PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

América Latina - (Puc-RJ) 2006

2 participantes

Ir para baixo

América Latina - (Puc-RJ) 2006 Empty América Latina - (Puc-RJ) 2006

Mensagem por GranTorino Sex 27 Jul 2018, 23:04

América Latina - (Puc-RJ) 2006 Charge-hugo-chavez-300x244


Observe a charge anteriormente apresentada. Ela se refere a uma liderança política da América do Sul bastante controversa: o presidente Hugo Chávez. Em relação a ele e ao país por ele representado, é CORRETO afirmar que:


a) com a subida desse "cocalero" ao poder, a presença das transnacionais no país, principalmente as norte-americanas, deverá se tornar bem mais complexa, já que a plataforma política implementada nesse país sul-americano tem um forte teor nacionalista (principalmente em relação os petróleo) que fere os interesses internacionalistas da atual política de George Bush.

b) a população de origem indígena do país (mais de 80%) conseguiu, depois de décadas de "governos brancos", eleger um dos seus representantes étnicos mais simbólicos, já que além da afinidade cultural, esse representante ameríndio do país andino localizado no centro da América do Sul, tem a sua origem nas tradicionais plantações de coca dos Altiplanos.

c) o populismo de Chávez e o crescimento de sua influência política continental têm sido minados pelo discurso de algumas lideranças sul e norte-americanas que afirmam ser o atual presidente do país um incentivador do narcotráfico por beneficiar os produtores de coca como ele mesmo o é.

d) com a chegada ao poder desse político de história controversa (pois ele tentou dar um golpe militar no país, no início da década de 1990), a nação sul-americana se dividiu entre os que o amam e os que o odeiam, e o seu discurso populista acendeu a "luz amarela" do governo norte-americano em relação à sua influência política continental de forte alinhamento cubano e do aumento do controle estatal sobre as reservas de petróleo.

e) Hugo Chávez teve um papel geopolítico fundamental na América do Sul, ao longo da década de 1990, já que o país que governa é um dos grandes produtores mundiais de petróleo; porém, com a chegada de Evo Morales ao governo boliviano, em 2006, houve uma redução da influência chavista no continente, aumentando a integração geo-econômica entre a Bolívia e o Brasil.

RESPOSTA: E

Oi! Poderia, por favor, explicar as alternativas A, D e E?


Muito Obrigado!
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

América Latina - (Puc-RJ) 2006 Empty Re: América Latina - (Puc-RJ) 2006

Mensagem por Pedro Celso Silva Dom 29 Jul 2018, 20:23

A) Não. Bush não o tachava como vilão por isso. Era porque Chávez sempre se opunha às ações militares dos EUA desde 1998. O via com maus olhos porque em 1992,ele tentou dar um golpe de Estado no presidente venezuelano. Ele, por ser de esquerda e querer apoiar governos fortes de esquerda ao redor da América. Conseguiu obter o desprezo do Bush,republicano (principal partido de direita dos EUA). Quanto preferir empresas nacionais,nada demais. Ele também se aproximava demais da Rússia,o que o tornava maligno para os EUA.
D)O sinal já tinha se alertado com o golpe de Estado. Tanto que hoje o país é uma ditadura.
E)Sim,porque a Bolívia se tornou notável pelo governo de esquerda+gás natural e o Brasil governo de esquerda+maior economia da América Latina,e segunda maior do continente,em 2011

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos