PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Distribuição de carga em um disco

2 participantes

Ir para baixo

Distribuição de carga em um disco Empty Distribuição de carga em um disco

Mensagem por guielia0905 Sex 23 Mar 2018, 18:16

7. Determine o campo E gerado por (a) um disco uniformemente carregado de raio R no ponto P, distante de 2R do plano do disco.

Alguem pode me ajudar nessa questão, não tenho gabarito e o valor que encontrei foi:

Distribuição de carga em um disco Respos10

guielia0905
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 122
Data de inscrição : 18/08/2017
Idade : 26
Localização : BRASIL, CAMPO GRANDE, MS

Ir para o topo Ir para baixo

Distribuição de carga em um disco Empty Re: Distribuição de carga em um disco

Mensagem por Giovana Martins Dom 25 Mar 2018, 20:11

Creio que seja assim: vamos, inicialmente, calcular o campo elétrico gerado por um anel, de carga Q, no ponto P. Para não ter que ficar fazendo contas, eu vou fazer y=2R e no final eu substituo o 2R no lugar de y. Tomemos um elemento de carga dQ, o qual pode ser considerado com uma carga puntiforme e, portanto, gera o campo elétrico diferencial dE no ponto P. Seja w a distância desse elemento de carga ao ponto P.

Distribuição de carga em um disco Codec433

Portanto, este é o valor do campo elétrico criado pelo anel no ponto P. Agora, vamos seccionar o disco por anéis diferenciais. Como a resolução vai ficar longa, eu vou continuá-la em outro momento, pois agora vou ter que dar uma saída. Caso você queira continuar, seccione o disco por anéis diferenciais e integre para achar o campo elétrico criado pelo disco no ponto P.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7658
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Distribuição de carga em um disco Empty Re: Distribuição de carga em um disco

Mensagem por Giovana Martins Qua 28 Mar 2018, 16:43

Dando continuação a resolução.

Vou fazer um ajuste na expressão que eu cheguei anteriormente. Ao aplicar os limites de integração, eu acabei fazendo algumas simplificações, mas vou desfazê-las para que as coisas fiquem mais claras. Sendo assim, no ponto P, o campo elétrico é dado por:

Distribuição de carga em um disco Codec435

A propósito, me perdoe pela demora, eu realmente estive ocupada nos últimos dias. Bom, como foi dito, a expressão obtida anteriormente corresponde ao campo elétrico gerado pelo anel no ponto P. Ao tomarmos anéis infinitesimais no disco, temos que cada anel, no ponto P, irá gerar o seguinte campo elétrico:

Distribuição de carga em um disco Codec436

Agora vamos desenvolvendo e veremos aonde isso vai dar.

Distribuição de carga em um disco Codec438

que é o campo gerado pelo disco no ponto P. Assim que eu puder eu postarei uma imagem. Dê uma revisada nos cálculos e se houver dúvidas, avise-me.

Nota: no início da resolução, eu coloquei uma flechinha sob a letra k. Ao invés da flechinha, eu acho que fica melhor colocar o acento circunflexo (para indicar que é um versor), pois o k está indicando uma direção. Há quem diga que não faz diferença. Fica a seu critério.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7658
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Distribuição de carga em um disco Empty Re: Distribuição de carga em um disco

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos