PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Florestas tropicais

2 participantes

Ir para baixo

Florestas tropicais Empty Florestas tropicais

Mensagem por dani1801 Dom Set 24 2017, 19:35

Apesar da riqueza das florestas tropicais, elas estão geralmente baseadas em solos inférteis e improdutivos.Grande parte dos nutrientes é armazenada nas folhas que caem sobre o solo, não no solo propriamente dito. Quando esse ambiente é intensamente modificado pelo ser humano,a vegetação desaparece, o ciclo dos nutrientes é alterado e a terra se torna rapidamente infértil. CORSON, Walter H. Manual global de ecologia, 1993.No texto anterior, pode parecer uma contradição a existência de florestas tropicais exuberantes sobre solos pobres. No entanto, este fato é explicado pela:


a) Profundidade do solo, pois, embora pobre, sua espessura garante a disponibilidade de nutrientes para a sustentação dos vegetais da região.
b) Boa iluminação das regiões tropicais, uma vez que a duração regular do dia e da noite garante os ciclos dos nutrientes nas folhas dos vegetais da região.
c) Existência de grande diversidade animal, com número expressivo de populações que, com seus dejetos, fertilizamo solo.
d) Capacidade de produção abundante de oxigênio pelas plantas das florestas tropicais, consideradas os “pulmões do mundo”.
e) Rápida reciclagem dos nutrientes potencializada pelo calor e umidade das florestas tropicais, o que favorece avida dos decompositores.




Por que não A?

dani1801
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1030
Data de inscrição : 12/04/2016
Idade : 27
Localização : São paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Florestas tropicais Empty Re: Florestas tropicais

Mensagem por manoelpadilha Qui Set 28 2017, 08:03

Repare nesse trecho: "Grande parte dos nutrientes é armazenada nas folhas que caem sobre o solo, não no solo propriamente dito."

Então você não tem a disponibilidade dos nutrientes no solo, de acordo com sua profundidade.
A questão correta seria E. Pois os materiais que caem, como as folhas, seriam rapidamente reciclados e assim estariam disponíveis para logo serem utilizados pelas plantas novamente.

manoelpadilha
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 28/09/2017
Idade : 27
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos