PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ligações

2 participantes

Ir para baixo

Ligações Empty Ligações

Mensagem por jean karlo Borges de Lemo Sáb 23 Jun 2018, 12:05

Uma das heranças deixadas pelos alquimistas foram os métodos desenvolvidos para obter ácido nítrico e ácido sulfúrico, denominados por eles, respectivamente, de água fortis e óleo de vitriolo. O ácido nítrico é um líquido transparente, tóxico e corrosivo, usado em explosivo. O ácido sulfúrico é um líquido incolor, comercialmente chamado de solução de bateria. Pode-se afirmar que o número de ligações covalentes coordenadas no ácido nítrico e sulfúrico são, respectivamente, iguais a: 
a) 2 e 2 b) 1 e 1 c) 2 e 1 d) 1 e 2

jean karlo Borges de Lemo
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 20/02/2016
Idade : 30
Localização : Nata, RN, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações Empty Re: Ligações

Mensagem por Matheus Tsilva Seg 25 Jun 2018, 02:06

Olá , 
Eu cheguei em d)
Fazendo a representação de Lewis para as duas moléculas, temos :

Como os átomos de hidrogênio são ionizaveis eles são conectados ao oxigênio , e esse é conectado ao átomo de enxofre, o átomo de enxofre faz uma ligação simples com dois oxigenios e esses fazem ligações simples com átomos de hidrogenio.Os dois oxigenios restantes recebem um par de elétron cada do átomo de enxofre.
Já na molécula do ácido nítrico (HNO3), temos como átomo central o átomo de nitrogênio , tem-se que o nitrogênio liga por uma ligação covalente simples a um átomo de oxigênio e esse por sua vez faz uma ligação covalente simples com o átomo de hidrogênio , agora para o segundo oxigênio o nitrogênio faz uma ligação covalente dupla , completando assim o octeto , mas ainda resta um átomo de oxigênio e há um par de eletrons livre no átomo de nitrogênio , então esse faz uma ligação coordenada com o átomo de oxigênio , havendo assim 1 ligação coordenada na molécula de ácido nítrico
Matheus Tsilva
Matheus Tsilva
Fera
Fera

Mensagens : 1167
Data de inscrição : 16/07/2015
Idade : 25
Localização : Uberaba, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos