PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(EsPCEx 2005) Revolução Francesa

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

(EsPCEx 2005) Revolução Francesa - Página 2 Empty (EsPCEx 2005) Revolução Francesa

Mensagem por Convidado 12/1/2017, 5:57 pm

Relembrando a primeira mensagem :

“As invasões napoleônicas, desarticulando as velhas potências européias, prepararam o caminho para a independência das colônias na América. Por isso, a derrota do grande general da burguesia francesa representou, para as forças conservadoras, uma oportunidade para tentar fazer voltar atrás a história, reconquistando seus antigos privilégios. Mas o antigo regime estava em decadência e o capitalismo passava da fase mercantilista para a fase liberal. A independência das colônias latino-americanas era, portanto, inevitável, pois o antigo regime já não tinha condições de manter o pacto colonial.” (PEDRO, Antônio. História Geral. SP, FTD, 1995) Três acontecimentos foram fundamentais para dar início ao movimento de independência da América Latina:

a) a Revolução Comercial, os movimentos nacionalistas e o confinamento de Napoleão na ilha de Elba.
b) o Tratado de Versalhes, o forte sentimento reacionário dos povos latinos e a crise econômica das Metrópoles Européias.
c) a Revolução Industrial inglesa, a ruptura do equilíbrio político europeu e o desenvolvimento das colônias.
d) o apoio da Inglaterra, as Leis Intoleráveis e a conscientização da população das colônias.
e) o Tratado de Badajóz, o movimento dos Chapetones e a conscientização da população das colônias.


Minha resposta:


Última edição por José deGrasse Tyson Jr em 13/1/2017, 9:19 pm, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo


(EsPCEx 2005) Revolução Francesa - Página 2 Empty Re: (EsPCEx 2005) Revolução Francesa

Mensagem por AleeZl 14/1/2017, 1:56 am

José deGrasse Tyson Jr escreveu:Eu tenho mais uma pergunta, o que eu poderia ter substituído em Leis Intoleráveis?
José,

Você poderia substituir por:
- Ruptura do equilíbrio político europeu;
- Revolução Francesa - seus ideais influenciaram muitos movimentos de independência, como por exemplo, a do Haiti;
- Ideias iluministas;
- O desenvolvimento das colônias;
- Sentimento nacionalista crescente.

Entre outros fatores que contribuíram com a Independência dos países da América Latina.
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/09/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(EsPCEx 2005) Revolução Francesa - Página 2 Empty Re: (EsPCEx 2005) Revolução Francesa

Mensagem por Convidado 14/1/2017, 11:08 am

Obrigado, Ale.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(EsPCEx 2005) Revolução Francesa - Página 2 Empty Re: (EsPCEx 2005) Revolução Francesa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos