PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ligações

2 participantes

Ir para baixo

Ligações Empty Ligações

Mensagem por jean karlo Borges de Lemo Sáb 23 Jun 2018, 12:13

Os átomos, por meio de ligações químicas, podem perder, receber ou compartilhar elétrons a fim de adquirir estabilidade. Quando temos a formação de moléculas, essas podem ser polares ou apolares. Isso está diretamente relacionado com a geometria e a polarização das ligações. Sobre a natureza das forças intermoleculares e a geometria das moléculas são feitas as afirmativas abaixo: 
I. A formação de ligação de hidrogênio explica a alta solubilidade de amônia gasosa, em água.
 II. A polaridade da molécula não depende das nuvens não ligantes no átomo central, mas da polaridade das ligações e da geometria da molécula.
 III. No gelo-seco, as moléculas do dióxido de carbono estão unidas por ligações covalentes.
 IV. O metano é uma molécula de geometria tetraédrica, apolar e por isso apresenta interações de dispersão de London. 
V. A polarização de uma ligação apresenta uma direção, um sentido e uma intensidade que, portanto, podem ser representados por um vetor. Assinale a alternativa correta:

 a) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras. b) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

jean karlo Borges de Lemo
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 20/02/2016
Idade : 30
Localização : Nata, RN, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações Empty Re: Ligações

Mensagem por magcamile Sáb 23 Jun 2018, 14:19

I. A formação de ligação de hidrogênio explica a alta solubilidade de amônia gasosa, em água.  eita, tenho dúvida aqui mas colocaria como Falso.  A alta solubilidade da amônia é por conta dela ser uma molécula polar (4 nuvens diferente de 3 átomos iguais ligados a N), como a água; e polar dissolve polar. Mas acho errado dizer que é por conta das pontes de hidrogênio, porque se não me engano essas pontes foram rompidas na mudança de estado físico.


 II. A polaridade da molécula não depende das nuvens não ligantes no átomo central, mas da polaridade das ligações e da geometria da molécula. Falso, as nuvens não ligantes  vão interferir na disposição da molécula... pra determinar a polaridade tem até aquela regra prática de olhar se o número de nuvens não ligantes no átomo central é igual ou diferente ao numero de grupos iguais ligados a esse átomo central.


 III. No gelo-seco, as moléculas do dióxido de carbono estão unidas por ligações covalentes. Verdadeiro, gelo seco é CO2 no estado sólido. A ligação é entre dois ametais (tendência de receber elétrons) ... os dois irão compartilhar elétrons, não haverá uma transferência definitiva de elétrons como ocorre em ligações iônicas

IV. O metano é uma molécula de geometria tetraédrica, apolar e por isso apresenta interações de dispersão de London. Verdadeiro, é uma molécula apolar e molécula apolar tem como força intermolecular dipolo induzido (=interações de dispersão de London)

V. A polarização de uma ligação apresenta uma direção, um sentido e uma intensidade que, portanto, podem ser representados por um vetor. Verdadeiro, cada uma das ligações polares está associada a um vetor, denominado vetor momento dipolar, representado por uma seta cujo sentido é do elemento menos eletronegativo para o elemento mais eletronegativo.

III, IV e V ... não achei gabarito  pale aguardo outros comentários
magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos