PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre reação de combustão

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre reação de combustão Empty Dúvida sobre reação de combustão

Mensagem por guipenteado Dom 19 Ago 2018, 15:37

Estou com uma dúvida em relação às reações de combustão.
Se produtos de uma reação de combustão não podem ser utilizados como combustíveis (Como a água, o CO2 e as cinzas), por que o carvão vegetal pode ser queimado se ele é produto da queima da madeira ?

Não estou entendendo isso, alguém poderia me ajudar a elucidar esse raciocínio ?
guipenteado
guipenteado
Jedi
Jedi

Mensagens : 373
Data de inscrição : 02/03/2016
Idade : 27
Localização : paranavai

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre reação de combustão Empty Re: Dúvida sobre reação de combustão

Mensagem por Unßer Dom 19 Ago 2018, 20:59

Ótima dúvida. 
De fato, em uma reação tipica de combustão completa de Hidrocarbonetos produz CO2(g) + H2O(g), o fato é que não se costuma usar água como combustível, por ter uma tecnologia de uso pouco investida no mercado. Enquanto que o CO2, um produto quase que inviável para o homem, mas um fonte essencial para os vegetais por meio da fotossíntese.
Por outro lado, os produtos como o Negro de Fumo/Cinzas/Fuligem podem ser usados para fabricação de graxa,tintas ou até mesmo pneus.
Mas vale ressaltar um conceito importantíssimo na química, as reações químicas ocorrem por algum motivo, seja ele por questões eletrônicas - atingir a configuração de um gás nobre - ou energéticas - atingir certa estabilidade. Vamos focar nesse ultimo aspecto: o energético, e unir com o pensamento de que uma Combustão também segue esse procedimento, sendo os produtos mais estáveis que os reagentes, portanto, o uso de produtos menos enérgicos como combustíveis é ,obviamente, ineficaz. Vale ressaltar ainda que uma reação de combustão, normalmente, é exotérmica, segue o gráfico de análise:
Dúvida sobre reação de combustão 0ed53904b48e196427f5ba7c5a01c9df
Todavia, no uso de carvão vegetal, obtido pela combustão da madeira, temos um processo pouco eficaz de obtenção de um produto que pode ser usado como combustível,porém ele pode ser usado Temos um processo de queima lenta, com pouca entrada de ar para viabilizar o processo, a ideia é "aglomerar" os átomos de carbonos presente em carboidratos como a celulose(compõe a parede celular das células vegetais), com isso você forma um composto com um teor considerável de carbono.No entanto, o Carvão vegetal nem se compara com o Mineral, pois este é obtido por uma "queima indireta" ao longo dos anos, aumentando a pressão e a temperatura, em alguns casos o carvão mineral se "transformou" em diamante, veja o exemplo das minas de carvão presentes na África do Sul.
Mas dai tu me pergunta, " e os produtos obtidos na queima da madeira, só se restringe ao carvão?" 
E eu respondo, é obvio que não, isso está relacionado com a viabilidade econômica do produto , pois na combustão também se obtém:  o ácido pirolenhoso, constituído de mais de 200 substâncias diferentes, composto principalmente de levoglicosídio ("levoglucosan")(~50%), ácido acético(10-15%) e metanol(~5%) [FONTE: Wikipedia], os quais podem ser usados na industria química.

PS: Espero ter ajudado, caso eu tenha cometido algum erro ou esqueci de algo, me notifique que eu ajudarei.
Unßer
Unßer
Padawan
Padawan

Mensagens : 82
Data de inscrição : 09/02/2017
Idade : 25
Localização : Juazeiro,Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre reação de combustão Empty Re: Dúvida sobre reação de combustão

Mensagem por guipenteado Seg 20 Ago 2018, 18:50

Unßer escreveu:Ótima dúvida. 
De fato, em uma reação tipica de combustão completa de Hidrocarbonetos produz CO2(g) + H2O(g), o fato é que não se costuma usar água como combustível, por ter uma tecnologia de uso pouco investida no mercado. Enquanto que o CO2, um produto quase que inviável para o homem, mas um fonte essencial para os vegetais por meio da fotossíntese.
Por outro lado, os produtos como o Negro de Fumo/Cinzas/Fuligem podem ser usados para fabricação de graxa,tintas ou até mesmo pneus.
Mas vale ressaltar um conceito importantíssimo na química, as reações químicas ocorrem por algum motivo, seja ele por questões eletrônicas - atingir a configuração de um gás nobre - ou energéticas - atingir certa estabilidade. Vamos focar nesse ultimo aspecto: o energético, e unir com o pensamento de que uma Combustão também segue esse procedimento, sendo os produtos mais estáveis que os reagentes, portanto, o uso de produtos menos enérgicos como combustíveis é ,obviamente, ineficaz. Vale ressaltar ainda que uma reação de combustão, normalmente, é exotérmica, segue o gráfico de análise:
Dúvida sobre reação de combustão 0ed53904b48e196427f5ba7c5a01c9df
Todavia, no uso de carvão vegetal, obtido pela combustão da madeira, temos um processo pouco eficaz de obtenção de um produto que pode ser usado como combustível,porém ele pode ser usado Temos um processo de queima lenta, com pouca entrada de ar para viabilizar o processo, a ideia é "aglomerar" os átomos de carbonos presente em carboidratos como a celulose(compõe a parede celular das células vegetais), com isso você forma um composto com um teor considerável de carbono.No entanto, o Carvão vegetal nem se compara com o Mineral, pois este é obtido por uma "queima indireta" ao longo dos anos, aumentando a pressão e a temperatura, em alguns casos o carvão mineral se "transformou" em diamante, veja o exemplo das minas de carvão presentes na África do Sul.
Mas dai tu me pergunta, " e os produtos obtidos na queima da madeira, só se restringe ao carvão?" 
E eu respondo, é obvio que não, isso está relacionado com a viabilidade econômica do produto , pois na combustão também se obtém:  o ácido pirolenhoso, constituído de mais de 200 substâncias diferentes, composto principalmente de levoglicosídio ("levoglucosan")(~50%), ácido acético(10-15%) e metanol(~5%) [FONTE: Wikipedia], os quais podem ser usados na industria química.

PS: Espero ter ajudado, caso eu tenha cometido algum erro ou esqueci de algo, me notifique que eu ajudarei.
Obrigado pelas elucidações, Unßer !
Porém ainda me restauram algumas outras conclusões,

Primeiro: Você afirma que " o fato é que não se costuma usar água como combustível, por ter uma tecnologia de uso pouco investida no mercado", sendo assim, é possível concluir que mesmo a água e o CO2 tendo baixas entalpias por serem produtos de uma combustão incompleta, poderiam ser utilizadas como combustíveis ? (Mesmo que em viés teórico)

Segundo: Para ver se eu entendi o seu raciocínio, é possível concluir que, assim como o carvão mineral, o vegetal é produto de uma combustão incompleta, e possuí entalpia suficientemente grande para servir como combustível para outras reações de combustão ?

Terceira e última: Poderia me apontar as diferenças (se existirem), entre fuligem, cinza e carvão ?

Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento !
guipenteado
guipenteado
Jedi
Jedi

Mensagens : 373
Data de inscrição : 02/03/2016
Idade : 27
Localização : paranavai

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre reação de combustão Empty Re: Dúvida sobre reação de combustão

Mensagem por Unßer Qua 22 Ago 2018, 19:50

Desculpa a demora pela resposta...
Primeiro, se a combustão de um hidrocarboneto produz CO2 e Água, ela é completa. Mas dai você me pergunta: "poderiam ser utilizadas como combustíveis ? (Mesmo que em viés teórico)"
E eu responderei: De fato sim, mas a produção é de água é muito pouca para ser usada como fonte de energia.


Segunda pergunta: "assim como o carvão mineral, o vegetal é produto de uma combustão incompleta, e possuí entalpia suficientemente grande para servir como combustível para outras reações de combustão ?"
Sim, se não não era usada, mas o carvão mineral é bem mais recomendado, até porque para produzir o vegetal você precisa queimar madeira, isso envolve desmatamento. e ambientalmente desfavorável. A produção de carvão vegetal em muitos casos ocorre de forma predatória aos biomas da a Caatinga,Cerrado e Amazônico. 


Terceira pergunta: "Poderia me apontar as diferenças (se existirem), entre fuligem, cinza e carvão ?"
Fuligem: É obtido pela combustão parcial (em meio rarefeito de oxigênio) de compostos orgânicos.

Cinza: é o nome dado a todos os resíduos não - aquosos que permanecem após a amostra ser queimada , que consiste principalmente em metais óxidos.
Carvão: é o produto bruto da queima direta-Vegetal- ou indireta-Mineral- da matéria orgânica.
Dúvida sobre reação de combustão Slide_6
Unßer
Unßer
Padawan
Padawan

Mensagens : 82
Data de inscrição : 09/02/2017
Idade : 25
Localização : Juazeiro,Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre reação de combustão Empty Re: Dúvida sobre reação de combustão

Mensagem por guipenteado Qua 22 Ago 2018, 21:57

Muito obrigado pela resposta! Ajudou muito!
guipenteado
guipenteado
Jedi
Jedi

Mensagens : 373
Data de inscrição : 02/03/2016
Idade : 27
Localização : paranavai

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre reação de combustão Empty Re: Dúvida sobre reação de combustão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos