PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Física Quântica

2 participantes

Ir para baixo

Física Quântica Empty Física Quântica

Mensagem por Davi Paes Leme Dom 23 Out 2016, 22:33

Em um experimento sobre um efeito fotoelétrico é observado que, para um comprimento de onda da luz de 500nm, um potencial de corte de 0,25V é necessário para cortar a corrente de fotoelétrons, enquanto em um comprimento de onda de 0,375nm, um potencial de 1V é necessário. Calcule a razão h/e entre a constante de Planck e a carga elementar.
Davi Paes Leme
Davi Paes Leme
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 22/04/2016
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Física Quântica Empty Re: Física Quântica

Mensagem por rodrigoneves Seg 21 Nov 2016, 15:49

Vamos buscar uma expressão que relacione o potencial de corte U e o comprimento de onda λ. Antes disso, precisamos compreender o experimento e conceituar o potencial de corte.
O efeito fotoelétrico gera a movimentação organizada de elétrons (provenientes de uma chapa metálica) dentro de um tubo onde foi feito vácuo. A figura ilustra o fenômeno.
Física Quântica PW0iXob
Estabelecida a corrente de fotoelétrons, deve-se aplicar um campo elétrico E, de sentido oposto à corrente convencional (e portanto igual ao do movimento real dos elétrons) a fim de fazer com que cada elétron que parte de um lado do tubo (emitter plate) chegue ao lado oposto (collector plate) com energia cinética nula. Tal campo elétrico será obtido por meio de uma bateria convenientemente orientada.
Física Quântica Tmp1A51_thumb
No entanto, medir o campo E não é tão interessante quanto lidar com a ddp U gerada por ele no interior do tubo. Essa tensão, a mínima necessária para fazer cessar a corrente, é denominada tensão de corte ou simplesmente potencial de corte e depende unicamente do metal utilizado e da natureza (frequência) da radiação incidente. (Na ilustração, utilizou-se luz azul, mas poderia ter sido outra; há uma frequência mínima para cada metal.)
Agora, considerando estabelecido o campo E no tubo, vamos analisar o movimento de um único fotoelétron, adotando o subscrito A para a placa emissora e B para a receptora. 
Sendo E um campo conservativo, aplicamos a conservação da energia:
E_C_A + E_P_A = E_C_B + E_P_B
O elétron chega em B já no repouso, portanto:
\\ E_C_A + E_P_A=E_P_B \Rightarrow E_C_A+ qV_A = qV_B \Rightarrow \\E_C_A = q(V_B-V_A)=-e(V_B-V_A)\Rightarrow E_C_A=e(V_A-V_B)
A ddp entre A e B é, por definição, o potencial de corte.
\boxed{E_C_A=eU}\,\text{(I)}
Sendo W a função trabalho do metal estudado, a equação do efeito fotoelétrico diz:
hf = W+E_C_{max}\,\text{(II)}
Como a pretensão é fazer cessar por completo a corrente, o elétron analisado deve ser precisamente aquele emitido com energia cinética máxima. Assim, unimos as equações I e II e, tendo em vista a relação c =λf, teremos:
\frac{hc}{\lambda}=W+eU
O experimento é realizado sob duas circunstâncias diferentes, fazendo-se variar U e λ. A relação acima é válida para ambos os casos.
Portanto, isolaremos W, que é um valor desconhecido:
W= \frac{hc}{\lambda}-eU
Sendo W uma constante que depende apenas da natureza do metal da placa emissora, podemos igualar a sua expressão para as duas situações:
 \\ \frac{hc}{\lambda_1}-eU_1= \frac{hc}{\lambda_2}-eU_2 \Rightarrow \frac{hc}{\lambda_1}-\frac{hc}{\lambda_2}=eU_1-eU_2 \Rightarrow hc\left(\frac{1}{\lambda_1}-\frac{1}{\lambda_2}\right )=e(U_1-U_2)\\ \therefore \boxed{\frac{h}{e}=\frac{(U_1-U_2)\lambda_1\lambda_2}{c(\lambda_2-\lambda_1)}}
Sendo: U1 = 0,25 V; λ1 = 500 nm = 5,00 . 10^-7 m; U2 = 1 V, λ2 = 375 nm = 3,75 . 10^-7 m, teremos:
\frac{h}{e}\approx 3,8\cdot10^{-15}\,J\cdot s \cdot C^{-1}
rodrigoneves
rodrigoneves
Matador
Matador

Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 25
Localização : São Luís, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos