PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(ANÁPOLIS) Sistema digestório

2 participantes

Ir para baixo

(ANÁPOLIS) Sistema digestório Empty (ANÁPOLIS) Sistema digestório

Mensagem por Giovana Martins Dom 30 Out 2016, 13:20

Em alguns casos, pacientes com úlceras ou tumores gástricos precisam ser submetidos a uma cirurgia de retirada do estômago. Esse procedimento terá como conseqüência principal:



A) um prejuízo na digestão de amido;
B) uma diminuição na taxa de absorção de nutrientes;
C) um prejuízo na digestão de proteínas e na absorção de nutrientes, que são realizadas por esse órgão;
D) uma diminuição na taxa de digestão de proteínas;
E) uma diminuição na taxa de digestão de lipídios.


O que há de errado na letra D?
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7601
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(ANÁPOLIS) Sistema digestório Empty Re: (ANÁPOLIS) Sistema digestório

Mensagem por Convidado Dom 30 Out 2016, 22:17

Essa me deixou tão curioso que eu resolvi pesquisar, acho que achei algumas fontes que possam nos ajudar.  Wink


"Cada refeição deve ser rica em nutrientes, com alta taxa proteica e poucos açucares. Deve-se ter cuidado com açucares, principalmente refinados, que podem desencadear a síndrome de Dumping."

"[...] o estômago é responsável pela produção de uma substância (chamado de fator intrínseco) que se liga à vitamina B12 para que ela seja absorvida no intestino."

(Fonte: http://www.accamargo.org.br/saude-prevencao/artigos/saiba-mais-sobre-gastrectomia/21/)



"A American Cancer Society afirma que o estômago desempenha um papel importante na absorção de algumas vitaminas, como a vitamina B12. Portanto, a remoção do estômago coloca o doente em maior risco de desenvolver deficiência em vitamina B12."

(Fonte: http://www.comicb.com/os-efeitos-colaterais-de-uma-gastrectomia-total/)



"A digestão das proteínas começa no estômago, que devido a presença de ácido clorídrico, desnatura as proteínas (destrói as ligações de hidrogênio da estrutura química). Com isso, as cadeias proteolíticas perdem a forma e ficam mais acessíveis ao ataque das enzimas. A enzima pepsina transforma as proteínas em moléculas menores, hidrolisando as ligações peptídicas. No intestino delgado as proteínas sofrem a ação das enzimas produzidas pelo pâncreas (tripsina, quimotripsina, elastase e carboxipolipeptidase)."

(Fonte: http://www.sonutricao.com.br/conteudo/macronutrientes/p4.php)



Com a retirada total do estômago, a digestão de proteínas ocorrerá no intestino delgado. Mesmo sem a ajuda do estômago parece que ele dá um jeitinho com as proteínas, mesmo que seja uma digestão lenta. 👅  Mas pelo jeito o estômago possui um papel importantíssimo a respeito da absorção de nutrientes, principalmente as vitaminas. Sem o estômago, esse seria o principal efeito: deficiência de nutrientes. Espero ter ajudado.  Wink

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(ANÁPOLIS) Sistema digestório Empty Re: (ANÁPOLIS) Sistema digestório

Mensagem por Giovana Martins Dom 30 Out 2016, 22:42

Muito obrigada pelo empenho em me ajudar!!

Bom, pelos artigos me parece que a letra B está correta. Mas durante esse tempo dei uma pesquisada e cheguei a conclusão de que a letra D também estaria correta, pois a pepsina que atua no estômago, creio eu, digere boa parte das proteínas e aquelas que sobram no quimo terminam de ser digeridas pela tripsina no intestino delgado.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7601
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(ANÁPOLIS) Sistema digestório Empty Re: (ANÁPOLIS) Sistema digestório

Mensagem por Convidado Dom 30 Out 2016, 22:47

Sim, também tinha chegado a essa conclusão, por isso que eu achei estranho que não fosse a resposta Shocked. Mas pelo jeito parece que a retirada do estômago influenciaria muito mais a absorção de nutrientes do que a digestão de proteínas no caso.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(ANÁPOLIS) Sistema digestório Empty Re: (ANÁPOLIS) Sistema digestório

Mensagem por Giovana Martins Dom 30 Out 2016, 22:51

"Sim, também tinha chegado a essa conclusão, por isso que eu achei estranho que não fosse a resposta (ANÁPOLIS) Sistema digestório Icon_eek. Mas pelo jeito parece que a retirada do estômago influenciaria muito mais a absorção de nutrientes do que a digestão de proteínas no caso."

Pode ser. Questão difícil Shocked affraid.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7601
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(ANÁPOLIS) Sistema digestório Empty Re: (ANÁPOLIS) Sistema digestório

Mensagem por hugo araujo Seg 31 Out 2016, 09:54

A nível de ensino médio, aprendemos que a absorção de nutrientes ocorre mais nas porções do intestino, pois é nela que se encontram as microvilosidades intestinais, além de enzimas qualificadoras, isso é, degradam os alimentos em suas menores porções possíveis, chamado também de quilo. 

O estômago, a nível de ensino médio, aprendemos que é o responsável pela quimificação do alimento, formando, assim, o bolo alimentar, chamado também de quimo.

As enzimas do estômago e da boca iniciam a digestão das macromoléculas, como proteínas e amido. 

Assim, eu marcaria Letra D. (a nível de ensino médio)³

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

(ANÁPOLIS) Sistema digestório Empty Re: (ANÁPOLIS) Sistema digestório

Mensagem por Giovana Martins Seg 31 Out 2016, 19:08

Obrigada pela contribuição, Hugo!!

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7601
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(ANÁPOLIS) Sistema digestório Empty Re: (ANÁPOLIS) Sistema digestório

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos