PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Memórias de um Sargento de Milícias

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Memórias de um Sargento de Milícias

Mensagem por GranTorino Ter 12 Jun 2018, 18:42

Em relação à obra de Manuel Antônio de Almeida - MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS - pode-se afirmar que

a) é uma autobiografia que relata, na primeira parte, as diabruras infantis do romancista e, na segunda, suas façanhas de adolescente.
b) é um texto biográfico que se concentra nas proezas, especialmente amorosas, do protagonista, e também relata, com rigor histórico, os acontecimentos do Segundo Reinado.
c) é um texto baseado em memórias alheias sobre as quais o narrador exercita a sua imaginação, sem deixar de relatar cenas e costumes da realidade do Segundo Reinado.
d) é uma biografia romântico-idealista, que relata as memórias sentimentais de um sargento de milícias, vivenciadas nas camadas baixas do Rio de Janeiro.
e) é uma autobiografia que relata as memórias do protagonista sem ocultar os defeitos de seu caráter e os costumes do grupo social da época do rei D. João VI.

RESPOSTA: C ou E?

Minha apostila diz que a letra C é a correta. Entretanto, em um site, vi como resposta correta a letra E. Qual delas é a correta? Eu acho que seja a letra E, pois como a obra é considerada pertencente ao período de transição entre romantismo e realismo... 
Grato por sua resposta! (perdão por minha apostila ter o gabarito, na maioria das vezes, errado ;-; mas preciso confirmar).


Última edição por GranTorino em Qua 13 Jun 2018, 03:06, editado 1 vez(es)
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Memórias de um Sargento de Milícias

Mensagem por Ashitaka Ter 12 Jun 2018, 21:07

Letra C, porque, não sei se você sabe, mas o escritor estava escrevendo sobre a vida de um senhor que relatava suas memórias pessoais da época do Segundo Reinado.
Como as memórias não são do próprio escritor, não tem como ser uma autobiografia. Só isso já é suficiente para E não ser resposta.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos