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Lançamento oblíquo

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Mensagem por Luís Dom 13 Fev 2011, 16:29

Um corpo é lançado obliquamente para cima, formando um ângulo de 30º com a horizontal. Sabendo que o tempo de permanência no ar é de 8 s e considerando g = 10 m/s², conclui-se que o módulo da velocidade de lançamento é: (Despreze a resistência do ar.)

a) 10 m/s
b) 20 m/s
c) 40 m/s
d) 80 m/s
e) 160 m/s

Resposta: D

Eu achei a velocidade Voy = 80 m/s. Se no ponto mais alto Vy = 0, então:

0 = Voy - 10 . 8
Voy = 80 m/s

Seria só isso, mas a velocidade de lançamento não é a resultante das vetoriais vertical e horizontal?


Luís
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Mensagem por Kongo Dom 13 Fev 2011, 17:14

Dados do exercício:
tempo de subida + tempo de queda = 8s
g = 10 m/s²
ângulo: 30º

Bom se ele demora 8s para fazer todo o movimento, ele vai demorar 4s para alcançar a altura máxima (tempo de subida), já que o tempo de subida e o tempo de queda são iguais.
Substituindo os valores função horária do MUV: (Vy = Voy - gt), temos:
Altura máxima: Vy = 0
0 = Voy - 10.4
Voy = 40

Como: Voy = Vo.sen 30
40 = Vo.1/2
Vo = 80 m/s

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Mensagem por JoaoGabriel Dom 13 Fev 2011, 17:27

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Mensagem por Luís Dom 13 Fev 2011, 20:47

Muito obrigado, Kongo e João Gabriel. Valeu mesmo! =)

Luís
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Mensagem por Luiza.V Dom 08 Jul 2012, 15:21

Kongo escreveu:Dados do exercício:
tempo de subida + tempo de queda = 8s
g = 10 m/s²
ângulo: 30º

Bom se ele demora 8s para fazer todo o movimento, ele vai demorar 4s para alcançar a altura máxima (tempo de subida), já que o tempo de subida e o tempo de queda são iguais.
Substituindo os valores função horária do MUV: (Vy = Voy - gt), temos:
Altura máxima: Vy = 0
0 = Voy - 10.4
Voy = 40

Como: Voy = Vo.sen 30
40 = Vo.1/2
Vo = 80 m/s

'Letra D'

Desculpem a burrice, mas não entendi o porquê de Vo.1/2
Alguém poderia me ajudar?

Luiza.V
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Mensagem por Chung Dom 08 Jul 2012, 15:35

Para calcular a velocidade inicial do eixo Y deve-se multiplicar a velocidade inicial pelo seno do ângulo formado com a horizontal que, nesse caso, é o seno de 30° (1/2).

Assim: Voy = Vo.sen 30° = Vo.(1/2)

Chung
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