 vez(es)

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ciências humanas - Enem 2017

Mensagem por dd0123 Sex 12 Out 2018, 00:17

No texto, é dito que a moral não deve ser determinada por regras ou pela religião, mas pela nossa conduta ao pensar sobre qual será o destino e quais serão os efeitos das nossas atitudes, de forma que uma atitude moral é aquela em que promove a maior felicidade possível para os envolvidos (por exemplo se eu achar uma carteira na rua, eu não tenho que lembrar das leis ou do que a minha religião diz a respeito do que fazer, mas, de acordo com Bentham, eu tenho que pensar o que traria a maior quantidade de felicidade: pegar pra mim o dinheiro ou devolver para o verdadeiro dono? é claro que mais felicidade será gerada se eu devolver a carteira). 
Tendo isso claro, a alternativa D é a que melhor representa a moral de Bentham, pois faz uso do racionalismo pragmático como instrumento do fazer moral..

Para ficar mais claro veja essa definição de pragmatismo: "um sujeito "pragmático" é aquele que tem o hábito mental de reduzir o sentido dos fenômenos à avaliação de seus aspectos úteis, necessários, limitando-se aos efeitos práticos, de valor utilitário, do pensamento."

Qualquer coisa, pode perguntar.
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ciências humanas - Enem 2017

Mensagem por VesTeles Sex 12 Out 2018, 07:59

Entendi! Obrigado!!

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ciências humanas - Enem 2017

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos