PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tráfico de escravos muçulmanos- Id Média

2 participantes

Ir para baixo

Tráfico de escravos muçulmanos- Id Média Empty Tráfico de escravos muçulmanos- Id Média

Mensagem por Liliana Rodrigues Sáb Mar 03 2018, 10:56

(Unesp) As caravanas do Sudão ou do Niger trazem regularmente a Marrocos, a Tunes, sobretudo aos Montes da Barca ou ao Cairo, milhares de escravos negros arrancados aos países da África tropical (...) os mercadores mouros organizam terríveis razias, que despovoaram regiões inteiras do interior. Este tráfico muçulmano dos negros de África, prosseguindo durante séculos e em certos casos até os mais recentes, desempenhou sem dúvida um papel primordial no despovoamento antigo da África.
(Jacques Heers, O trabalho na Idade Média.)

O texto descreve um episódio da história dos muçulmanos na Idade Média, quando:

a) Maomé começou a pregar a Guerra Santa no Cairo como condição para a expansão da religião de Alá, que garantia aos guerreiros uma vida celestial de pura espiritualidade.

b) atuaram no tráfico de escravos negros, dominaram a África do Norte, atravessaram o estreito de Gibraltar e invadiram a Península Ibérica.

c) a expansão árabe foi propiciada pelos lucros do comércio de escravos, que visava abastecer com mão de obra negra as regiões da Europa Ocidental.

d) os reinos árabes floresceram no sul do continente africano, nas regiões de florestas tropicais, berço do monoteísmo islâmico.

e) os árabes ultrapassaram os Pirineus e mantiveram o domínio sobre o reino Franco, até o final da Idade Média ocidental.

Alguém, por gentileza, pode me explicar o porquê dessa alternativa?
Pensei que fosse a c)...

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tráfico de escravos muçulmanos- Id Média Empty Re: Tráfico de escravos muçulmanos- Id Média

Mensagem por Pedro Celso Silva Seg Mar 05 2018, 10:49

Os muçulmanos "nasceram" na Arábia Saudita. Ali em Meca. Com o lucro do tráfico de escravos,eles se expandiram para todo o Oriente Médio. Com o Cisma do Oriente, conseguiram difundir sua religião ao redor do mundo.
Uma vez conseguido se expandir,eles retomaram a Terra Santa (Jerusalém). As Cruzadas foram uma tentativa de retomá-las. Não deu certo,vendo sua força,os Muçulmanos se espalharam pelo Norte da África,para controlar a navegação no Mar Mediterrâneo. Conseguiram muito dinheiro com tarifas alfandegárias e tributos de navegação. 
Acharam que poderiam se expandir mais e invadiram a Península Ibérica. Lembra da Guerra de Reconquista?  Então, foi quando Portugal e Espanha se uniram para derrotar os muçulmanos dali. São Reinos Católicos hoje graças à guerra que expulsou os mouros de lá. Não chegaram no Reino Franco porque era muito forte e amplamente católico.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos