PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Doutrinação nas escolas

+11
Diego A
Willian Honorio
Sr. Anônimo
Lemann
justanightmare
marcelindo3301
MalcolnMed
GranTorino
VesTeles
Matheus Tsilva
Ashitaka
15 participantes

Página 1 de 7 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Doutrinação nas escolas Empty Doutrinação nas escolas

Mensagem por Ashitaka Qua 27 Jun - 22:46

Agora já faz alguns anos desde que terminei o ensino médio, mas lembro-me perfeitamente de como os professores, principalmente de história e sociologia, aproveitam de suas posições e da ignorância dos alunos para passar informações tendenciosas, seguindo suas próprias convicções políticas. Apesar de discordar, em silêncio, com muito do que era dito, foi assim que eu, e, certamente, milhares ou milhões de outros estudantes saíram do ensino médio com a crença de que o comunismo era algo bom, o capitalismo era ruim, Che e Mandela eram heróis. Embora não tenha nunca defendido tal ideologia, somente muito depois fui descobrir como havíamos sido enganados com um mar podre de mentiras e hipocrisia imensurável, e os heróis eram assassinos perversos, enquanto os vilões não eram ruins como diziam.

Existe muito que ainda poderia ser dito sobre, mas paro por aqui, por enquanto. Gostaria de saber dos que ainda estão no médio se as coisas ainda estão assim, se o escola sem partido (que eu gostaria que existisse, na época) faz alguma diferença ou se os professores continuam enganando seus alunos e contando todas aquelas mentiras utópicas, como se essa hipocrisia chamada comunismo fosse bom e Marx, um santo.

Aos que ainda passam por isso, sugiro cuidado e que bebam de outras fontes que dizem o contrário de seus professores, para que tenham um ínfimo de capacidade de perceber que estão sendo usados e enganados.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Doutrinação nas escolas Empty Re: Doutrinação nas escolas

Mensagem por Matheus Tsilva Qui 28 Jun - 3:28

Não estou no ensino médio , mas infelizmente aconteceu o mesmo comigo.Lembro vagamente de algumas coisas.
Me recordo de uma situação que não sei bem se era prudente o professor fazer , ele sugeriu um curso pra uma menina , atualmente ela faz exatamente esse curso , sendo que ela já tinha decidido um outro curso.
Não sei bem até onde vai esse limite , da opinião do professor ,mas talvez seja prejudicial.Eu não sabia nada no ensino médio , e sinto que fui um pouco afetado por essa questão.E nesse mesmo professor eu sentia uma certa arrogância.
E tem uma coisa muito chata nisso , as vezes você até percebe que tem algo errado , mas rapidamente todos seus colegas te julgam.
No fim das contas eu gosto muito de sociologia , mesmo não sabendo muita coisa mais , e gostava também desse professor , apesar de ele influenciar em questões politicas.
Matheus Tsilva
Matheus Tsilva
Fera
Fera

Mensagens : 1167
Data de inscrição : 16/07/2015
Idade : 25
Localização : Uberaba, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Doutrinação nas escolas Empty Re: Doutrinação nas escolas

Mensagem por VesTeles Qui 28 Jun - 7:30

Infelizmente compartilho das mesmas lembranças do ensino médio (terminei ano passado - bem recente) e do fundamental II, lembro que quando estava na 8ª série meu professor ia com uma camisa da URSS, do ditador Che, Stálin e entre outras figuras pelo menos umas 2 vezes na semana, mas isso nem era ruim (cada um usa o que quer), o ruim mesmo é que eu nunca (nunca mesmo! ) ouvi ele falar das ditaduras, dos campos de concentrações, das execuções socialistas, nas aulas ele sempre "endeusando" essa ideologia e incitando que devíamos defendê-la também.
Já no meu ensino médio, deixei de ser meio acéfalo e passei a questionar e pesquisar sobre e, logo, comecei a ter um pensamento mais crítico acerca das aulas, principalmente na de sociologia, ela tinha, praticamente, o mesmo perfil que meu professor, porém ainda adicionava, no lindo rol de ideais, o anarquismo.

Por enquanto, pelo menos na minha escola, não mudou muito do que vocês tinham, ainda existe muita alienação ideológica.


(tenho que confessar, desfazer algumas falácias dos professores era muito satisfatório)

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Doutrinação nas escolas Empty Re: Doutrinação nas escolas

Mensagem por Ashitaka Sex 29 Jun - 0:18

Pois é, como diz Pondé, é uma questão de status ser de esquerda, ainda que seja só mentiras e hipocrisia. É um requisito para você ser considerado intelectual e não ser excluído de grupos compostos por esse tipo de gente.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Doutrinação nas escolas Empty Re: Doutrinação nas escolas

Mensagem por GranTorino Sex 29 Jun - 3:07

Discordo disso em parte. Meus pais me colocaram em uma escola Católica, mas nem mesmo o constante ódio dos professores a Karl Marx, Sartre, Engels, e a devoção a filósofos e sistemas conservadores (monárquico)  nas aulas fazem de mim um monarquista e saudosista da Ditadura Militar.

Opinião e Doutrinação se diferem a partir do momento que o indivíduo tem acesso à informação, e para tê-la basta cair de cabeça nos livros (ou, o mais comum, a internet). Portanto, a doutrinação é algo que impede o indivíduo de emitir uma opinião e de ter acesso às informações referentes ao "outro lado".

Claro que muita gente está sendo doutrinada, principalmente os mais pobres. Entretanto, acho que a galera está levando esses assuntos de maneira muito EMOTIVA!!! uma vez que só sabem focar em uma única direção, ou seja, se algo deu errado culpe a 
doutrinação esquerdista promovida pelos professores aos alunos...
E é isso  que eu acho de mais fantástico nessa história toda. Fica evidente que não combatem a doutrinação, mas a doutrinação esquerdista. 

No entanto, o povo gosta disso. Nada mais é do que jogo de poderes; quando um toma o poder, o outro vira Demônio heuheue (é a história se repetindo, meus caros. Daqui a uns 20 anos, o jogo vira... é um ciclo abastecido de amor e ódio).

Obs: Se quiserem me taxar de comunista, esquerdista, socialista, liberalista, libertarista, monarquista, amoedista vocês podem! Mas lembrem-se de construirem uma máquina do tempo que os levem a 1946.
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Doutrinação nas escolas Empty Re: Doutrinação nas escolas

Mensagem por Ashitaka Sex 29 Jun - 8:44

Acreditando que sua idade se refira ao personagem de GranTorino, dificilmente vai ser saudosista de algo que não viveu. Mas sua fala já de denuncia um dos pontos: chamar o governo militar de ditadura. Existem muitas mentiras que cercam esse tema, porque só sabem falar de tortura (como se não tivesse acontecido do outro lado) blá-blá-blá enquanto teve coisas maravilhosas no governo militar, e ninguém diz que ele veio para impedir uma ditadura de esquerda que aconteceria. Existem entrevistas por aí dos militantes comunistas da época alegando que o intuito não era tirar os militares para impor democracia, mas para impor uma ditadura comunista. Então, a única coisa que eu faço é agradecer aos militares por nos ter livrado de uma, então sim real, ditadura, que faria qualquer um dos jovens traumatizados com o que não viveram mudarem sua opinião sobre o que é uma ditadura.

Se for seguir sua fala, não existe doutrinação no mundo mais, já que praticamente qualquer um pode ter acesso à informação. Sua afirmação generalista é uma indução ao erro, visto que a maior das pessoas não vai atrás desse tipo de informação após sair das escolas com opinião formada, terá resistência por já ter uma opinião, não saber que existe pontos bons para o outro lado. Como alguém vai sair e pesquisar se não sabe o que pesquisar? Pergunte quantos saíram da escola e sabem o nome de 1 autor que defenda capitalismo, liberalismo econômico ou algo do gênero. Faça o mesmo teste com comunismo e terá sua resposta. Isso tudo sem contar as pessoas que não têm acesso a meios de buscar, sem contar professores que proíbem alunos de utilizarem bibliografia anti marxista em trabalhos, e por aí vai.
Isso que você falou é censura, não doutrinação. Doutrinação é impor explícita ou implicitamente suas ideologias aos outros sem lhes dar uma segunda opção.

Alem disso, qualquer pessoa com um mínimo de inteligência há de concordar que a obrigação do professor é expor igualmente ambos os lados, com mesma profundidade, sem ficar pendendo pra nenhum lado.

Óbvio que só reclamam a doutrinação esquerdista. Já viu acontecer uma que não fosse esquerdista? É a única que acontece quando nenhuma deveria. Qualquer pessoa que tenha passado por uma escola sabe que existe uma hegemonia de esquerda, e que até mesmo professores que pensam diferente passam pelos olhares de rabo de olho de outros professores, senão pior. O sinal de seus professores demonstrarem ódio a Marx mostra que eles te mostraram que existe um outro lado (mesmo que não gostem), e mostraram os pontos de lá. Agora veja se os professores que idolatram Marx mostram os podres da esquerda ou se, pelo menos, apresentam algo do conservadorismo aos alunos. O fato é que pelo menos eles te falaram sobre, mesmo odiando, enquanto no outro âmbito, é como se nem existisse o outro lado.
E por fim, ainda que hipoteticamente existisse uma doutrinação de direita, a quantidade infinita de escolas que fazem o contrário não se justificaria.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Doutrinação nas escolas Empty Re: Doutrinação nas escolas

Mensagem por VesTeles Sex 29 Jun - 8:54

Eu entendo essa sua parte, mas pense: alunos ainda estão em formação ideológica, não há motivo para entupir a cabeça delas com apenas uma ideologia (de esquerda, direita, liberal, conservador, progressista e outras aí), eu, particularmente, fui para o ensino médio quase que militante comunista (para mim era o auge da sabedoria humana, mas a história nos prova o contrário), isso por que tudo que aprendi era pautado nisso, não há uma possibilidade de você discordar de algo que estão te ensinando desde cedo que é bom. Digo o mesmo para, por exemplo, no seu caso, imagino que em um colégio, como você descreveu, se você duvidar da existência de Deus é caso grave, por que eles estão ensinando a você a ser cristão.

Eu concordo com o ciclo, e eu defendo a ideia de ser ensinado os dois lados da moeda, afinal, por que ter pensamento crítico se apenas um lado é ensinado?

Olha o nível de doutrinação em que chegamos: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por VesTeles em Sex 29 Jun - 8:56, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Comunismo para crianças)

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Doutrinação nas escolas Empty Re: Doutrinação nas escolas

Mensagem por MalcolnMed Sex 29 Jun - 10:08

Ashitaka escreveu:e ninguém diz que ele veio para impedir uma ditadura de esquerda que aconteceria. Existem entrevistas por aí dos militantes comunistas da época alegando que o intuito não era tirar os militares para impor democracia, mas para impor uma ditadura comunista. Então, a única coisa que eu faço é agradecer aos militares por nos ter livrado de uma, então sim real, ditadura, que faria qualquer um dos jovens traumatizados com o que não viveram mudarem sua opinião sobre o que é uma ditadura.
Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked
Ainda há quem acredite nisso? Achei que os ingênuos ficaram lá por 60. hauahauahauah

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Doutrinação nas escolas Empty Re: Doutrinação nas escolas

Mensagem por Ashitaka Sex 29 Jun - 10:12

Concordo com tudo que o VesTeles disse. O pior é que ainda entopem com as piores ideologias que podem existir, enquanto países como o Japão estão fortes bases matemáticas e científicas, ensinando valores para serem cidadãos de respeito. Não se importam o quão lixo está a educação no país, apenas focam nessas ideologias deturpadas.

É bem isso que VesTeles falou, você sai do médio praticamente um militante comunista, mas sem conhecer nada a fundo, cheio de argumentos arrogantes e frágeis, típicos de jovens que têm opiniões sobre tudo mas sem saberem de nada.

O Brasil tem falta de uma direita presente. É fundamental para a democracia que exista os dois lados. E depois de catastróficos anos de esquerda no poder, já passou da hora de mudar isso. Mas é difícil quando a mídia é toda de esquerda e espalha mentiras sem pudor.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Doutrinação nas escolas Empty Re: Doutrinação nas escolas

Mensagem por Ashitaka Sex 29 Jun - 10:17

Malcoln, ainda há quem acredite que tentam tornar isso uma mentira? Procure e encontrará os próprios militantes da época assumindo isso e dizendo que esse era o objetivo, vide Eduardo Jorge, por exemplo. Sobre a influência dos EUA, sugiro não ficar nesse mundinho apenas e ir ver o que outros dizem sobre o tema, como o Olavo de Carvalho fala sobre.
Pelo visto parece que te doutrinaram direitinho mesmo. Recai no que eu falei sobre jovens que têm opiniões sobre tudo sendo que mal conhecem a metade que defendem.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Doutrinação nas escolas Empty Re: Doutrinação nas escolas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 7 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos