PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como "estudar" as obras da FUVEST?

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Como "estudar" as obras da FUVEST?  Empty Como "estudar" as obras da FUVEST?

Mensagem por IsaacTERA Sex 17 Fev 2017, 22:55

Vou começar desde já a ler as obras obrigatórias da FUVEST e queria saber se alguém tem algum tipo de dica sobre o que focar no momento da leitura (na história propriamente dita, na linguagem do autor, nos detalhes?). Como eu faço um resumo eficaz do livro que li para não esquecer de algo até o dia da prova? Se alguém tiver experiência na FUVEST, eu agradeceria pela ajuda.

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como "estudar" as obras da FUVEST?  Empty Re: Como "estudar" as obras da FUVEST?

Mensagem por mateus160399 Sáb 18 Fev 2017, 10:34

Olá, estudar as obras da Fuvest vai exigir bastante de você e é necessário que você compreenda desde já que o que a Fuvest quer que você entenda ao estudar literatura não é que você apenas leia o livro, mas Leia mesmo o livro. É necessário prestar atenção aos detalhes sim, mas como você irá saber quais são os detalhes se primeiramente nem conhece o autor, a sua vida e tudo o que o levou a escrever de tal forma? Além disso, como compreender o que ele realmente quer dizer ou expressar se você não sabe quando e em que contexto este livro foi escrito? Outrossim, como pensar em detalhes de um livro se não se sabe o geral do autor, o seu estilo básico, a sua essência?  Logo, percebe-se que se faz necessário atender a alguns pré-requisitos antes de ir para o livro. Eu fazia turma med no objetivo, e lá o material vinha da seguinte maneira:
1- estude de forma bem superficial a biografia do autor, conheça o bem básico da sua vida, nada de nada grande ou aprofundado
2- estude o contexto histórico em que a obra foi escrita
3- estude o estilo geral do autor, o que é recorrente em sua obra
4- leia uma análise prévia bem pequena do livro
5- leia o livro, você já estará muito mais atento a detectar o que é muito importante no livro e compreender melhor o que está sendo dito e o que se quer passar com a obra.

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como "estudar" as obras da FUVEST?  Empty Re: Como "estudar" as obras da FUVEST?

Mensagem por IsaacTERA Sáb 18 Fev 2017, 11:43

mateus160399 escreveu:Olá, estudar as obras da Fuvest vai exigir bastante de você e é necessário que você compreenda desde já que o que a Fuvest quer que você entenda ao estudar literatura não é que você apenas leia o livro, mas Leia mesmo o livro. É necessário prestar atenção aos detalhes sim, mas como você irá saber quais são os detalhes se primeiramente nem conhece o autor, a sua vida e tudo o que o levou a escrever de tal forma? Além disso, como compreender o que ele realmente quer dizer ou expressar se você não sabe quando e em que contexto este livro foi escrito? Outrossim, como pensar em detalhes de um livro se não se sabe o geral do autor, o seu estilo básico, a sua essência?  Logo, percebe-se que se faz necessário atender a alguns pré-requisitos antes de ir para o livro. Eu fazia turma med no objetivo, e lá o material vinha da seguinte maneira:
1- estude de forma bem superficial a biografia do autor, conheça o bem básico da sua vida, nada de nada grande ou aprofundado
2- estude o contexto histórico em que a obra foi escrita
3- estude o estilo geral do autor, o que é recorrente em sua obra
4- leia uma análise prévia bem pequena do livro
5- leia o livro, você já estará muito mais atento a detectar o que é muito importante no livro e compreender melhor o que está sendo dito e o que se quer passar com a obra.

Muito obrigado pela ajuda! Essa pequena análise prévia tinha nas apostilas do Objetivo? Posso consegui-las aqui, para me ajudar. Só mais uma dúvida: você não teve problemas de "esquecer" detalhes do livro até chegar a prova da FUVEST? Porque ler um livro hoje, junto com as inúmeras matérias que temos que estudar, e ainda lembrar de tudo pra daqui 9 meses é difícil...

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como "estudar" as obras da FUVEST?  Empty Re: Como "estudar" as obras da FUVEST?

Mensagem por Hayzel Sh Sáb 18 Fev 2017, 14:07

Caem umas 9 questões de obras literárias todos os anos na Fuvest, e são umas das mais difíceis da prova. Como eu já havia sugerido a outro membro:

Creio que, para se dar bem em literatura na Fuvest, seja necessário, no geral, seguir esses passos, na ordem:

> Estude as características gerais do movimento literário (não é necessário colocar tanto esforço aqui, ao meu ver).

> Conheça um pouco da trajetória literária de cada autor e de que movimentos históricos/políticos eles participaram. Isso facilitará o estudo.

> Veja em que momento histórico o livro se encontra e estude sobre ele. Sobre A Cidade e as Serras, por exemplo, tu tem que ter muito bem em mente o que é Sebastianismo, Revolução Liberal do Porto, Guerra Civil Portuguesa, e outras referências históricas/background histórico do livro. Estude muito bem o contexto histórico de todos eles. Entenda muito bem a história e esteja preparado para enxergá-la nos livros, bem como fazer uma boa relação entre eles.

> Assista a umas 3 análises diferentes no Youtube, para cada livro. Todas as do Rádio Livro Fuvest são boas: https://www.youtube.com/watch?v=pcwOI-uELjc

> Se quiser complementar, leia análises de críticos literários, como Antônio Cândido e Alfredo Bosi (muitas questões são feitas em cima dos textos deles), para cada livro. Exemplo: http://www.casdvest.org.br/pcasd%2Fuploads%2Ftassio%2FAn%E1lises%2F20080624_de_cortico_a_cortico.pdf

> Por fim, leia o livro, tentando identificar nele tudo que você estudou nas análises. É importante também pegar aspectos do enredo/personagens, porque podem cair em questões mais bobinhas de primeira fase. Ademais, são úteis também para embasar raciocínio em questão dissertativa. Dificilmente se encontram em análises e resumos.

> Treine com exercícios da Fuvest, Unicamp e Unifesp. Em todos esses vestibulares caem/caíram as obras pedidas. Há outros vestibulares também, de outros estados, os quais têm exercícios para treinar também, mas não me lembro exatamente de quais.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como "estudar" as obras da FUVEST?  Empty Re: Como "estudar" as obras da FUVEST?

Mensagem por Hayzel Sh Sáb 18 Fev 2017, 14:10

Se quiser livros de análises de obras, use Poliedro, Objetivo, ou artigos/teses de professores universitários sobre os livros, facilmente encontrados em pdf na internet.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como "estudar" as obras da FUVEST?  Empty Re: Como "estudar" as obras da FUVEST?

Mensagem por IsaacTERA Sáb 18 Fev 2017, 14:28

HayzelS escreveu:Caem umas 9 questões de obras literárias todos os anos na Fuvest, e são umas das mais difíceis da prova. Como eu já havia sugerido a outro membro:

Creio que, para se dar bem em literatura na Fuvest, seja necessário, no geral, seguir esses passos, na ordem:

> Estude as características gerais do movimento literário (não é necessário colocar tanto esforço aqui, ao meu ver).

> Conheça um pouco da trajetória literária de cada autor e de que movimentos históricos/políticos eles participaram. Isso facilitará o estudo.

> Veja em que momento histórico o livro se encontra e estude sobre ele. Sobre A Cidade e as Serras, por exemplo, tu tem que ter muito bem em mente o que é Sebastianismo, Revolução Liberal do Porto, Guerra Civil Portuguesa, e outras referências históricas/background histórico do livro. Estude muito bem o contexto histórico de todos eles. Entenda muito bem a história e esteja preparado para enxergá-la nos livros, bem como fazer uma boa relação entre eles.

> Assista a umas 3 análises diferentes no Youtube, para cada livro. Todas as do Rádio Livro Fuvest são boas: https://www.youtube.com/watch?v=pcwOI-uELjc

> Se quiser complementar, leia análises de críticos literários, como Antônio Cândido e Alfredo Bosi (muitas questões são feitas em cima dos textos deles), para cada livro. Exemplo: http://www.casdvest.org.br/pcasd%2Fuploads%2Ftassio%2FAn%E1lises%2F20080624_de_cortico_a_cortico.pdf

> Por fim, leia o livro, tentando identificar nele tudo que você estudou nas análises. É importante também pegar aspectos do enredo/personagens, porque podem cair em questões mais bobinhas de primeira fase. Ademais, são úteis também para embasar raciocínio em questão dissertativa. Dificilmente se encontram em análises e resumos.

> Treine com exercícios da Fuvest, Unicamp e Unifesp. Em todos esses vestibulares caem/caíram as obras pedidas. Há outros vestibulares também, de outros estados, os quais têm exercícios para treinar também, mas não me lembro exatamente de quais.

Obrigadão pela ajuda!

Eu estou estudando literatura pro ENEM (os movimentos literários, os tipos de texto, etc). Preciso esperar chegar no movimento literário certo pra ler o livro? Digo isso por causa do primeiro tópico que você levantou: "estude as características gerais do movimento literário (não é necessário colocar tanto esforço aqui, ao meu ver)". Por exemplo, eu preciso estudar o realismo antes de ler Memórias Póstumas de Brás Cubas?

E obrigado por falar das análises. Eu baixei as apostilas do Poliedro e estou baixando as do Objetivo. Eu pensei que era pra ler as análises depois de ler o livro, mas pelo visto me enganei.

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como "estudar" as obras da FUVEST?  Empty Re: Como "estudar" as obras da FUVEST?

Mensagem por Convidado Sáb 18 Fev 2017, 15:10

Não precisa esperar, não. Acho até que você deve ler antes. Mas pode ser durante ou depois.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como "estudar" as obras da FUVEST?  Empty Re: Como "estudar" as obras da FUVEST?

Mensagem por Convidado Sáb 18 Fev 2017, 15:11

Uma dúvida...


A Fuvest cobra as características dessas escolas? Afirma, por exemplo, que autor x é realista etc? Que a literatura de autor y foi romântica por um tempo, depois realista etc? Que a escola z tem como principal característica a ironia, o sentimentalismo etc? Cobra essas baboseiras? Que jeito feio de aprender literatura rs

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como "estudar" as obras da FUVEST?  Empty Re: Como "estudar" as obras da FUVEST?

Mensagem por Convidado Sáb 18 Fev 2017, 15:28

se quiser ler sem pagar nada, usa esse site (de preferência): lelivros.pro ou gen.lib.rus.ec

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como "estudar" as obras da FUVEST?  Empty Re: Como "estudar" as obras da FUVEST?

Mensagem por mateus160399 Sáb 18 Fev 2017, 16:20

IsaacTERA escreveu:
mateus160399 escreveu:Olá, estudar as obras da Fuvest vai exigir bastante de você e é necessário que você compreenda desde já que o que a Fuvest quer que você entenda ao estudar literatura não é que você apenas leia o livro, mas Leia mesmo o livro. É necessário prestar atenção aos detalhes sim, mas como você irá saber quais são os detalhes se primeiramente nem conhece o autor, a sua vida e tudo o que o levou a escrever de tal forma? Além disso, como compreender o que ele realmente quer dizer ou expressar se você não sabe quando e em que contexto este livro foi escrito? Outrossim, como pensar em detalhes de um livro se não se sabe o geral do autor, o seu estilo básico, a sua essência?  Logo, percebe-se que se faz necessário atender a alguns pré-requisitos antes de ir para o livro. Eu fazia turma med no objetivo, e lá o material vinha da seguinte maneira:
1- estude de forma bem superficial a biografia do autor, conheça o bem básico da sua vida, nada de nada grande ou aprofundado
2- estude o contexto histórico em que a obra foi escrita
3- estude o estilo geral do autor, o que é recorrente em sua obra
4- leia uma análise prévia bem pequena do livro
5- leia o livro, você já estará muito mais atento a detectar o que é muito importante no livro e compreender melhor o que está sendo dito e o que se quer passar com a obra.

Muito obrigado pela ajuda! Essa pequena análise prévia tinha nas apostilas do Objetivo? Posso consegui-las aqui, para me ajudar. Só mais uma dúvida: você não teve problemas de "esquecer" detalhes do livro até chegar a prova da FUVEST? Porque ler um livro hoje, junto com as inúmeras matérias que temos que estudar, e ainda lembrar de tudo pra daqui 9 meses é difícil...
Opa, acho que você não entendeu muito bem o meu conselho. Você não vai fazer esse estudo para decorar os detalhes, mas para entender o autor. Não é para decorar essas informações para a prova, contudo para entender como esse autor raciocina e tentar pensar em cima do que ele escreveu, que é o que a Fuvest e a Unicamp vão fazer. Não é para chegar na prova com esses detalhes em mente, mas apenas com uma visão mais ampla sobre o livro e o autor. Esse estudo prévio e necessário para entender livro, senão você não vai ler da forma como eles querem. Lembre-se que dependendo do curso que quiser na usp, se for muito concorrido, é bom garantir em literatura. Fiz isso esse ano e me saí muito bem em literatura tanto na Fuvest quanto na unicamp, não errei praticamente nada, além de sair com uma bagagem cultural maior. 
Ah, esse material não vinha nas apostilas mas em uns livros de resumo a parte. Tenho uns sobrando em casa, moro em sp, qualquer coisa, posso mandar, manda uma mensagem no privado.  Além disso, acho que a colega Hayzel deu conselhos ótimos.

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como "estudar" as obras da FUVEST?  Empty Re: Como "estudar" as obras da FUVEST?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos