PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sistema digestório

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Sistema digestório Empty Sistema digestório

Mensagem por JulieSouza Qua 20 Jul 2016, 23:30

As bactérias do gênero Helicobacter vivem em ambientes com pH ao redor de 2; as do gênero Enterococus, num pH ao redor de 4, e as bactérias do gênero Escherichia vivem em ambientes com pH próximo de 7. Considerando essas informações, preencha o quadro da página de respostas, indicando com um X o órgão em que é mais provável encontrar cada um desses gêneros de bactérias. 
Sistema digestório Bact%C3%A9ria+Fuvest+2
Como é visível, o quadro já está respondido. Minha dúvida é sobre como determinar onde é mais provável encontrar tais bactérias. Quais são os pH's de cada órgão? Devo utilizar o pH do último suco a entrar no processo de digestão até chegar ao órgão em questão?
JulieSouza
JulieSouza
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 16/06/2016
Idade : 25
Localização : São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema digestório Empty Re: Sistema digestório

Mensagem por Arnaldo Nicolelis Qua 27 Jul 2016, 17:59

É fácil chutar que no estômago o pH será ácido por causa do HCl. Mas tanto os ácidos quanto as bases têm uma única função: Tornar o meio ótimo para a cinética enzimática.
Você tem duas opções, decorar que nos intestinos o pH vai ficar mais básico, ou decorar o pH de atuação das enzimas, como a tripsina e a quimotripsina. Em questões dissertativas, dê a explicação do pH das enzimas, e em testes vá seguindo o fluxo do pH.

Arnaldo Nicolelis
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 27/07/2016
Idade : 25
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema digestório Empty Re: Sistema digestório

Mensagem por JulieSouza Qui 04 Ago 2016, 17:07

Arnaldo Nicolelis escreveu:É fácil chutar que no estômago o pH será ácido por causa do HCl. Mas tanto os ácidos quanto as bases têm uma única função: Tornar o meio ótimo para a cinética enzimática.
Você tem duas opções, decorar que nos intestinos o pH vai ficar mais básico, ou decorar o pH de atuação das enzimas, como a tripsina e a quimotripsina. Em questões dissertativas, dê a explicação do pH das enzimas, e em testes vá seguindo o fluxo do pH.
Certo... Obrigado.
JulieSouza
JulieSouza
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 16/06/2016
Idade : 25
Localização : São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema digestório Empty Re: Sistema digestório

Mensagem por Arnaldo Nicolelis Qui 04 Ago 2016, 18:40

Magina. Relendo agora vejo o quanto eu fui sucinto na minha resposta. Bom para te deixar mais segura, o intestino é dividido em duodeno, jejuno e íleo. No duodeno recebe-se o suco pancreático muito rico em enzimas, tem as principais na verdade, de pH alcalino, de 8 a 9, além da bile, que é básico também e emulsiona os lipídeos. Por isso que eu disse que vai ficando básico, e como eu disse, tem esse pH pras enzimas poderem atuar. Bom, espero que você se sinta segura, basicamente, estômago pH bem ácido, intestino pH levemente básico, ok? Smile

Arnaldo Nicolelis
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 27/07/2016
Idade : 25
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema digestório Empty Re: Sistema digestório

Mensagem por Carol Peletier Sex 05 Ago 2016, 10:02

apenas tentarei complementar a resposta do Arnaldo:

O pH da boca é sempre ao redor de 7, assim como na faringe e no esôfago. Nestes há a atuação da amilase salivar, na digestão do amido, essa enzima funciona em sua plenitude apenas nesse pH, assim como todas as enzimas atuam em um pH específico chamado literalmente de pH ótimo de atuação. E é no esôfago que começa os movimentos peristálticos devido a presença de musculatura lisa. Após o esôfago, o alimento segue ao estômago, que possui pH sempre ao redor de 2, esse pH ocorre devido a produção de suco gástrico, que possui HCl, um ácido forte, por haver uma mudança tão drástica o bolo alimentar passa a ser chamado de quimo. O HCl ativa o pepsinogênio em pepsina e também combate microrganismos. A pepsina quebra proteínas em polipeptídeos e oligopeptídeos. (Nos recém nascidos também há a renina, que digere a caseína, proteína do leite). Após o estômago, o quimo segue para o intestino delgado, dividido em duodeno, jejuno e íleo (comum encontrar jejuno-íleo porque apresentam papeis parecidos). O duodeno tem papel principal de acelerar a digestão através da bile, do suco pancreático e do suco entérico. A bile, não é uma enzima, e é produzida no fígado e armazenado na vesícula biliar, são esteroides que funcionam "como o detergente" (na gordura), espalham os triglicerideos facilitando a digestão por aumentar a superfície de contato. O suco entérico é produzido no próprio duodeno, nele há dipeptídeos, lipases, dissacaridases. O suco pancreático, mais obviamente, é produzido no pâncreas, neste, há diversas enzimas, tripsinogênios, quimiotripsinogênios, lipases, nucleases, amilase pancreática e também a bicarbonato de sódio. Enquanto no jejuno-íleo, devido a microvilosidades que aumentam a superfície de contato, há absorção de nutrientes. O pH ótimo para todas as enzimas citadas do intestino delgado é 8, o que provoca esse pH é o bicarbonato de sódio (que faz parte do suco pancreático). O intestino grosso é dividido em ceco, cólon e reto. O ceco é um órgão imunitário secundário (onde se localiza o apêndice), o cólon tem papel de reabsorção de água das fezes e o reto acumula as fezes até sua eliminação para reabsorção final de nutrientes. Não ha nada que mude o pH.

Meu conselho é entender o processo inteiro e não "pescar" informações isoladas. Um macete para gravar é a linha do ônibus da empresa Digestão, a 728. O pH é primeiro 7 (boca, faringe e esôfago), depois 2 (estômago) e depois 8 (intestino delgado e intestino grosso). Mas não basta gravar só o pH, é necessário entender quais são as enzimas e suas respectivas funções, além do que ocorre de maneira geral em cada órgão. Além de todas as substâncias que eu citei existem outras que caem menos no vestibular como a gastrina (hormônio produzido no estômago que estimula a produção de suco gástrico), a secretina (hormônio que estimula a produção de bicarbonato de sódio no pâncreas), a colecistoquinina (também chamado de cck é um hormônio que promove a estimulação do suco pancreático, do suco entérico e da bile), a enterogastrona (hormônio produzido no intestino que atua no estômago a partir de um feedback negativo inibindo a motilidade estomacal enquanto o duodeno está atuando), a grelina (hormônio que promove a fome) , o pyy (peptídeo YY, promove a sensação de saciedade) e a leptina (hormônio que também promove a saciedade). 

Bons estudos.


Última edição por Carol Peletier em Sex 05 Ago 2016, 19:09, editado 1 vez(es)
Carol Peletier
Carol Peletier
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 27/04/2016
Idade : 26
Localização : RJ - RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema digestório Empty Re: Sistema digestório

Mensagem por Arnaldo Nicolelis Sex 05 Ago 2016, 18:34

Muito bom Carol, mas, Leptina e Grelina são hormonios e não enzimas. Além do mais elas atuam mais não atuam na digestão, são responsáveis pela retroalimentação fome - saciedade.
Enterogastrona, secretina, ckk e pyy sao todos hormônios também, embora o PYY seja polipetídeo não tem sítio-ativo.

Arnaldo Nicolelis
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 27/07/2016
Idade : 25
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema digestório Empty Re: Sistema digestório

Mensagem por Carol Peletier Sex 05 Ago 2016, 19:11

Certo, obrigada por me corrigir, falta de atenção. Já editei a mensagem e tentei deixar mais completa adicionando mais informações.
Carol Peletier
Carol Peletier
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 27/04/2016
Idade : 26
Localização : RJ - RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema digestório Empty Re: Sistema digestório

Mensagem por Arnaldo Nicolelis Sex 05 Ago 2016, 19:20

Magina Smile

Arnaldo Nicolelis
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 27/07/2016
Idade : 25
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema digestório Empty Re: Sistema digestório

Mensagem por JulieSouza Sex 19 Ago 2016, 19:14

Arnaldo Nicolelis escreveu:Magina. Relendo agora vejo o quanto eu fui sucinto na minha resposta. Bom para te deixar mais segura, o intestino é dividido em duodeno, jejuno e íleo. No duodeno recebe-se o suco pancreático muito rico em enzimas, tem as principais na verdade, de pH alcalino, de 8 a 9, além da bile, que é básico também e emulsiona os lipídeos. Por isso que eu disse que vai ficando básico, e como eu disse, tem esse pH pras enzimas poderem atuar. Bom, espero que você se sinta segura, basicamente, estômago pH bem ácido, intestino pH levemente básico, ok? Smile
Eu pensei nisso! Foi uma das minhas respostas internas. Novamente, obrigado.

Obs.: Sou um rapaz, rs.
JulieSouza
JulieSouza
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 16/06/2016
Idade : 25
Localização : São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema digestório Empty Re: Sistema digestório

Mensagem por JulieSouza Sex 19 Ago 2016, 19:22

Carol Peletier escreveu:apenas tentarei complementar a resposta do Arnaldo:

O pH da boca é sempre ao redor de 7, assim como na faringe e no esôfago. Nestes há a atuação da amilase salivar, na digestão do amido, essa enzima funciona em sua plenitude apenas nesse pH, assim como todas as enzimas atuam em um pH específico chamado literalmente de pH ótimo de atuação. E é no esôfago que começa os movimentos peristálticos devido a presença de musculatura lisa. Após o esôfago, o alimento segue ao estômago, que possui pH sempre ao redor de 2, esse pH ocorre devido a produção de suco gástrico, que possui HCl, um ácido forte, por haver uma mudança tão drástica o bolo alimentar passa a ser chamado de quimo. O HCl ativa o pepsinogênio em pepsina e também combate microrganismos. A pepsina quebra proteínas em polipeptídeos e oligopeptídeos. (Nos recém nascidos também há a renina, que digere a caseína, proteína do leite). Após o estômago, o quimo segue para o intestino delgado, dividido em duodeno, jejuno e íleo (comum encontrar jejuno-íleo porque apresentam papeis parecidos). O duodeno tem papel principal de acelerar a digestão através da bile, do suco pancreático e do suco entérico. A bile, não é uma enzima, e é produzida no fígado e armazenado na vesícula biliar, são esteroides que funcionam "como o detergente" (na gordura), espalham os triglicerideos facilitando a digestão por aumentar a superfície de contato. O suco entérico é produzido no próprio duodeno, nele há dipeptídeos, lipases, dissacaridases. O suco pancreático, mais obviamente, é produzido no pâncreas, neste, há diversas enzimas, tripsinogênios, quimiotripsinogênios, lipases, nucleases, amilase pancreática e também a bicarbonato de sódio. Enquanto no jejuno-íleo, devido a microvilosidades que aumentam a superfície de contato, há absorção de nutrientes. O pH ótimo para todas as enzimas citadas do intestino delgado é 8, o que provoca esse pH é o bicarbonato de sódio (que faz parte do suco pancreático). O intestino grosso é dividido em ceco, cólon e reto. O ceco é um órgão imunitário secundário (onde se localiza o apêndice), o cólon tem papel de reabsorção de água das fezes e o reto acumula as fezes até sua eliminação para reabsorção final de nutrientes. Não ha nada que mude o pH.

Meu conselho é entender o processo inteiro e não "pescar" informações isoladas. Um macete para gravar é a linha do ônibus da empresa Digestão, a 728. O pH é primeiro 7 (boca, faringe e esôfago), depois 2 (estômago) e depois 8 (intestino delgado e intestino grosso). Mas não basta gravar só o pH, é necessário entender quais são as enzimas e suas respectivas funções, além do que ocorre de maneira geral em cada órgão. Além de todas as substâncias que eu citei existem outras que caem menos no vestibular como a gastrina (hormônio produzido no estômago que estimula a produção de suco gástrico), a secretina (hormônio que estimula a produção de bicarbonato de sódio no pâncreas), a colecistoquinina (também chamado de cck é um hormônio que promove a estimulação do suco pancreático, do suco entérico e da bile), a enterogastrona (hormônio produzido no intestino que atua no estômago a partir de um feedback negativo inibindo a motilidade estomacal enquanto o duodeno está atuando), a grelina (hormônio que promove a fome) , o pyy (peptídeo YY, promove a sensação de saciedade) e a leptina (hormônio que também promove a saciedade). 

Bons estudos.
Uau! Que resumão. Parabéns e muito obrigado. De forma geral, eu já tinha ciência de boa parte desses processos. Minha dúvida real era sobre como saber o pH resultante da mistura de cada um desses sucos nas respectivas etapas da digestão.
JulieSouza
JulieSouza
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 16/06/2016
Idade : 25
Localização : São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema digestório Empty Re: Sistema digestório

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos