PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sistema Sensorial FAMECA

2 participantes

Ir para baixo

Sistema Sensorial FAMECA Empty Sistema Sensorial FAMECA

Mensagem por gabriel.eleven10 Seg 09 Out 2017, 10:17

Pessoal, ajudem-me nessa questão

O sistema sensorial é formado por diferentes tipos de receptores, que são estruturas que reconhecem um estímulo no ambiente interno ou externo de um organismo. No corpo humano existem vários tipos de células especializadas na recepção sensorial.

a) Qual é o tipo de receptor encontrado nas células de órgãos que determinam os sentidos do paladar e do olfato? Explique o que é necessário para que haja estimulação dos receptores presentes nessas células.

b) Explique o papel dos fotorreceptores na percepção do sentido da visão e como a informação da imagem chega até o cérebro.

gabriel.eleven10
Iniciante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 19/06/2017
Idade : 27
Localização : Ilha solteira

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema Sensorial FAMECA Empty Re: Sistema Sensorial FAMECA

Mensagem por Hayzel Sh Qui 07 Dez 2017, 10:00

a) Os tipos de receptores são os quimioceptores. Nas papilas gustatórias, há quimioceptores os quais funcionam como um sistema de chave e fechadura; as substâncias presentes nos alimentos se encaixam em proteínas da membrana plasmática das células quimioceptoras, desencadeando um potencial de ação na membrana, o qual se transmite a neurônios, os quais levam a informação para o sistema nervoso central, o qual interpreta as informações como sensação de paladar. Os dendritos dos neurônios do epitélio olfatório, por sua vez, são estimulados por moléculas, o que causa um potencial de ação, que passa para o axônio e chega no corpo celular, presente no córtex do sistema nervoso central, que interpreta as sensações. 

b) Os fotoceptores ficam na retina e são os cones e os bastonetes. Os primeiros são muito sensíveis às cores, ao passo que os segundos, à intensidade luminosa. Quando essas células fotossensíveis são excitadas, desencadeia-se um potencial de ação em suas membranas, o qual é transferido para neurônios do nervo óptico, cujos axônios levam as informações até os corpos celulares presentes no córtex do sistema nervoso central.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos