PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tráfico de pessoas

3 participantes

Ir para baixo

Tráfico de pessoas Empty Tráfico de pessoas

Mensagem por John47 Seg 04 Ago 2014, 12:14

Por favor, corrijam modelo ENEM ( no final da redação eu coloquei os critérios que devem ser atendidos).

Tráfico de pessoas: um desrespeito aos direitos humanos



O tráfico humano é o ato de recrutar pessoas, por meio da força, ameaça ou aliciação, com o objetivo de se obter lucro através da exploração sexual ou de trabalho e até mesmo tráfico de órgãos.  O tráfico não é uma lenda urbana, ele é real e viola os direitos humanos.
                Esse crime não é recente no Brasil. Já no Brasil Colônia se traficava pessoas, da Africa, para o trabalho forçado nas fazendas brasileiras. O tráfico era, e ainda é, uma prática milionária. Segundo o escritório das Nações Unidas contra o crime e drogas, o tráfico internacional de pessoas movimenta cerca de 9 bilhões de dólares. Em 2012, de acordo com os registros da Policía Rodoviária Federal, quase 600 pessoas foram vítimas do tráfico.
                Outrossim, as vítimas, geralmente, são recrutadas em países pobres e são levadas para os países ricos. O mártir é atraído por falsas propostas de emprego, melhores condições de vida e salários. Quando chegam ao destino, as vítimas têm seus passaportes e documentos retidos, o que as impede de agir, tornando-se então escravas.
                Em geral as vítimas são expostas em jornadas de trabalho degradantes, são mantidas em locais insalubres, não têm boa alimentação nem serviços de saúde. Sofrem agressões físicas e psicológicas, o que pode levar a depressão e até mesmo a morte.          

                Em suma, o tráfico de seres humanos é uma realidade, é um crime, fere os direitos humanos e deve ser denunciado. É importante salientar que a maioria das vítimas são atraídas por melhores condições de vida. Dessa forma é necessário que as pessoas tenham boa qualidade de vida, como saúde, educação e emprego. Assim não serão obrigadas a aceitar falsas propostas em busca de condições que elas não tinham antes. 


1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

John47
Jedi
Jedi

Mensagens : 487
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 30
Localização : Sul de Minas

Ir para o topo Ir para baixo

Tráfico de pessoas Empty Re: Tráfico de pessoas

Mensagem por John47 Seg 18 Ago 2014, 16:17

Alguém?  Embarassed

John47
Jedi
Jedi

Mensagens : 487
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 30
Localização : Sul de Minas

Ir para o topo Ir para baixo

Tráfico de pessoas Empty Re: Tráfico de pessoas

Mensagem por Gabriel BR Ter 19 Ago 2014, 02:21

Eu achei que a palavra "vítimas" foi repetida muitas vezes, tente substituir por pronomes ou equivalentes. Não sei se "em suma" fica bom em introduzir uma conclusão, visto que resumir não é o propósito dessa parte do texto. A proposta de intervenção social ficou muito vaga, não sei se agradaria o corretor. É um tema difícil - e no aspecto geral sua redação agrada. 
Minha opinião  Wink

Gabriel BR
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 27
Localização : São Pedro da Aldeia

Ir para o topo Ir para baixo

Tráfico de pessoas Empty Re: Tráfico de pessoas

Mensagem por ValdinoJunior Qui 21 Ago 2014, 01:26

Posso te ajudar na estrutura geral do texto, quanto à gramática, me abstenho. No curso onde estudo tem um professor que é chefe da banca corretora do ENEM aqui do norte, vou me basear pelas aulas dele.

"O tráfico humano é o ato de recrutar pessoas, por meio da força, ameaça ou aliciação, com o objetivo de se obter lucro através da exploração sexual ou de trabalho e até mesmo tráfico de órgãos.  O tráfico não é uma lenda urbana, ele é real e viola os direitos humanos."

O que posso comentar sobre o teu primeiro parágrafo é o seguinte: você definiu o tráfico humano e comentou sobre a veracidade dele, afirmando que não é uma lenda urbana. Faltou só mais desenvolver a TESE que vai conduzir o teu texto, quanto mais objetiva e visível ela tiver (de preferência nas primeiras linhas da introdução), melhor.
Ex: "O tráfico humano representa um grande obstáculo na efetivação dos direitos humanos, com isso, a sociedade civil e o estado precisam desenvolver ações para coibi-lo"
É imprescindível que tu dê uma opinião clara sobre o tema e indique mais ou menos pra onde a tua redação tá indo logo no começo, esse é um quesito dos critérios de avaliação que possivelmente tirariam alguns pontos teus.
No mais, seria positivo também incluir também só o cheiro dos argumentos que tu vai desenvolver, no caso, a conclusão Tráfico Negreiro x Tráfico Atual e a falta de oportunidade, que leva pessoas a serem aliciadas. Nesse ponto, caso tu cite "No decorrer dos séculos, o tráfico humano..." e "As vítimas, predominantemente das camadas populares..."  é importante que tu siga essa linha de raciocínio, desenvolvendo os argumentos de acordo com a ordem que tu citou, sem deixar de comentar e propor soluções pra nenhum deles e sem acrescentar nada fora disso no final da redação.

"Esse crime não é recente no Brasil. Já no Brasil Colônia se traficava pessoas, da Africa, para o trabalho forçado nas fazendas brasileiras. O tráfico era, e ainda é, uma prática milionária. Segundo o escritório das Nações Unidas contra o crime e drogas, o tráfico internacional de pessoas movimenta cerca de 9 bilhões de dólares. Em 2012, de acordo com os registros da Policía Rodoviária Federal, quase 600 pessoas foram vítimas do tráfico."

Os argumentos são bons, porém, analisando especificamente esse paragrafo, o erro estrutural que faria tu perder mais pontos seria não fornecer uma opinião tua sobre os dados fornecidos.
Enquadraria no nível 4 da competência lll: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.

" Outrossim, as vítimas, geralmente, são recrutadas em países pobres e são levadas para os países ricos. O mártir é atraído por falsas propostas de emprego, melhores condições de vida e salários. Quando chegam ao destino, as vítimas têm seus passaportes e documentos retidos, o que as impede de agir, tornando-se então escravas.
                Em geral as vítimas são expostas em jornadas de trabalho degradantes, são mantidas em locais insalubres, não têm boa alimentação nem serviços de saúde. Sofrem agressões físicas e psicológicas, o que pode levar a depressão e até mesmo a morte."

Nesses dois parágrafos você detalha como ocorre o tráfico humano. Existe linearidade, mas sem apresentar um argumento a ser desenvolvido. No primeiro houve a comparação passado x presente e a constatação, comprovada com dados, da disseminação mundial do tráfico.
Caberia, seguindo as premissas que você fez na introdução "com o objetivo de se obter lucro através da exploração sexual ou de trabalho e até mesmo tráfico de órgãos." desenvolver esses dois subtemas não abordados, pois o do trabalho já foi no primeiro parágrafo.

"Em suma, o tráfico de seres humanos é uma realidade, é um crime, fere os direitos humanos e deve ser denunciado. É importante salientar que a maioria das vítimas são atraídas por melhores condições de vida. Dessa forma é necessário que as pessoas tenham boa qualidade de vida, como saúde, educação e emprego. Assim não serão obrigadas a aceitar falsas propostas em busca de condições que elas não tinham antes."

A retomada foi boa, é muito importante "avisar" que tu tá terminando o texto com essas palavras indicadoras (Em suma, Por isso, Visto que). A conclusão na redação do ENEM é meio escrota, é obrigatório apresentar uma proposta de ação/intervenção social exequível ou esquece, de 120pts na competência V, da conclusão, não passa.
Uma proposta exequível é mostrar PORQUÊ fazer (se guiando pelos argumentos que tu desenvolveu), COMO botar em prática essa proposta e QUEM deve fazer. Evitar conclusões do tipo "é preciso que as pessoas tenham consciência e parem com o tráfico" ou "o bem deve guiar as ações humanas", no seu caso, "necessário que as pessoas tenham boa qualidade de vida", porque não existe um direcionamento palpável do que deve ser feito pra acabar/combater o tráfico.

Esse ano escrevi pouco, vou fazer o ENEM também, mas tive a sorte de ter um bom direcionamento... as primeiras redações que fiz foram de 500 pra baixo, só o treino mesmo pra pegar a prática.
Acredito que a tua nota seria entre 550-650 no ENEM de verdade, sendo pessimista. Em 2011 fiz um texto meia boca pra caramba e me deram 880, sem exagero, teve erro de ortografia, estutura, etc e na época não me davam mais que 700.

Boa sorte!

Abraços.

ValdinoJunior
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/05/2014
Idade : 30
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Tráfico de pessoas Empty Re: Tráfico de pessoas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos