UEFS/2013.1
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UEFS/2013.1
Em um restaurante italiano, o cliente podia montar seu molho escolhendo n ingredientes distintos dentre 14 opções disponíveis. Buscando aumentar a variedade de molhos disponíveis, o gerente percebeu que, permitindo a escolha de n+1 ingredientes, o número de possibilidades iria dobrar.
Com base nessa informação, é correto afirmar que
A) n = 3.
B) n = 4.
C) n = 5.
D) n = 6.
E) n = 7.
Com base nessa informação, é correto afirmar que
A) n = 3.
B) n = 4.
C) n = 5.
D) n = 6.
E) n = 7.
kauangs- Iniciante
- Mensagens : 47
Data de inscrição : 01/06/2016
Idade : 26
Localização : Bahia
Re: UEFS/2013.1
Como eu já começo qualquer prova de matemática fazendo o Triângulo de Pascal" até a 21ª linha, basta eu olhar para a linha 14 e achar :
Fim ! :geek: !
0 | 1 |
1 | 14 |
2 | 91 |
3 | 364 |
4 | 1001 |
5 | 2002 |
6 | 3003 |
7 | 3432 |
8 | 3003 |
9 | 2002 |
10 | 1001 |
11 | 364 |
12 | 91 |
13 | 14 |
14 | 1 |
Fim ! :geek: !
rihan- Estrela Dourada
- Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil
Re: UEFS/2013.1
Isso é resposta para essa questão ou você se confundiu?
kauangs- Iniciante
- Mensagens : 47
Data de inscrição : 01/06/2016
Idade : 26
Localização : Bahia
Re: UEFS/2013.1
? ?
Essa é a resposta que eu daria se estivesse fazendo um exame, prova, ou algo parecido, onde o tempo é fator determinante.
Não iria perder tempo em demonstrar ou mostrar algebricamente o raciocínio, pois este não é solicitado.
Somente a resposta, a alternativa certa ou verdadeira, é que deve ser corretamente marcada na folha ou cartão de respostas, e ponto.
Será que estamos falando da mesma questão ? Ou você se confundiu ? ?
Essa é a resposta que eu daria se estivesse fazendo um exame, prova, ou algo parecido, onde o tempo é fator determinante.
Não iria perder tempo em demonstrar ou mostrar algebricamente o raciocínio, pois este não é solicitado.
Somente a resposta, a alternativa certa ou verdadeira, é que deve ser corretamente marcada na folha ou cartão de respostas, e ponto.
Será que estamos falando da mesma questão ? Ou você se confundiu ? ?
rihan- Estrela Dourada
- Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil
Re: UEFS/2013.1
____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
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Idade : 74
Localização : São Paulo - SP
Re: UEFS/2013.1
Ou então, essa, passo a passo:
O problema é de formar combinações, já que a ordem dos ingredientes escolhidos não altera o "tipo de molho". Também não tem sentido repetir uma ou mais vezes um ingrediente... Logo, sem repetição ou "combinações simples".
O "Triângulo de Pascal" , como você deve saber, representa as combinações de n elementos, tomados de p em p ou, se quiser complicar mais um pouquinho, os "Coeficientes Binomiais de Newton".
Se eu tenho um triângulo de pascal na minha frente, basta olhar para a linha que representa as combinações de "14 p a p", i.e., a linha de nº 14 do triângulo de pascal, aquela que, por motivos estéticos e operacionais, representei numa coluna.
Nessa lista, em suma, basta eu achar uma combinação que é o dobro de uma anterior. Foi o que eu fiz na dita "resposta sem noção" anterior.
Mas, se você prefere perder tempo, vamos lá:
2 C(14; n) = C(14; n+1)
2 . 14! / ( (14-n)! n! ) = 14! / ( (14 -n -1) )! (n+1)!)
2 = (14! / 14!) . [ n! / (n + 1)! ] . [ (14-n)! ] . [14 - n - 1]
2 = (14 - n) / (n +1)
2n + 2 = 14 - n
3n = 12
n = 4
Creio não ser necessário esmiuçar certas passagens na simplificação de fatoriais.
O problema é de formar combinações, já que a ordem dos ingredientes escolhidos não altera o "tipo de molho". Também não tem sentido repetir uma ou mais vezes um ingrediente... Logo, sem repetição ou "combinações simples".
O "Triângulo de Pascal" , como você deve saber, representa as combinações de n elementos, tomados de p em p ou, se quiser complicar mais um pouquinho, os "Coeficientes Binomiais de Newton".
Se eu tenho um triângulo de pascal na minha frente, basta olhar para a linha que representa as combinações de "14 p a p", i.e., a linha de nº 14 do triângulo de pascal, aquela que, por motivos estéticos e operacionais, representei numa coluna.
Nessa lista, em suma, basta eu achar uma combinação que é o dobro de uma anterior. Foi o que eu fiz na dita "resposta sem noção" anterior.
Mas, se você prefere perder tempo, vamos lá:
2 C(14; n) = C(14; n+1)
2 . 14! / ( (14-n)! n! ) = 14! / ( (14 -n -1) )! (n+1)!)
2 = (14! / 14!) . [ n! / (n + 1)! ] . [ (14-n)! ] . [14 - n - 1]
2 = (14 - n) / (n +1)
2n + 2 = 14 - n
3n = 12
n = 4
Creio não ser necessário esmiuçar certas passagens na simplificação de fatoriais.
rihan- Estrela Dourada
- Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil
Re: UEFS/2013.1
Eu sou MUITO ruim nesse assunto e preciso do passo a passo, mas se puder, explica como você fez aquele mais fácil lá para ver se consigo entender.
Obrigado aos dois!!
Obrigado aos dois!!
kauangs- Iniciante
- Mensagens : 47
Data de inscrição : 01/06/2016
Idade : 26
Localização : Bahia
Re: UEFS/2013.1
Repetindo, mais uma vez:
Agora, você tem que AO MENOS estudar para saber as DEFINIÇÕES das "coisas", senão.... vai continuar sem entender o assunto.
Não tem mágica, só esforço ! :study:... :scratch:... :study:... :scratch:... :study: ... !
rihan escreveu:
O problema é de formar combinações, já que a ordem dos ingredientes escolhidos não altera o "tipo de molho". Também não tem sentido repetir uma ou mais vezes um ingrediente... Logo, sem repetição ou "combinações simples".
O "Triângulo de Pascal" , como você deve saber, representa as combinações de n elementos, tomados de p em p ou, se quiser complicar mais um pouquinho, os "Coeficientes Binomiais de Newton".
Se eu tenho um triângulo de pascal na minha frente, basta olhar para a linha que representa as combinações de "14 p a p", i.e., a linha de nº 14 do triângulo de pascal, aquela que, por motivos estéticos e operacionais, representei numa coluna.
Nessa lista, em suma, basta eu achar uma combinação que é o dobro de uma anterior. Foi o que eu fiz na dita "resposta sem noção" anterior.
Agora, você tem que AO MENOS estudar para saber as DEFINIÇÕES das "coisas", senão.... vai continuar sem entender o assunto.
Não tem mágica, só esforço ! :study:... :scratch:... :study:... :scratch:... :study: ... !
rihan- Estrela Dourada
- Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil
Re: UEFS/2013.1
Análise combinatória me irrita, pois é um assunto besta que eu me atrapalho muitas vezes. O problema está em eu não ter estudado ainda o Triângulo de Pascal ou Coeficiente Binomiais de Newton para resolver análise combinatória, o problema está nisso, vou estudar isso!!!
Obrigado pela ajuda, vlw mesmo kkk
Obrigado pela ajuda, vlw mesmo kkk
kauangs- Iniciante
- Mensagens : 47
Data de inscrição : 01/06/2016
Idade : 26
Localização : Bahia
Re: UEFS/2013.1
Ao estudar o assunto e com o passar do tempo, espero que você descubra que TUDO no Universo, está correlacionado ao acaso, às possibilidades de arranjos, permutações e combinações às probabilidades...
A formação dos átomos, das moléculas e da própria VIDA.
Mesmo que isso não seja suficiente pra você dar a devida importância, talvez, quem sabe um dia, você verifique que a sua própria vida foi, é e será uma imensa árvore probabilística e que, caso você entenda do assunto, poderia, pode e poderá ser melhor.
O avanço no conhecimento do genoma humano é fantástico e primordial.
Poderia ter evoluído muito mais rapidamente se os biólogos, biofísicos, bioquímicos e médicos do final do século passado não achassem chata a Combinatória desde os tempos escolares...
Foi necessário o pessoal da área "ICA" — Matemática, Física, Química, Eletrônica, Informática — se juntar ao pessoal da área "GIA" para haver mudanças na velocidade do desenvolvimento do projeto.
E, se nada disso sobre o "conhecimento" for importante pra você, quem sabe um dia você se interesse por jogos e apostas, e, após estudar e conhecer o assunto, invente um método vitorioso para ganhar muito dinheiro e ... ganhe !
Pode até ser que, arrependido, você crie uma fundação: a FUPAJI !
Acrônimo que pode ser, dentre outras coisas:
Fundação Para o Apoio aos Jovens Incrédulos.
Mas, só com conhecimentos combinatórios para descobrir quais e quantas outras coisas...
Bons Estudos !
Estamos aqui !
E Vamos Lá !
A formação dos átomos, das moléculas e da própria VIDA.
Mesmo que isso não seja suficiente pra você dar a devida importância, talvez, quem sabe um dia, você verifique que a sua própria vida foi, é e será uma imensa árvore probabilística e que, caso você entenda do assunto, poderia, pode e poderá ser melhor.
O avanço no conhecimento do genoma humano é fantástico e primordial.
Poderia ter evoluído muito mais rapidamente se os biólogos, biofísicos, bioquímicos e médicos do final do século passado não achassem chata a Combinatória desde os tempos escolares...
Foi necessário o pessoal da área "ICA" — Matemática, Física, Química, Eletrônica, Informática — se juntar ao pessoal da área "GIA" para haver mudanças na velocidade do desenvolvimento do projeto.
E, se nada disso sobre o "conhecimento" for importante pra você, quem sabe um dia você se interesse por jogos e apostas, e, após estudar e conhecer o assunto, invente um método vitorioso para ganhar muito dinheiro e ... ganhe !
Pode até ser que, arrependido, você crie uma fundação: a FUPAJI !
Acrônimo que pode ser, dentre outras coisas:
Fundação Para o Apoio aos Jovens Incrédulos.
Mas, só com conhecimentos combinatórios para descobrir quais e quantas outras coisas...
Bons Estudos !
Estamos aqui !
E Vamos Lá !
rihan- Estrela Dourada
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Idade : 69
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