PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFU - Platão

2 participantes

Ir para baixo

UFU - Platão Empty UFU - Platão

Mensagem por guipenteado Sex 18 maio 2018, 15:17

Mas a faculdade de pensar é, ao que parece, de um caráter mais divino do que tudo o mais; nunca perde a força e, conforme a volta que lhe derem, pode tornar-se vantajosa e útil, ou inútil e prejudicial. Ou ainda não te apercebeste como a deplorável alma dos chamados perversos, mas que na verdade são espertos, tem um olhar penetrante e distingue claramente os objetos para os quais se voltam, uma vez que não tem uma vista fraca, mas é forçado a estar a serviço do mal, de maneira que, quanto mais aguda for sua visão, maior é o mal que pratica? Platão. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987. A partir da leitura do texto acima, é correto afirmar que, para Platão:

 A) a faculdade de pensar necessita da educação, para que, assim, a vista mais penetrante alcance, pela luz, a visão do que deve ser conhecido.

 B) o conhecimento para este filósofo só depende da capacidade visual daquele que conhece.

 C) a natureza, favorecendo alguns, diferencia os mais aptos, e é unicamente por esta distinção que se devem estabelecer os governantes das cidades.

 D) os homens com maior capacidade de pensar jamais praticam o mal, pois descobrem, por si mesmos, a diferença entre o justo e o injusto.  

Alguém pode me explicar o motivo da C estar errada ?
guipenteado
guipenteado
Jedi
Jedi

Mensagens : 373
Data de inscrição : 02/03/2016
Idade : 27
Localização : paranavai

Ir para o topo Ir para baixo

UFU - Platão Empty Re: UFU - Platão

Mensagem por This is me Sex 18 maio 2018, 15:58

Segundo o texto, o responsável por diferenciar a aptidão entre os indivíduos é o ato de pensar, ocasionado, não pelo favorecimento da natureza , mas sim, pela  busca do  conhecimento que determina, como consequência, a "saída da caverna" e o "encontro da luz. 
Quanto à política, Platão defende a ideia de que o governante da pólis deve ser o filósofo que, utilizando dos seus conhecimentos, procure estabelecer o bem comum na pólis. Segundo o texto, os perversos, embora sejam espertos e possuam o ato de pensar, não poderiam governar visto que não visam o bem comum da sociedade.

This is me
Padawan
Padawan

Mensagens : 50
Data de inscrição : 27/04/2017
Idade : 24
Localização : Registro, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos