PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Choque ao tocar apenas em um polo de bateria

3 participantes

Ir para baixo

Choque ao tocar apenas em um polo de bateria Empty Choque ao tocar apenas em um polo de bateria

Mensagem por _-Alexandre-_ Sex 23 Jun 2017, 22:02

Na seguinte situação:  tenho uma bateria de 10V e um resistor, o polo negativo da bateria eu deixo em aberto, o positivo eu ligo a um resistor, e do resistor eu ligo ao terra.

a) Porque não há fluxo de corrente entre a bateria e o terra? Se o positivo  da bateria é 10V e o terra é zero, então existe uma ddp, não?

b)se eu colocar o dedo em apenas um polo da tomada eu levo choque, mas como isso acontece se eu não estou fechando o circuito com o outro polo?


Última edição por _-Alexandre-_ em Sáb 24 Jun 2017, 21:19, editado 5 vez(es)

_-Alexandre-_
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 14/04/2016
Idade : 25
Localização : Santa Maria, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Choque ao tocar apenas em um polo de bateria Empty Re: Choque ao tocar apenas em um polo de bateria

Mensagem por Elcioschin Sex 23 Jun 2017, 22:43

1) Existe ddp (tensão elétrica) entre os dois terminais da bateria/pilha; mas não existe corrente pois o circuito está aberto.

O fato de existir uma ddp de 10 V entre os terminais da bateria, NÃO significa que o potencial do polo positivo vale +10 V e o do polo negativo seja 0 V; isto somente aconteceria se o polo negativo estivesse aterrado.

Na presente questão o potencial do polo positivo é igual a 0 V e o do polo negativo - 10 V ---> ddp = 0 - (-10) = 10 V

E neste caso a ddp entre o polo positivo e o terra é nula: não existe corrente.

2) Podem existir dois casos diferentes, mais comuns:

2.1) A tensão da sua casa é 110 V monofásico: um dos polos da tomada (o fio fase) tem potencial 110 V e o outro polo (o fio neutro) é ligado à terra e tem potencial 0 V

Neste caso você só levará choque se enfiar o dedo no polo fase. No outro polo não acontece nada! Você tem 50 % de chance de escapar ileso!

2.2) A tensão da sua casa é 220 V bifásico: os dois polos da tomada são fase: não existe fio neutro ligado à terra. Mas existe uma ddp entre cada fio e a terra

Azar seu: vai levar choque em qualquer dos polos. Assim, mantenha o dedo longe da tomada!


Última edição por Elcioschin em Dom 25 Jun 2017, 16:07, editado 1 vez(es)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71678
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Choque ao tocar apenas em um polo de bateria Empty Re: Choque ao tocar apenas em um polo de bateria

Mensagem por _-Alexandre-_ Sex 23 Jun 2017, 23:37

''1) De um lado eu tenho +10V e do outro 0V, então não seria uma DIFERENÇA DE POTENCIAL de 10V? Não teria que ter corrente?''


A +10V, me referi ao polo da bateria/pilha, e a 0V, me referi ao terra

_-Alexandre-_
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 14/04/2016
Idade : 25
Localização : Santa Maria, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Choque ao tocar apenas em um polo de bateria Empty Re: Choque ao tocar apenas em um polo de bateria

Mensagem por Elcioschin Sáb 24 Jun 2017, 00:48

E eu disse acima que o polo positivo da bateria NÃO tem potencial de 10 V
Sugiro ler minha mensagem, novamente, com bastante atenção!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71678
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Choque ao tocar apenas em um polo de bateria Empty Re: Choque ao tocar apenas em um polo de bateria

Mensagem por _-Alexandre-_ Sáb 24 Jun 2017, 01:15

Ok, obrigado.

_-Alexandre-_
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 14/04/2016
Idade : 25
Localização : Santa Maria, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Choque ao tocar apenas em um polo de bateria Empty Re: Choque ao tocar apenas em um polo de bateria

Mensagem por Medeiros Sáb 24 Jun 2017, 18:47

Choque ao tocar apenas em um polo de bateria 2017-015

CANCELADO: pois parece que a falha deveu-se a uma equivocada boa intenção. Mas é justamente isso que enche o inferno!


Última edição por Medeiros em Dom 25 Jun 2017, 04:10, editado 1 vez(es)
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10396
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Choque ao tocar apenas em um polo de bateria Empty Re: Choque ao tocar apenas em um polo de bateria

Mensagem por _-Alexandre-_ Sáb 24 Jun 2017, 19:14

Olá senhor Medeiros, não tive intensão de causar algum desconforto a qualquer pessoa, muito menos lhe insultar, a minha ideia era excluir o tópico, porque depois que obtive minha resposta percebi que minha pergunta estava confusa.
Como não consegui excluir, minha alternativa era apagar a questão.


''VI- Deve-se postar apenas uma questão por tópico, um tópico para cada questão.  Uma vez que uma questão obtiver uma resposta ela passará a ser de domínio público não podendo o usuário autor da questão modificá-la ou deletá-la, consistindo esse ato em infração.'' 

Agora vejo que cometi um erro,mas infelizmente não lembro da pergunta de cor.

_-Alexandre-_
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 14/04/2016
Idade : 25
Localização : Santa Maria, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Choque ao tocar apenas em um polo de bateria Empty Re: Choque ao tocar apenas em um polo de bateria

Mensagem por Elcioschin Sáb 24 Jun 2017, 21:02

Eu me lembro perfeitamente da pergunta:

É mostrada uma figura, tendo ao lado esquerdo uma bateria com fem E = 10 V 
No polo negativo (inferior) dela, não existe nada ligado.
Do polo positivo, acima, sai um fio até  um resistor R.
Do outro lado do resistor sai outro fio que é ligado à terra.

As perguntas eram aproximadamente as seguintes:

"O polo positivo da bateria tem um potencial elétrico de 10 V e o ponto onde o fio conecta ao terra tem 0 V; logo, existe uma diferença de potencial entre os dois pontos. Porque então não circula uma corrente entre o polo positivo e o terra?"

E uma segunda pergunta: "Porque se eu enfiar o dedo num dos polos de uma tomada eu levo choque?"
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71678
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Choque ao tocar apenas em um polo de bateria Empty Re: Choque ao tocar apenas em um polo de bateria

Mensagem por _-Alexandre-_ Sáb 24 Jun 2017, 21:11

Obrigado Elcioschin, vou refazer a pergunta.

_-Alexandre-_
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 14/04/2016
Idade : 25
Localização : Santa Maria, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Choque ao tocar apenas em um polo de bateria Empty Re: Choque ao tocar apenas em um polo de bateria

Mensagem por _-Alexandre-_ Sáb 24 Jun 2017, 21:21

Refeita, conferi com sua primeira resposta Elcioschin, e aparentemente é isso mesmo, mais uma vez obrigado!

_-Alexandre-_
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 14/04/2016
Idade : 25
Localização : Santa Maria, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Choque ao tocar apenas em um polo de bateria Empty Re: Choque ao tocar apenas em um polo de bateria

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos