PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sociedade atual

2 participantes

Ir para baixo

Sociedade atual Empty Sociedade atual

Mensagem por VesTeles Ter 24 Abr 2018, 12:53

Essa não é uma questão de vestibular, mas sim uma indagação minha.Quero começar por uma pergunta: O que leva uma parte da população a não buscar conhecimento? sendo que ele está de bandeja para todos com o nosso lindo Google.
Eu tive um linha de pensamento da seguinte maneira: Nas épocas mais primordiais nossa, tudo que nós precisávamos fazer era sobreviver e nada mais, isso já era o essencial, visto que éramos nômades e o ambiente tinha os seus perigos. Pulando um bom pedaço de tempo, nós nos tornamos sedentários (exemplo: na Grécia) e o homem começou a se perguntar sobre o universo e querer ir atrás das respostas, deu-se início a um momento do conhecimento. Já nos dias atuais, nós continuamos sedentários, mas o que leva uma pessoa a não se perguntar sobre as coisas? não querer ir buscar conhecimento? ressaltando novamente que ele está a algumas teclas de nós (basta pesquisar na internet).


Não sei se meu pensamento está correto, se tiver algo de errado por favor me expliquem!! E gostaria de uma resposta, caso minha dúvida seja coerente, da minha questão do início do texto.

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedade atual Empty Re: Sociedade atual

Mensagem por Diego A Ter 24 Abr 2018, 22:45

Tenho por filosofia que o motor do conhecimento é a dúvida, sem ela não o movimento voluntário. Uma pessoa poderia ir atrás de formação também de forma involuntária, quando outrem repassa sua dúvida ou uma indagação e assim ela será obrigada a procurar a resposta, contudo, nem sempre as respostas servirão a sua formação. Esse é o caso da existência do professor, ele repassa uma indagação, e o educando corre atrás de respsotas que complementaram sua educação. Como bem você deve saber, nem sempre esse método é prazeroso. De qualquer maneira, coloque-se no lugar desse alguém que você olha como sedentário, quase um ser inanimado, e perceba que se não há questionamentos "muito loucos" na vida daquela pessoa, é que não tem porque ela fazer mais, isto é, as vezes a simplicidade das perguntas que passam por seu intelectuo não pedem que ela busque formação em livros, etc., apenas um bate-papo com outra pessoa pode ser que resolva a dúvida, ou, como acontece muitas vezes, o questionamento será substituído por algum entreterimento banal. Buscar respostas é cansativo, tem gasto energético, nem sempre é gostoso, refletir sobre perguntas também o é.

Desculpe as simplificações da minha respostas...

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 21/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedade atual Empty Re: Sociedade atual

Mensagem por VesTeles Qua 25 Abr 2018, 10:24

Realmente, eu não pensei por esse lado. Mas será que isso acontece por conta da base educacional, visto que a maneira de passar o aprendizado nem sempre é prazerosa, como você disse? Eu penso assim também, que a dúvida é o passo principal para o conhecimento e também junto com a contradição de ideias. Sobre o gasto de energia, você não acha que hoje esse gasto esta muito reduzido? sendo que o conhecimento está no mesmo lugar que o entretenimento banal. E sobre esse entretenimento, o que faz ele dar prazer?

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedade atual Empty Re: Sociedade atual

Mensagem por Diego A Qua 25 Abr 2018, 16:28

haha, eu não sou referência para suas respostas, meu caro!


A educação na atualidade é motor do desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo ou inibitória dele?
A informação está mais acessível, logo, por isso, ela se tornou mais fácil ou receptível?
O que faz o entreterimento dar prazer?

Pessoalmente, gostei dessa última, é ótima!! principalmente, porque não faço a mínima ideia da resposta... kkkkkkkkjkj

A filosofia é um campo imenso, muitos se preocuparam com a primeira pergunta que você fez, as estantes estão abarrotadas de livros sobre epistemologia (ou teoria do conhecimento), como também na seção de pedagogia. Podes comparar sua opinião com a deles.

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 21/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedade atual Empty Re: Sociedade atual

Mensagem por VesTeles Qua 25 Abr 2018, 21:20

Só de ter uma discussão sobre o assunto, já me ajudou a clarear as ideias. Essa é uma das coisas únicas que tem nas matérias de humanas: Não há uma resposta certa. Apesar de até na física ser tudo relativo, kkk. Vou fazer essas pesquisas no tempo livre.

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedade atual Empty Re: Sociedade atual

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos