PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Arredondamento

3 participantes

Ir para baixo

Arredondamento Empty Arredondamento

Mensagem por Aprendiz2078 Dom 02 Jul 2017, 19:26

Se eu tenho algo do tipo: 1,6 
eu posso arredondar para 2? Eu costumo arredondar nas casas decimais, ou seja, 1,67 => 1,7. Mas eu estava pensando e se fosse 1,6 posso arredondar para 2?

Aprendiz2078
Iniciante

Mensagens : 37
Data de inscrição : 08/06/2017
Idade : 24
Localização : São paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Arredondamento Empty Re: Arredondamento

Mensagem por SergioEngAutomacao Dom 02 Jul 2017, 19:30

Geralmente é melhor não arredondar, mas dependendo do exercício pode ajudar.
SergioEngAutomacao
SergioEngAutomacao
Jedi
Jedi

Mensagens : 407
Data de inscrição : 04/06/2017
Idade : 27
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Arredondamento Empty Re: Arredondamento

Mensagem por Aprendiz2078 Dom 02 Jul 2017, 19:35

Mas isso não é estranho? O arredondamento não faz muito sentido dessa forma. Ele parece que só faz sentido quando arredondamos uma casa decimal e o número continua sendo decimal. 1,6 < deixo de ter um número decimal e se torna 2, um número natural. Tem uma diferença de 0,4, talvez em algum experimento esse arredondamento pode nos levar a incertezas cabulosas em um determinado  experimento.

Aprendiz2078
Iniciante

Mensagens : 37
Data de inscrição : 08/06/2017
Idade : 24
Localização : São paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Arredondamento Empty Re: Arredondamento

Mensagem por Euclides Dom 02 Jul 2017, 19:58

Um arredondamento, antes de mais nada, depende do tipo de precisão que se está desejando. Normalmente eu prefiro, nesses casos trabalhar com as frações ordinárias, mantendo-as durante as etapas de cálculo e só fazendo a redução e arredondamento no final.


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Arredondamento Empty Re: Arredondamento

Mensagem por SergioEngAutomacao Dom 02 Jul 2017, 22:51

Aprendiz2078 escreveu:Mas isso não é estranho? O arredondamento não faz muito sentido dessa forma. Ele parece que só faz sentido quando arredondamos uma casa decimal e o número continua sendo decimal. 1,6 < deixo de ter um número decimal e se torna 2, um número natural. Tem uma diferença de 0,4, talvez em algum experimento esse arredondamento pode nos levar a incertezas cabulosas em um determinado  experimento.
Olha isso depende do que você está fazendo, se você por exemplo está fazendo o ENEM e está lá fazendo seus cálculos e surge um 9,023 e você nota que as alternativas não tem valores muito próximos entre si, convém fazer o arrendondamento para nove.

Mas em circunstâncias muito distintas o que vale é a análise dos algarismos significativos.
SergioEngAutomacao
SergioEngAutomacao
Jedi
Jedi

Mensagens : 407
Data de inscrição : 04/06/2017
Idade : 27
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Arredondamento Empty Re: Arredondamento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos