PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(FUVEST/97) Classes Gramaticais

2 participantes

Ir para baixo

(FUVEST/97) Classes Gramaticais Empty (FUVEST/97) Classes Gramaticais

Mensagem por Pietro Tavares Qui Dez 15 2016, 09:35

O diminutivo é uma maneira ao mesmo tempo afetuosa e precavida de usar a linguagem. Afetuosa porque geralmente o usamos para designar o que é agradável, aquelas coisas tão afáveis que se deixam diminuir sem perder o sentido. E precavida porque também o usamos para desarmar certas palavras que, por sua forma original, são ameaçadoras demais.


A alternativa inteiramente de acordo com a definição acima sobre diminutivos é:

(a) O iogurtinho que vale por um bifinho
(b) Ser brotinho é sorrir dos homens e rir interminavelmente das mulheres.
(c) Gosto muito de te ver, Leãozinho.
(d) Essa menininha é terrível!
(e) Vamos bater um papinho.




Na minha visão a alternativa C não propõe uma forma ao mesmo tempo AFETUOSA e PRECAVIDA, isto é, "Leãozinho" serve somente como um apelido carinhoso e não como uma certa estratégia enunciativa.
Para mim nenhuma das alternativas serve, eu assinalaria D por ser a menos errada.

Alguém sugere um material de estudo, uma técnica, qualquer coisa? Tenho muita dificuldade em questões subjetivas assim, simplesmente não consigo ver sentido nas respostas corretas, pra ser sincero, algumas acho que só fazem sentido na cabeça de quem elaborou as elaborou (como essa aí acima).
Pietro Tavares
Pietro Tavares
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 29/09/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(FUVEST/97) Classes Gramaticais Empty Re: (FUVEST/97) Classes Gramaticais

Mensagem por AndreAlbino Qui Dez 15 2016, 11:59

Também não sou muito fã de questões subjetivas, rs. Acho que nesse tipo de questão a resposta varia muito com a interpretação de cada pessoa. Mas nessa questão até que vi alguma lógica.


Veja o significado que ele dá para afetuosa: "Afetuosa porque geralmente o usamos para designar o que é agradável, aquelas coisas tão afáveis que se deixam diminuir sem perder o sentido."

Não poderia ser letra D, pois ele diz que a menininha é terrível, logo, não tem como ela ser agradável. Já a letra C dá a entender que o Leãozinho é agradável, já que a pessoa gosta muito de vê-lo.


Ele também fala o seguinte: "E precavida porque também o usamos para desarmar certas palavras que, por sua forma original, são ameaçadoras demais."

Isso também faz sentido para o "Leão", que seria ameaçador em sua forma original. Mas, usando o termo "Leãozinho", fica uma impressão mais afável.

Creio que realmente a letra C faça mais sentido. Não vejo o diminutivo sendo usado nas outras alternativas para dar uma impressão afetuosa e precavida (pela definição que ele deu).
AndreAlbino
AndreAlbino
Iniciante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 21/11/2016
Idade : 26
Localização : Maceio

Ir para o topo Ir para baixo

(FUVEST/97) Classes Gramaticais Empty Re: (FUVEST/97) Classes Gramaticais

Mensagem por Pietro Tavares Qui Dez 15 2016, 14:07

Entendi a ideia, tem que interpretar bem ao pé do texto mesmo. 
O jeito é rachar de estudar interpretação.

Só não sei o que uma questão desse teor está fazendo no capítulo de classes gramaticais...


Valeu pela ajuda!
Pietro Tavares
Pietro Tavares
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 29/09/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(FUVEST/97) Classes Gramaticais Empty Re: (FUVEST/97) Classes Gramaticais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos