PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A trajetória como uma semicircunferência

3 participantes

Ir para baixo

A trajetória como uma semicircunferência Empty A trajetória como uma semicircunferência

Mensagem por Mathematicien Qua 25 Out 2017, 20:20

Uma carga positiva q = 10–6 C, de massa 2 x 10–14 kg, penetra perpendicularmente em uma região do espaço onde existe um campo magnético uniforme, de 20 tesla, conforme a figura. Qual deve ser a velocidade, em m/s, desta carga para que a trajetória descrita seja uma semicircunferência de diâmetro 0,2 cm? 

A trajetória como uma semicircunferência Figuri10

a) 1010
b) 106
c) 2 x 106
d) 200 x 106

Eu considerei como se não houvesse nenhuma diferença, na questão, entre semicircunferência ou circunferência -- e achei o gabarito, mas eu gostaria de saber se foi coincidência ou não.

Faz alguma diferença a questão pedir "semicircunferência" em vez de "circunferência"? Ora, se a força é constante, a partícula vai ficar perfazendo circunferências de qualquer maneira.

Por favor, poderiam me esclarecer isso?

Obrigado

Mathematicien
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 668
Data de inscrição : 14/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

A trajetória como uma semicircunferência Empty Re: A trajetória como uma semicircunferência

Mensagem por Giovana Martins Qua 25 Out 2017, 21:09

Se a partícula descreve uma semicircunferência, logo, o período do seu movimento reduz-se à metade.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7618
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A trajetória como uma semicircunferência Empty Re: A trajetória como uma semicircunferência

Mensagem por Elcioschin Qua 25 Out 2017, 21:48

Mathematicien

A partícula NÃO vai descrever uma circunferência porque:

Ao descrever a semicircunferência ela SAI do campo e não fica mais sujeita a uma força centrípeta! Ai ela retorna de onde veio, por um caminho paralelo (desprezando, evidentemente, o peso dela)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71690
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

A trajetória como uma semicircunferência Empty Re: A trajetória como uma semicircunferência

Mensagem por Mathematicien Qua 25 Out 2017, 22:07

Eu não tinha pensado nisso! Agora entendi! 

A questão afirma que a partícula perfaz uma semicircunferência porque ela não vai chegar a completar uma volta inteira. Ela vai sair do campo.

Obrigado, Elcio e Giovana!

Mathematicien
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 668
Data de inscrição : 14/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

A trajetória como uma semicircunferência Empty Re: A trajetória como uma semicircunferência

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos