PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UEFS/2013.1

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

UEFS/2013.1 Empty UEFS/2013.1

Mensagem por kauangs Ter 06 Set 2016, 12:44

Em um restaurante italiano, o cliente podia montar seu molho escolhendo n ingredientes distintos dentre 14 opções disponíveis. Buscando aumentar a variedade de molhos disponíveis, o gerente percebeu que, permitindo a escolha de n+1 ingredientes, o número de possibilidades iria dobrar. 


Com base nessa informação, é correto afirmar que


A) n = 3.
B) n = 4.
C) n = 5.
D) n = 6.
E) n = 7.

kauangs
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 01/06/2016
Idade : 26
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

UEFS/2013.1 Empty Re: UEFS/2013.1

Mensagem por rihan Ter 06 Set 2016, 14:00

Como eu já começo qualquer prova de matemática fazendo o Triângulo de Pascal" até a 21ª linha, basta eu olhar para a linha 14 e achar Cool :


01
114
291
3364
41001
52002
63003
73432
83003
92002
101001
11364
1291
1314
141


Fim ! :geek: !

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UEFS/2013.1 Empty Re: UEFS/2013.1

Mensagem por kauangs Qui 08 Set 2016, 22:14

Isso é resposta para essa questão ou você se confundiu?

kauangs
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 01/06/2016
Idade : 26
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

UEFS/2013.1 Empty Re: UEFS/2013.1

Mensagem por rihan Qui 08 Set 2016, 23:01

? Shocked ?

Essa é a resposta que eu daria se estivesse fazendo um exame, prova, ou algo parecido, onde o tempo é fator determinante.

Não iria perder tempo em demonstrar ou mostrar algebricamente o raciocínio, pois este não é solicitado.

Somente a resposta, a alternativa certa ou verdadeira, é que deve ser corretamente marcada na folha ou cartão de respostas, e ponto.

Será que estamos falando da mesma questão ? Ou você se confundiu ? Shocked ?

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UEFS/2013.1 Empty Re: UEFS/2013.1

Mensagem por Euclides Qui 08 Set 2016, 23:10

Se você deseja uma solução formal, algébrica...


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

UEFS/2013.1 Empty Re: UEFS/2013.1

Mensagem por rihan Sex 09 Set 2016, 01:02

Ou então, essa, passo a passo:

O problema é de formar combinações, já que a ordem dos ingredientes escolhidos não altera o "tipo de molho". Também não tem sentido repetir uma ou mais vezes um ingrediente... Logo, sem repetição ou "combinações simples".

O "Triângulo de Pascal" , como você deve saber, representa as combinações de n elementos, tomados de p em p ou, se quiser complicar mais um pouquinho, os "Coeficientes Binomiais de Newton".

Se eu tenho um triângulo de pascal na minha frente, basta olhar para a linha que representa as combinações de "14 p a p", i.e., a linha de nº 14 do triângulo de pascal, aquela que, por motivos estéticos e operacionais, representei numa coluna.

Nessa lista, em suma, basta eu achar uma combinação que é o dobro de uma anterior. Foi o que eu fiz na dita  "resposta sem noção" anterior.

Mas, se você prefere perder tempo, vamos lá:

2 C(14; n) = C(14; n+1)

2 . 14! / ( (14-n)! n! ) = 14! / ( (14 -n -1) )! (n+1)!)

2  = (14! / 14!) . [ n! / (n + 1)! ] . [ (14-n)! ] . [14 - n - 1]

2 = (14 - n) / (n +1) 

2n + 2 = 14 - n

3n = 12

n = 4

Creio não ser necessário esmiuçar certas passagens na simplificação de fatoriais.

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UEFS/2013.1 Empty Re: UEFS/2013.1

Mensagem por kauangs Seg 12 Set 2016, 10:40

Eu sou MUITO ruim nesse assunto e preciso do passo a passo, mas se puder, explica como você fez aquele mais fácil lá para ver se consigo entender.

Obrigado aos dois!!

kauangs
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 01/06/2016
Idade : 26
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

UEFS/2013.1 Empty Re: UEFS/2013.1

Mensagem por rihan Seg 12 Set 2016, 11:08

Repetindo, mais uma vez:


rihan escreveu:
O problema é de formar combinações, já que a ordem dos ingredientes escolhidos não altera o "tipo de molho". Também não tem sentido repetir uma ou mais vezes um ingrediente... Logo, sem repetição ou "combinações simples".

O "Triângulo de Pascal" , como você deve saber, representa as combinações de n elementos, tomados de p em p ou, se quiser complicar mais um pouquinho, os "Coeficientes Binomiais de Newton".

Se eu tenho um triângulo de pascal na minha frente, basta olhar para a linha que representa as combinações de "14 p a p", i.e., a linha de nº 14 do triângulo de pascal, aquela que, por motivos estéticos e operacionais, representei numa coluna.

Nessa lista, em suma, basta eu achar uma combinação que é o dobro de uma anterior. Foi o que eu fiz na dita  "resposta sem noção" anterior.


Agora, você tem que AO MENOS estudar para saber as DEFINIÇÕES das "coisas", senão.... vai continuar sem entender o assunto.

Não tem mágica, só esforço ! :study:... :scratch:... :study:... :scratch:... :study: ... ☀!

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UEFS/2013.1 Empty Re: UEFS/2013.1

Mensagem por kauangs Seg 12 Set 2016, 19:30

Análise combinatória me irrita, pois é um assunto besta que eu me atrapalho muitas vezes. O problema está em eu não ter estudado ainda o Triângulo de Pascal ou Coeficiente Binomiais de Newton para resolver análise combinatória, o problema está nisso, vou estudar isso!!! 

Obrigado pela ajuda, vlw mesmo kkk

kauangs
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 01/06/2016
Idade : 26
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

UEFS/2013.1 Empty Re: UEFS/2013.1

Mensagem por rihan Seg 12 Set 2016, 20:07

Ao estudar o assunto e com o passar do tempo, espero que você descubra que TUDO no Universo, está correlacionado ao acaso, às possibilidades de arranjos, permutações e combinações às probabilidades...

A formação dos átomos, das moléculas e da própria VIDA.

Mesmo que isso não seja suficiente pra você dar a devida importância, talvez, quem sabe um dia, você verifique que a sua própria vida foi, é e será uma imensa árvore probabilística e que, caso você entenda do assunto, poderia, pode e poderá ser melhor.

O avanço no  conhecimento do genoma humano é fantástico e primordial.

Poderia ter evoluído muito mais rapidamente se os biólogos, biofísicos,  bioquímicos e médicos do final do século passado não achassem chata a Combinatória desde os tempos escolares...

Foi necessário o pessoal da área "ICA" — Matemática, Física, Química, Eletrônica, Informática —  se juntar ao pessoal da área "GIA" para haver mudanças na velocidade do desenvolvimento do projeto.

E, se nada disso sobre o "conhecimento" for importante pra você, quem sabe um dia você se interesse por jogos e apostas, e, após estudar e conhecer o assunto, invente um método vitorioso para ganhar muito dinheiro e ... ganhe !

Pode até ser que, arrependido, você crie uma fundação: a FUPAJI !

Acrônimo que pode ser, dentre outras coisas:

Fundação Para o Apoio aos Jovens Incrédulos.

Mas, só com conhecimentos combinatórios para descobrir quais e quantas outras coisas...

Bons Estudos !

Estamos aqui !

E Vamos Lá !

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UEFS/2013.1 Empty Re: UEFS/2013.1

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos