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[Filosofia] Aristóteles - Busca absoluta

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Mensagem por Gustavoadp Sáb 30 Jul 2016, 09:52

(UEL) Ora, nós chamamos aquilo que deve ser buscado por si mesmo mais absoluto do que aquilo que merece ser buscado com vistas em outra coisa, e aquilo que nunca é desejável no interesse de outra coisa mais absoluto do que as coisas desejáveis tanto em si mesmas como no interesse de uma terceira; por isso chamamos de absoluto e incondicional aquilo que é sempre desejável em si mesmo e nunca no interesse de outra coisa".
Fonte: ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Nova Cultural, 1987, 1097b, p. 15.

De acordo com o texto e os conhecimentos sobre a ética de Aristóteles, assinale a alternativa correta:

A) Segundo Aristóteles, para sermos felizes é suficiente sermos virtuosos.
B) Para Aristóteles, o prazer não é um bem desejado por si mesmo, tampouco é um bem desejado no interesse de outra coisa.
C) Para Ari as virtudes não contam entre os bens desejados por si mesmos.
D) A felicidade é, para Aristóteles, sempre desejável em si mesma e nunca no interesse de outra coisa.
E) De acordo com Aristóteles, para sermos felizes não é necessário sermos virtuosos.

Tudo bem que a felicidade tem que ser buscada como a mais absoluta. Mas se considerarmos a E como errada, não estaríamos invalidando a D? Pois se buscarmos, também, a virtude, a felicidade já não vai mais ser a busca absoluta.
"... por isso chamamos de absoluto e incondicional aquilo que é sempre desejável em si mesmo e nunca no interesse de outra coisa"
A virtude não seria essa "outra coisa"? Portanto, a busca da felicidade já não seria absoluta se considerar a E como falsa.

Alguém pode esclarecer isso pra mim?
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Mensagem por hugo araujo Sáb 30 Jul 2016, 11:49

Para Aristóteles a felicidade não se encontra na busca por prazeres mundanos, como posse de bens materiais, status etc, no texto, ele chama isso de '' interesse de outra coisa''. 

No entanto, a felicidade na sua concepção está no exercício da racionalidade, esse pensamento guia o homem na direção do equilibro dos apetites e instintos com as virtudes éticas, ideia também conhecida como ''justa medida'' ou ''meio termo''.

Os prazeres devem se submeter a razão.

 Tal submissão ocorre por meio das virtudes éticas, pelas quais a razão impõe sua determinação aos apetites e instintos, podendo dominá-los

Um exemplo:

O sentimento original é o prazer, seu excesso é a libertinagem, sua falta é a insensibilidade, seu meio termo ou virtude é a temperança.

Para concluir, segue uma citação aristotélica que sumariza esse raciocínio:

''o homem não nasce bom, mas torna-se bom a partir da prática da virtude, alcançando assim a felicidade.''

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Mensagem por Gustavoadp Sáb 30 Jul 2016, 23:29

Mas tirando essa conhecimento prévio, como se dá essa resolução através do texto e da análise das alternativas?
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Mensagem por hugo araujo Seg 01 Ago 2016, 14:30

Ao meu ver o texto não nos diz muita coisa.

O enunciado é bem incisivo:

De acordo com o texto e os conhecimentos sobre a ética de Aristóteles, assinale a alternativa correta:

Essa afirmativa E vai totalmente contra a filosofia ética de Aristóteles.

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