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Doutrinação nas escolas

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Mensagem por Ashitaka Qua 27 Jun 2018, 22:46

Relembrando a primeira mensagem :

Agora já faz alguns anos desde que terminei o ensino médio, mas lembro-me perfeitamente de como os professores, principalmente de história e sociologia, aproveitam de suas posições e da ignorância dos alunos para passar informações tendenciosas, seguindo suas próprias convicções políticas. Apesar de discordar, em silêncio, com muito do que era dito, foi assim que eu, e, certamente, milhares ou milhões de outros estudantes saíram do ensino médio com a crença de que o comunismo era algo bom, o capitalismo era ruim, Che e Mandela eram heróis. Embora não tenha nunca defendido tal ideologia, somente muito depois fui descobrir como havíamos sido enganados com um mar podre de mentiras e hipocrisia imensurável, e os heróis eram assassinos perversos, enquanto os vilões não eram ruins como diziam.

Existe muito que ainda poderia ser dito sobre, mas paro por aqui, por enquanto. Gostaria de saber dos que ainda estão no médio se as coisas ainda estão assim, se o escola sem partido (que eu gostaria que existisse, na época) faz alguma diferença ou se os professores continuam enganando seus alunos e contando todas aquelas mentiras utópicas, como se essa hipocrisia chamada comunismo fosse bom e Marx, um santo.

Aos que ainda passam por isso, sugiro cuidado e que bebam de outras fontes que dizem o contrário de seus professores, para que tenham um ínfimo de capacidade de perceber que estão sendo usados e enganados.
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Mensagem por Elom Binn Qua 04 Jul 2018, 18:07

O psdb é de esquerda ou de direita ?
     Lê os artigos do Magnoli na folha e vê como ele é de esquerda.

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Doutrinação nas escolas - Página 7 Empty Re: Doutrinação nas escolas

Mensagem por Henrique Felix Sousa Seg 09 Jul 2018, 21:28

Sai há um ano do Ensino Médio. Estudei em escola particular a vida inteira. Sou da periferia da capital paulista.
Vou expor aqui algumas experiências minhas QUE MOSTRAM CLARAMENTE A TOTAL INTERLIGAÇÃO, CONEXÃO, queiram chamar como vocês quiserem, ENTRE UMA GRANDE, ENORME, DOUTRINAÇÃO que existe nas salas de aula SIM!. 
No 2º ano do EM eu tive uma professora que eu poderia definir imensamente como uma ótima pessoa para você chamar de militante. Ela sofreu uma traição de seu marido uns anos antes. Seu pai mandou ela continuar seu casamento, porque isto era "normal". Ela fazia progressiva e numa vez ela sofreu graves consequências por conta dos produtos químicos. Parou de fazer progressiva, ficou internada, não falava mais com o pai, se separou do marido. Tinha uma filha com ele inclusive. Ela deixou o cabelo dela crescer, era bem cacheado, ela era branca, apesar de, segundo ela, ela ser algo como "Afro Bege". A família dela veio da Bahia, inclusive.
Ela era claramente uma pessoa que sofreu muito com a sociedade (E quais os que não sofrem neste país?). Ela virou uma militante de esquerda. Virou feminista, parou de ir a Igreja (E não julgo esta parte nunca), continuou dando aula de História. 
As primeiras aulas eram sobre discussão das cotas. Ela acreditava que como o governo largou os escravos na sociedade após a abolição, sem qualquer tipo de auxílio, as pessoas negras deveriam sim precisar das cotas. Eu me lembro de todo aquele discurso que me fez mesmo naquele dia pensar: "É, realmente precisamos de cotas!"
Ao longo do ano eu tive vários atritos com ela. 2016 foi o ano de eleição nos EUA, foi o ano do Impeachment da Dilma. Então imaginem que FOI O ANO para ela discutir estes assuntos. Sem falar do crescimento do Bolsonaro naquela época.
* Primeiro porque ela dizia defender, claro, a população pobre do país, as pessoas da periferia, sobretudo, as mulheres e os negros. Mas o desenrolar desta história demonstra, como parece acontecer realmente com o discurso destas pessoas que dizem defender-nos, a HIPOCRISIA que circulava nas suas ideias.
Numa destas discussões sobre cotas, eu me lembro que um colega de classe começou a conversar com ela sobre isso. Ele começou seus argumentos dizendo que "Como eu sou branco ... ". Ela na hora olhou para ele e disse: " E quem disse que você é branco". E o menino era, é , na verdade, MUITO branco. Ele ficou sem graça, claro. 
Ela adorava se considerar "Afro Bege". Ela mesma se denominava assim e tinha orgulho disto. O engraçado era que ela falava que não existia esta coisa de "moreno'. Existia apenas BRANCO, NEGRO e PARDO, quanto a cor da pele. Foi a conclusão que tirei, abertamente ela não falou que não existia Amarelo, mas seguindo a discussão... Uma vez eu falei que ela era Branca, porque ela tinha cor de leite mesmo, e ela quase me engoliu, porque ela era, segundo ela mesma, "Afro Bege". 
É muito complicado você realmente apontar para uma pessoa, definir uma pessoa pela cor de pele nos dias atuais. Cada um tem a sua visão, cada um tem em sua cabeça o que acha ser Branco, Pardo, Negro, etc. Mas nunca esperaria que ela que fosse reagir de uma forma tão bruta quanto reagiu. E me lembrar que ela mesma apontou para o menino dizendo que ele não era branco, quando ele era de fato muito branco. É uma grande contradição acreditar que você pode definir a cor da sua pele,  mas também apontar para o próximo quem ela é, ou contradize-la, como ela fez com o garoto. Se existe uma lógica nisto, eu não vejo. 
* Segundo que ela contou que nos alunos do Fundamental, ela perguntou para as pessoas de quem elas descendiam. E muitas levantaram para dizer: Portugueses, Espanhóis, Italianos. Ninguém dizia ser descendente de negros. E neste caso sabemos que é muito a realidade mesmo do comportamento das pessoas acerca de suas origens. 
Ela disse em nossa sala que estas pessoas deveriam diminuir (Eufemismo mesmo) esta exaltação de ter uma herança europeia próxima, uma vez que os europeus que vieram para cá eram pobres, miseráveis, sem propriedade e que, segundo ela, estas pessoas deveriam inclusive ESCONDER este fato, porque para ela não havia em nada o que se exaltar. 
Eu compreendo bastante que ela tentou (TENTOU) nos dizer que deveríamos considerar que , independente de onde viemos, somos em algum ponto iguais. ATÉ QUE ela CLARAMENTE exaltava a cultura africana e nisto não TEM NENHUM PROBLEMA. MAS o que ela falou na nossa sala foi muito além do que eu até coloquei em ênfase (TENTOU) e eis a contradição novamente. Ela claramente tinha uma, não uma inveja, mas um ranço com o comportamento das pessoas em primeiro dizer de suas heranças europeias, uma vez que o país é bastante miscigenado. Mas dizer que estas pessoas deveriam SENTIR VERGONHA em dizer suas origens é no mínimo UM ABSURDO. Independente de onde viemos, NÃO TEM COMO ALGUÉM TE DIZER QUE VOCÊ DEVE SENTIR VERGONHA DAS SUAS ORIGENS!! Principalmente quando ela diz estar ao seu lado contra toda as "opressões" que a sociedade nos impõe. 
* Segundo: Ela após o impeachment da Dilma chegou na nossa sala já fazendo seu discurso e que eu me lembre começou até assim " Ontem aconteceu uma   :@: :@:  (eufemismo) no Congresso Nacional " e continuou falando sobre o Temer, e como ele era malvadão (Malvadão após o impeachment, na campanha era competente o suficiente para fazer chapa com o PT, inclusive há vídeos com a Dilma exaltando-o). 
No início das aulas seguintes ela chegava: "Primeiramente, Fora Temer; Segundo, Bom dia". Era assim TODOS OS DIAS. TODOS, TODOS.
Ela fazia altos discursos na sala de aula. As aulas sobre Vargas iniciavam sobre o TEMER, e como ele iria mudar a CLT, que nós iriamos trabalhar mais não sei quantas horas por dia, e que iriamos nos aposentar após os 70 anos apenas. E Várias teorias acerca do futuro do país. Ela dava aula sobre TEMER. De resto, passava documentários sobre Ditadura, de Boris Fausto, de Karnal, depoimentos dos cantores lá da Ditadura e COMO LUTAVAM PELA DEMOCRACIA. 
Como o jovem aí disse: HÁ UMA NÍTIDA FALTA DE CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES BRASILEIROS em dar aula. E não é só em História. E eu sou de escola particular. Eu não quero imaginar como é na escola pública. 
Ela não estava lá para ensinar alguma coisa se não manipular nossas ideias acerca da política do país. E NÃO entro na questão de qual viés ela estava nos guiando não. Estou aqui AFIRMANDO que existia SIM uma GRANDE INTENÇÃO em MANIPULAR, em INSTRUIR os alunos em algumas ideologias. 
Não se ensinava NADA da boca dela acerca do conteúdo da apostila. Tudo que estava na apostila ela mandava algum aluno ler em sala de aula, eu fazia isto muito inclusive, ou passava vídeos. De resto eram altos comentários, DESABAFOS, DISCURSOS. 
Teve aula sobre o Apertheid, ela nos passou vários filmes sobre o Mandela. Vimos o filme da Olga Benario e como ela LUTAVA pela justiça no mundo. E eu chorei muito nestes filmes, não nego. Quem  não se magoaria com tamanha discriminação na África do Sul, com a morte de Olga Benario na câmara de gás, com as mazelas que o mundo alimentou e alimenta até os dias atuais. 
Sobre o Mandela o jovem já comentou também que ele não era tão santo assim, e claro que estou longe de diminuir sua grande importância no combate ao regime da África do Sul, mas o DIRECIONAMENTO destes filmes é NÍTIDO. Assim como a filha de Olga Benário que até hoje faz comentários recentes sobre a política brasileira e como ela defende a implementação de um regime socialista, comunista e afins que sua mãe tanto desejava,  mesmo após O FRACASSO IMENSO que a URSS teve no século passado, ALÉM DAS MILHÕES DE MORTE que o processo todo causou. É incrível como se nega isto e como se acredita que no Brasil tudo seria diferente ...

No final ela foi despedida da minha escola devido a seu comportamento muito fora do que podemos chamar de profissionalismo. Ela mandava os alunos tirar foto da apostila para completar as questões, entre N coisas que não vou citar. Ela não tinha um compromisso com os alunos para ensiná-los matéria para o vestibular, NUNCA. 
* Terceiro que num dia ela falou para nós na sala de aula que não teríamos CAPACIDADE EM COMPETIR NO VESTIBULAR COM UM ALUNO QUE ESTUDOU A VIDA INTEIRA NO COLÉGIO ETAPA  E QUE SE ALGUÉM NA SALA QUERIA MEDICINA, ENGENHARIA (Como meu caso, Medicina, e ela sabia disto) O GOVERNO IRIA ACABAR COM OS PROGRAMAS SOCIAIS DE FINANCIAMENTO e, assim,  não faríamos a faculdade.
Ela nunca se importou em ensinar a matéria, mas estava preocupada em nos dizer que não teríamos nem capacidade para competir com alguém dos colégios tradicionais da capital. Era ridículo. Ela TEM a tarefa, como professora, em nos ajudar neste processo, que nem mesmo para quem é de escola boa é tão fácil (PRECISA ter vontade em estudar) e não entro no mérito de ser mais fácil ou menos fácil, porque é claro que existe suas vantagens. 
Agora, colegas, como um PROFESSOR fala isso para SEUS ALUNOS? Que eles não tem a CAPACIDADE. É ridículo. 

Saindo do âmbito desta professora, teve e ainda continuam lá vários professores assim. Que não ensinam direito, mas que fazem discursos enormes de como há dificuldades mundo a fora. De como o capitalismo explora e afins. ELES mesmos explorava os nossos pais,  que pagavam a escola para eles não ensinarem a matéria adequadamente. E assim vai, é uma HIPOCRISIA imensa. Sem tamanho. É RETRATO DA POLÍTICA BRASILEIRA, a qual explora a população do país com seus discursos populistas, ao passo que a explora. 

Deixo claro aqui que existiam professores meu de História que eram muito mais neutros. Mas no Ensino Médio o problema se agravou demais. 
Em 2017 quando houve a greve dos professores por conta das propostas do governo acerca do aumento da idade mínima para aposentadoria, meu professor de Geografia desceu nas salas anunciando que no dia seguinte não haveria aula, porque HOUVE UM GOLPE NO BRASIL EM 2016 e o GOVERNO ILEGÍTIMO ESTAVA X, Y, Z. E que os professores iriam BATALHAR PELOS NOSSOS DIREITOS que estavam sendo destruídos. 
Era bastante engraçado, porque num lugar como minha escola, e como várias do Brasil, onde a maioria dos professores não tem uma formação adequada para darem aula, haver uma postura na defesa dos "direitos" da população quando eles mesmo são RETRATO do JEITINHO BRASILEIRO DE SER. 
Sem contar após o anúncio do professor de geografia ocorrer, minha professora de português disse que NÃO QUERIA TRABALHAR MAIS ANOS PARA SE APOSENTAR PORQUE ELA ERA PROFESSORA E NÃO QUERIA DAR AULA APÓS OS 60 ANOS DE IDADE. 
Eu concordo muito que é difícil dar aula mesmo mais jovem. Mas NÃO VAI HAVER APOSENTADORIA PARA NINGUÉM se não haver uma reforma na previdência, QUALQUER QUE SEJA a reforma. VAI PRECISAR. Meu Deus. A filha dela vai precisar da reforma e não estou defendendo a proposta do governo não. Mas O BRASILEIRO TEM UM GRAVE PROBLEMA CULTURAL. Herança da escravidão e, por parte da religião católica, trabalhar é ruim. Herança dos nossos governos, a maioria quer tirar vantagem das coisas. Os discursos dentro da sala de aula EXALAM HIPOCRISIA. 

E claro, não vá discordar! Com a professora de história, já fui reclamar sobre sua postura, principalmente quando falou da nossa incapacidade em passar no vestibular. Ela me respondeu que eu DEVERIA ESTAR FELIZ POR ELA RESPONDER, PORQUE SE FOSSE NA FACULDADE O PROFESSOR IRIA IGNORAR. Ela já até contou as histórias com os professores e o que ela passou no ambiente. E que EU INTERPRETEI MAL. Que eu deveria avaliar minhas "bases interpretativas". Nem vou contar o resto. Mas é a história do : o que eu passei, vocês tem que passar e, assim, juntaremos nossas mãos para lutarmos. E melhorar ainda se eu demonstrar para você por conta própria, numa espécie de vingança com a sociedade. Um ciclo.
Ela me mandou vídeo da Marilene Chauí, nem sei como se escreve, falando que o que estava acontecendo no Brasil era um plano da CIA com o pré-sal brasileiro. Nem vou falar desta mulher, hipócrita a um nível inacreditável. 

Por fim, quanto as cotas, existia uma clara, nítida posição dela e de vários professores meus que basicamente se traduz no fato de que se uma pessoa nasceu branca, independente de sua origem, ela quase que automaticamente já perde todo o, segundo eles, "direito" a cota de cor. Ninguém defendia ali, assim como os vídeos que vemos na internet, uma cota socioeconômica. Alguns professores citavam, mas ninguém dos movimento toca muito no assunto a ponto de nossa, pauta. 
Eu me desapontava bastante, porque sabemos até onde este discurso de defesa vai. Minha família é miscigenada, e minha avó é negra inclusive. Mas eu não nasci negro, meus pais são muito brancos inclusive, o que camufla todo o meu DNA, que infelizmente ninguém vai checar. Posso dizer que estou longe de ser privilegiado. Assim como VÁRIAS PESSOAS da escola particular, muitos pais tem o BÁSICO, para pode dar ao filho uma oportunidade melhor. Enquanto que há muitos da escola pública que tem tão ou mais que alguns da escola particular. Digo isto aqui da periferia. Sem contar que eu também tenho parente indígena, mas isto como eu disse NINGUÉM VAI VER. Ninguém vai ver o heredograma de cada brasileiro para saber quem merece MAIS OU MENOS direitos por conta de suas origens. As pessoas veem o exterior, e os nossos "defensores" também. E vão julgar você o quanto puderem pelo o que você parece ser, apenas olhando sua aparência. 
Não há uma qualquer liberdade em dizer o que você pensa, ou acha. Na sala de aula, o professor é aquele que manda e os alunos devem entender que é ELE que tem a CAPACIDADE em ensinar algo para você. Não há argumentos POSSÍVEIS neste mundo que os faça falar: "Olha,posso estar errado". Existe uma consciência neles de que SÃO ELES INTELECTUALMENTE preparados para ensinar e GUIAR as pessoas para o caminho certo. 

E eu ainda tinha que ouvir v ários professores criticando a "ESCOLA SEM PARTIDO" . Eles achavam isto uma censura. TINHAM CERTEZA QUE SÃO ELES QUE ENSINAM O CERTO aos alunos, que SÃO ELES CAPACITADOS A GUIAR O PAÍS PARA UM FUTURO MELHOR. 
Eu ESTOU LONGE DE FALAR "OS PROFESSORES NÃO SÃO IMPORTANTES". Mas o que existe hoje é uma GRAVE INTERFERÊNCIA POLÍTICA NA SALA DE AULA que ESTÁ LONGE DE GUIAR O PAÍS PARA UM FUTURO MELHOR. Porque NÃO HÁ DEBATE NENHUM, NÃO HÁ DUAS FACES DA MESMA MOEDA, NÃO HÁ, NÃO EXISTE. 
Eu sou da periferia de escola particular, da capital paulista. Como está nas escolas públicas deste meu país? Como está no Nordeste, no Centro-Oeste, do Norte do país? NÃO QUERO IMAGGINAR. 
Essa hipocrisia corrompe a nossa história como nação. Existe uma intenção em defender as pessoas até um certo limite e neste liimite já há MUITO o que se EXPLORAR  de quem de fato precisa de ajuda. É triste. É a realidade. 
Eu discuti muito com os professores de 2016 até 2017 sobre isto. Porque foi nesta época que li sobre Anarcocapitalismo, Liberalismo, entre outros! Porque nestes últimos anos não sabia o quão VASTO é as ideias que cercam este mundo e O QUÃO FECHADO, IMPOSTO ESTÁ NA NOSSA EDUCAÇÃO DETERMINADAS IDEOLOGIAS. 

Desculpem o desabafo! Vim aqui para debater também. Entrei de férias agora e não havia visto este POST. QUE BOM que vejo UMA MUDANÇA NA CABEÇA DE AGLUNS JOVENS DESTE PAÍS! Também estou neste caminho meus amigos! E até onde eu puder, vou DEFENDER o meu país.
Quanto a Marx, estou longe de dizer que tudo o que ele escreveu está errado. Sua visão é digna de uma análise. Ciências Humanas está longe de ter verdades absolutas quanto em Exatas. 
Quanto a educação nas escolas, não acho que há uma forma de não se inclinar para algumas ideologias quando se explica a matéria. A Guerra Fria não é ensinada da mesma forma aqui como nos EUA ou Rússia, com certeza. Mas existe uma necessidade CLARA EM HAVER GRANDES VISÕES DIVERGENTES ACERCA DA HISTÓRIA, PORQUE HOJE EM DIA NAS ESCOLAS NÃO HÁ! Existe o discurso dos professores em nos defender quanto a manipulação da imprensa e afins, MAS ELES TEM UM GRANDE ACESSO E POTENCIAL EM MUDAR AS IDEOLOGIAS DOS ALUNOS SEM QUALQUER TIPO DE RETALIAÇÃO, DE PUNIÇÃO, DE MONITORAMENTO!!!! Como um professor que está sendo pago pode dizer para ensinar seus alunos pode dizer a eles que os mesmos não terão capacidade de passar no vestibular? Isto é exposto na matrícula ? Não!! Mas o aluno ainda sai como errado.E TENHO CERTEZA QUE NÃO É UM CASO ISOLADO. E não falo de censura não, mas tem professores que também incitam os alunos a se revoltarem contra os pais, religião e tudo mais. DEVEM HAVER LIMITES SIM. O ESTADO não deve ter tamanha INTERFERÊNCIA na educação de seus cidadãos. Até porque ele mesmo pode nos ensinar a nos submeter-mos a algo, fazer propaganda de governos e afim.  
Um abraço!

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Mensagem por Henrique Felix Sousa Seg 09 Jul 2018, 21:58

Henrique Felix Sousa escreveu:
Sai há um ano do Ensino Médio. Estudei em escola particular a vida inteira. Sou da periferia da capital paulista.
Vou expor aqui algumas experiências minhas QUE MOSTRAM CLARAMENTE A TOTAL INTERLIGAÇÃO, CONEXÃO, queiram chamar como vocês quiserem, ENTRE UMA GRANDE, ENORME, DOUTRINAÇÃO que existe nas salas de aula SIM!. 
No 2º ano do EM eu tive uma professora que eu poderia definir imensamente como uma ótima pessoa para você chamar de militante. Ela sofreu uma traição de seu marido uns anos antes. Seu pai mandou ela continuar seu casamento, porque isto era "normal". Ela fazia progressiva e numa vez ela sofreu graves consequências por conta dos produtos químicos. Parou de fazer progressiva, ficou internada, não falava mais com o pai, se separou do marido. Tinha uma filha com ele inclusive. Ela deixou o cabelo dela crescer, era bem cacheado, ela era branca, apesar de, segundo ela, ela ser algo como "Afro Bege". A família dela veio da Bahia, inclusive.
Ela era claramente uma pessoa que sofreu muito com a sociedade (E quais os que não sofrem neste país?). Ela virou uma militante de esquerda. Virou feminista, parou de ir a Igreja (E não julgo esta parte nunca), continuou dando aula de História. 
As primeiras aulas eram sobre discussão das cotas. Ela acreditava que como o governo largou os escravos na sociedade após a abolição, sem qualquer tipo de auxílio, as pessoas negras deveriam sim precisar das cotas. Eu me lembro de todo aquele discurso que me fez mesmo naquele dia pensar: "É, realmente precisamos de cotas!"
Ao longo do ano eu tive vários atritos com ela. 2016 foi o ano de eleição nos EUA, foi o ano do Impeachment da Dilma. Então imaginem que FOI O ANO para ela discutir estes assuntos. Sem falar do crescimento do Bolsonaro naquela época.
* Primeiro porque ela dizia defender, claro, a população pobre do país, as pessoas da periferia, sobretudo, as mulheres e os negros. Mas o desenrolar desta história demonstra, como parece acontecer realmente com o discurso destas pessoas que dizem defender-nos, a HIPOCRISIA que circulava nas suas ideias.
Numa destas discussões sobre cotas, eu me lembro que um colega de classe começou a conversar com ela sobre isso. Ele começou seus argumentos dizendo que "Como eu sou branco ... ". Ela na hora olhou para ele e disse: " E quem disse que você é branco". E o menino era, é , na verdade, MUITO branco. Ele ficou sem graça, claro. 
Ela adorava se considerar "Afro Bege". Ela mesma se denominava assim e tinha orgulho disto. O engraçado era que ela falava que não existia esta coisa de "moreno'. Existia apenas BRANCO, NEGRO e PARDO, quanto a cor da pele. Foi a conclusão que tirei, abertamente ela não falou que não existia Amarelo, mas seguindo a discussão... Uma vez eu falei que ela era Branca, porque ela tinha cor de leite mesmo, e ela quase me engoliu, porque ela era, segundo ela mesma, "Afro Bege". 
É muito complicado você realmente apontar para uma pessoa, definir uma pessoa pela cor de pele nos dias atuais. Cada um tem a sua visão, cada um tem em sua cabeça o que acha ser Branco, Pardo, Negro, etc. Mas nunca esperaria que ela que fosse reagir de uma forma tão bruta quanto reagiu. E me lembrar que ela mesma apontou para o menino dizendo que ele não era branco, quando ele era de fato muito branco. É uma grande contradição acreditar que você pode definir a cor da sua pele,  mas também apontar para o próximo quem ela é, ou contradize-la, como ela fez com o garoto. Se existe uma lógica nisto, eu não vejo. 
* Segundo que ela contou que nos alunos do Fundamental, ela perguntou para as pessoas de quem elas descendiam. E muitas levantaram para dizer: Portugueses, Espanhóis, Italianos. Ninguém dizia ser descendente de negros. E neste caso sabemos que é muito a realidade mesmo do comportamento das pessoas acerca de suas origens. 
Ela disse em nossa sala que estas pessoas deveriam diminuir (Eufemismo mesmo) esta exaltação de ter uma herança europeia próxima, uma vez que os europeus que vieram para cá eram pobres, miseráveis, sem propriedade e que, segundo ela, estas pessoas deveriam inclusive ESCONDER este fato, porque para ela não havia em nada o que se exaltar. 
Eu compreendo bastante que ela tentou (TENTOU) nos dizer que deveríamos considerar que , independente de onde viemos, somos em algum ponto iguais. ATÉ QUE ela CLARAMENTE exaltava a cultura africana e nisto não TEM NENHUM PROBLEMA. MAS o que ela falou na nossa sala foi muito além do que eu até coloquei em ênfase (TENTOU) e eis a contradição novamente. Ela claramente tinha uma, não uma inveja, mas um ranço com o comportamento das pessoas em primeiro dizer de suas heranças europeias, uma vez que o país é bastante miscigenado. Mas dizer que estas pessoas deveriam SENTIR VERGONHA em dizer suas origens é no mínimo UM ABSURDO. Independente de onde viemos, NÃO TEM COMO ALGUÉM TE DIZER QUE VOCÊ DEVE SENTIR VERGONHA DAS SUAS ORIGENS!! Principalmente quando ela diz estar ao seu lado contra toda as "opressões" que a sociedade nos impõe. 
* Segundo: Ela após o impeachment da Dilma chegou na nossa sala já fazendo seu discurso e que eu me lembre começou até assim " Ontem aconteceu uma   :@: :@:  (eufemismo) no Congresso Nacional " e continuou falando sobre o Temer, e como ele era malvadão (Malvadão após o impeachment, na campanha era competente o suficiente para fazer chapa com o PT, inclusive há vídeos com a Dilma exaltando-o). 
No início das aulas seguintes ela chegava: "Primeiramente, Fora Temer; Segundo, Bom dia". Era assim TODOS OS DIAS. TODOS, TODOS.
Ela fazia altos discursos na sala de aula. As aulas sobre Vargas iniciavam sobre o TEMER, e como ele iria mudar a CLT, que nós iriamos trabalhar mais não sei quantas horas por dia, e que iriamos nos aposentar após os 70 anos apenas. E Várias teorias acerca do futuro do país. Ela dava aula sobre TEMER. De resto, passava documentários sobre Ditadura, de Boris Fausto, de Karnal, depoimentos dos cantores lá da Ditadura e COMO LUTAVAM PELA DEMOCRACIA. 
Como o jovem aí disse: HÁ UMA NÍTIDA FALTA DE CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES BRASILEIROS em dar aula. E não é só em História. E eu sou de escola particular. Eu não quero imaginar como é na escola pública. 
Ela não estava lá para ensinar alguma coisa se não manipular nossas ideias acerca da política do país. E NÃO entro na questão de qual viés ela estava nos guiando não. Estou aqui AFIRMANDO que existia SIM uma GRANDE INTENÇÃO em MANIPULAR, em INSTRUIR os alunos em algumas ideologias. 
Não se ensinava NADA da boca dela acerca do conteúdo da apostila. Tudo que estava na apostila ela mandava algum aluno ler em sala de aula, eu fazia isto muito inclusive, ou passava vídeos. De resto eram altos comentários, DESABAFOS, DISCURSOS. 
Teve aula sobre o Apertheid, ela nos passou vários filmes sobre o Mandela. Vimos o filme da Olga Benario e como ela LUTAVA pela justiça no mundo. E eu chorei muito nestes filmes, não nego. Quem  não se magoaria com tamanha discriminação na África do Sul, com a morte de Olga Benario na câmara de gás, com as mazelas que o mundo alimentou e alimenta até os dias atuais. 
Sobre o Mandela o jovem já comentou também que ele não era tão santo assim, e claro que estou longe de diminuir sua grande importância no combate ao regime da África do Sul, mas o DIRECIONAMENTO destes filmes é NÍTIDO. Assim como a filha de Olga Benário que até hoje faz comentários recentes sobre a política brasileira e como ela defende a implementação de um regime socialista, comunista e afins que sua mãe tanto desejava,  mesmo após O FRACASSO IMENSO que a URSS teve no século passado, ALÉM DAS MILHÕES DE MORTE que o processo todo causou. É incrível como se nega isto e como se acredita que no Brasil tudo seria diferente ...
No final ela foi despedida da minha escola devido a seu comportamento muito fora do que podemos chamar de profissionalismo. Ela mandava os alunos tirar foto da apostila para completar as questões, entre N coisas que não vou citar. Ela não tinha um compromisso com os alunos para ensiná-los matéria para o vestibular, NUNCA. 
* Terceiro que num dia ela falou para nós na sala de aula que não teríamos CAPACIDADE EM COMPETIR NO VESTIBULAR COM UM ALUNO QUE ESTUDOU A VIDA INTEIRA NO COLÉGIO ETAPA  E QUE SE ALGUÉM NA SALA QUERIA MEDICINA, ENGENHARIA (Como meu caso, Medicina, e ela sabia disto) O GOVERNO IRIA ACABAR COM OS PROGRAMAS SOCIAIS DE FINANCIAMENTO e, assim,  não faríamos a faculdade.
Ela nunca se importou em ensinar a matéria, mas estava preocupada em nos dizer que não teríamos nem capacidade para competir com alguém dos colégios tradicionais da capital. Era ridículo. Ela TEM a tarefa, como professora, em nos ajudar neste processo, que nem mesmo para quem é de escola boa é tão fácil (PRECISA ter vontade em estudar) e não entro no mérito de ser mais fácil ou menos fácil, porque é claro que existe suas vantagens. 
Agora, colegas, como um PROFESSOR fala isso para SEUS ALUNOS? Que eles não tem a CAPACIDADE. É ridículo. 
Saindo do âmbito desta professora, teve e ainda continuam lá vários professores assim. Que não ensinam direito, mas que fazem discursos enormes de como há dificuldades mundo a fora. De como o capitalismo explora e afins. ELES mesmos explorava os nossos pais,  que pagavam a escola para eles não ensinarem a matéria adequadamente. E assim vai, é uma HIPOCRISIA imensa. Sem tamanho. É RETRATO DA POLÍTICA BRASILEIRA, a qual explora a população do país com seus discursos populistas, ao passo que a explora. 
Deixo claro aqui que existiam professores meu de História que eram muito mais neutros. Mas no Ensino Médio o problema se agravou demais. 
Em 2017 quando houve a greve dos professores por conta das propostas do governo acerca do aumento da idade mínima para aposentadoria, meu professor de Geografia desceu nas salas anunciando que no dia seguinte não haveria aula, porque HOUVE UM GOLPE NO BRASIL EM 2016 e o GOVERNO ILEGÍTIMO ESTAVA X, Y, Z. E que os professores iriam BATALHAR PELOS NOSSOS DIREITOS que estavam sendo destruídos. 
Era bastante engraçado, porque num lugar como minha escola, e como várias do Brasil, onde a maioria dos professores não tem uma formação adequada para darem aula, haver uma postura na defesa dos "direitos" da população quando eles mesmo são RETRATO do JEITINHO BRASILEIRO DE SER. 
Sem contar após o anúncio do professor de geografia ocorrer, minha professora de português disse que NÃO QUERIA TRABALHAR MAIS ANOS PARA SE APOSENTAR PORQUE ELA ERA PROFESSORA E NÃO QUERIA DAR AULA APÓS OS 60 ANOS DE IDADE. 
Eu concordo muito que é difícil dar aula mesmo mais jovem. Mas NÃO VAI HAVER APOSENTADORIA PARA NINGUÉM se não haver uma reforma na previdência, QUALQUER QUE SEJA a reforma. VAI PRECISAR. Meu Deus. A filha dela vai precisar da reforma e não estou defendendo a proposta do governo não. Mas O BRASILEIRO TEM UM GRAVE PROBLEMA CULTURAL. Herança da escravidão e, por parte da religião católica, trabalhar é ruim. Herança dos nossos governos, a maioria quer tirar vantagem das coisas. Os discursos dentro da sala de aula EXALAM HIPOCRISIA. 
E claro, não vá discordar! Com a professora de história, já fui reclamar sobre sua postura, principalmente quando falou da nossa incapacidade em passar no vestibular. Ela me respondeu que eu DEVERIA ESTAR FELIZ POR ELA RESPONDER, PORQUE SE FOSSE NA FACULDADE O PROFESSOR IRIA IGNORAR. Ela já até contou as histórias com os professores e o que ela passou no ambiente. E que EU INTERPRETEI MAL. Que eu deveria avaliar minhas "bases interpretativas". Nem vou contar o resto. Mas é a história do : o que eu passei, vocês tem que passar e, assim, juntaremos nossas mãos para lutarmos. E melhorar ainda se eu demonstrar para você por conta própria, numa espécie de vingança com a sociedade. Um ciclo.
Ela me mandou vídeo da Marilene Chauí, nem sei como se escreve, falando que o que estava acontecendo no Brasil era um plano da CIA com o pré-sal brasileiro. Nem vou falar desta mulher, hipócrita a um nível inacreditável. 
Por fim, quanto as cotas, existia uma clara, nítida posição dela e de vários professores meus que basicamente se traduz no fato de que se uma pessoa nasceu branca, independente de sua origem, ela quase que automaticamente já perde todo o, segundo eles, "direito" a cota de cor. Ninguém defendia ali, assim como os vídeos que vemos na internet, uma cota socioeconômica. Alguns professores citavam, mas ninguém dos movimento toca muito no assunto a ponto de nossa, pauta. 
Eu me desapontava bastante, porque sabemos até onde este discurso de defesa vai. Minha família é miscigenada, e minha avó é negra inclusive. Mas eu não nasci negro, meus pais são muito brancos inclusive, o que camufla todo o meu DNA, que infelizmente ninguém vai checar. Posso dizer que estou longe de ser privilegiado. Assim como VÁRIAS PESSOAS da escola particular, muitos pais tem o BÁSICO, para pode dar ao filho uma oportunidade melhor. Enquanto que há muitos da escola pública que tem tão ou mais que alguns da escola particular. Digo isto aqui da periferia. Sem contar que eu também tenho parente indígena, mas isto como eu disse NINGUÉM VAI VER. Ninguém vai ver o heredograma de cada brasileiro para saber quem merece MAIS OU MENOS direitos por conta de suas origens. As pessoas veem o exterior, e os nossos "defensores" também. E vão julgar você o quanto puderem pelo o que você parece ser, apenas olhando sua aparência. 
Não há uma qualquer liberdade em dizer o que você pensa, ou acha. Na sala de aula, o professor é aquele que manda e os alunos devem entender que é ELE que tem a CAPACIDADE em ensinar algo para você. Não há argumentos POSSÍVEIS neste mundo que os faça falar: "Olha,posso estar errado". Existe uma consciência neles de que SÃO ELES INTELECTUALMENTE preparados para ensinar e GUIAR as pessoas para o caminho certo. 
E eu ainda tinha que ouvir v ários professores criticando a "ESCOLA SEM PARTIDO" . Eles achavam isto uma censura. TINHAM CERTEZA QUE SÃO ELES QUE ENSINAM O CERTO aos alunos, que SÃO ELES CAPACITADOS A GUIAR O PAÍS PARA UM FUTURO MELHOR. 
Eu ESTOU LONGE DE FALAR "OS PROFESSORES NÃO SÃO IMPORTANTES". Mas o que existe hoje é uma GRAVE INTERFERÊNCIA POLÍTICA NA SALA DE AULA que ESTÁ LONGE DE GUIAR O PAÍS PARA UM FUTURO MELHOR. Porque NÃO HÁ DEBATE NENHUM, NÃO HÁ DUAS FACES DA MESMA MOEDA, NÃO HÁ, NÃO EXISTE. 
Eu sou da periferia de escola particular, da capital paulista. Como está nas escolas públicas deste meu país? Como está no Nordeste, no Centro-Oeste, do Norte do país? NÃO QUERO IMAGGINAR. 
Essa hipocrisia corrompe a nossa história como nação. Existe uma intenção em defender as pessoas até um certo limite e neste liimite já há MUITO o que se EXPLORAR  de quem de fato precisa de ajuda. É triste. É a realidade. 
Eu discuti muito com os professores de 2016 até 2017 sobre isto. Porque foi nesta época que li sobre Anarcocapitalismo, Liberalismo, entre outros! Porque nestes últimos anos não sabia o quão VASTO é as ideias que cercam este mundo e O QUÃO FECHADO, IMPOSTO ESTÁ NA NOSSA EDUCAÇÃO DETERMINADAS IDEOLOGIAS. 
Desculpem o desabafo! Vim aqui para debater também. Entrei de férias agora e não havia visto este POST. QUE BOM que vejo UMA MUDANÇA NA CABEÇA DE AGLUNS JOVENS DESTE PAÍS! Também estou neste caminho meus amigos! E até onde eu puder, vou DEFENDER o meu país.
Quanto a Marx, estou longe de dizer que tudo o que ele escreveu está errado. Sua visão é digna de uma análise. Ciências Humanas está longe de ter verdades absolutas quanto em Exatas. 
Quanto a educação nas escolas, não acho que há uma forma de não se inclinar para algumas ideologias quando se explica a matéria. A Guerra Fria não é ensinada da mesma forma aqui como nos EUA ou Rússia, com certeza. Mas existe uma necessidade CLARA EM HAVER GRANDES VISÕES DIVERGENTES ACERCA DA HISTÓRIA, PORQUE HOJE EM DIA NAS ESCOLAS NÃO HÁ! Existe o discurso dos professores em nos defender quanto a manipulação da imprensa e afins, MAS ELES TEM UM GRANDE ACESSO E POTENCIAL EM MUDAR AS IDEOLOGIAS DOS ALUNOS SEM QUALQUER TIPO DE RETALIAÇÃO, DE PUNIÇÃO, DE MONITORAMENTO!!!! Como um professor que está sendo pago pode dizer para ensinar seus alunos pode dizer a eles que os mesmos não terão capacidade de passar no vestibular? Isto é exposto na matrícula ? Não!! Mas o aluno ainda sai como errado.E TENHO CERTEZA QUE NÃO É UM CASO ISOLADO. E não falo de censura não, mas tem professores que também incitam os alunos a se revoltarem contra os pais, religião e tudo mais. DEVEM HAVER LIMITES SIM. O ESTADO não deve ter tamanha INTERFERÊNCIA na educação de seus cidadãos. Até porque ele mesmo pode nos ensinar a nos submeter-mos a algo, fazer propaganda de governos e afim.  
Um abraço!




Aliás, me desculpem inclusive por utilizar estas últimas palavras, foram inadequadas e imediatas. Esclareço que elas revelam apenas a minha indignação. Tenho certeza que não deve haver interferência desta forma do Estado na educação da forma com que falei e na mesma intensidade. Como disse, não tenho compromisso com qualquer tipo de censura dentro da sala de aula, mas do jeito que está, está longe de estar adequado.  

Assim quando eu disse que eles não possuem qualquer tipo de punição sobre o que falam dentro da sala de aula, estou de longe de defender qualquer tipo de violência, seja ela verbal ou física, mas sim uma formação e postura adequada nas salas de aula! Defendo também a liberdade dos professores em seguirem as ideologias que preferirem, mas defendo também o profissionalismo deles  no que diz respeito a responsabilidade que eles carregam dentro da sala de aula e , assim como a Escola sem Partido disse,  consciência da vulnerabilidade dos alunos acerca das ideologias políticas no mundo. 
Obrigado novamente!

Henrique Felix Sousa
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