PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Teorema da Bola Cabeluda

+2
WladimirC
Elcioschin
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

O Teorema da Bola Cabeluda - Página 2 Empty O Teorema da Bola Cabeluda

Mensagem por Elcioschin Sex 28 Jan 2011, 20:16

Relembrando a primeira mensagem :

Imaginem uma esfera, com toda a sua supefície coberta de cabelos.
Foi matematicamente provado, em 1912, que é impossível pentear esta cabeleira de modo uniforme. Quaisquer tentativas implicam em pelo menos um tufo, isto é, pelo menos um lugar onde os cabelos não estão deitados.
Do ponto de vista matemático é o mesmo que dizer que "qualquer campo vetorial uniforme numa superfície esférica possui pelo menos uma singularidade".

Embora pareça apenas uma curiosidade, este teorema tem aplicações importantes na Física.
Alguém poderia sugerir alguma aplicação?
Eu conheço duas: serve para explicar o clima e serve para projetar reatores de fusão nuclear.
Sugestões?
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71682
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo


O Teorema da Bola Cabeluda - Página 2 Empty Re: O Teorema da Bola Cabeluda

Mensagem por Elcioschin Sáb 29 Jan 2011, 15:25

Pessoal

Os principais objetivos da minha "brincadeira séria" foram:

1) Mostrar como um assunto aparentemente bizarro (bola cabeluda) pode despertar a atencão de mentes curiosas (de matemáticos, físicos, etc.) e a partir do avanço dos estudos, descobrir alguma aplicação prática.

2) Chamar a atenção de muitos usuários do fórum, para campos da matemática e da física, ainda pouco explorados, visando prepará-los para a decisão crucial de sua vida: que carreira escolher/será que terei emprego garantido no futuro?

Só como curiosidade para quem escolher Engenharia: Estudos atuais mostram que, no Brasil, dentro dos próximos anos, mesmo que todas as faculdades aumentem suas vagas, não será possível atender à demanda por engenheiros. Já existem empresas brasileiras contratando engenheiros no exterior.

3) Mostrar que a matemática e demais ciências podem ser interessantes, desafiadoras e divertidas, deixando de ser o "bicho-papão" que muitos consideram.

Assim, sempre que puder eu continuarei "brincando". E quem mais se diverte sou eu, posso garantir.

Um abraço para todos e vamos em frente!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71682
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

O Teorema da Bola Cabeluda - Página 2 Empty Re: O Teorema da Bola Cabeluda

Mensagem por Viniciuscoelho Dom 30 Jan 2011, 13:02

Como isso é formidável, adorei!

Adoro os conhecimentos e abordagens dada pelo mestre Elcio.

Euclides:

Até a terceira dimensão lidamos com vetores e espaços vetoriais. A partir daí os elementos se chamam tensores e o cálculo tensorial é coisa que, para você fazer idéia, Einstein teve de estudar por dois anos com um matemático italiano para poder completar suas idéias sobre a relatividade.

Euclides, andei pesquisando e parece que foi Ricci, esse matemático italiano que ajudou Einstei, e não só parece que foi ele quem criou o cálculo tensorial!
http://fatosmatematicos.blogspot.com/2010/05/gregorio-ricci.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gregorio_Ricci-Curbastro

Viniciuscoelho
Fera
Fera

Mensagens : 644
Data de inscrição : 25/12/2009
Idade : 35
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

O Teorema da Bola Cabeluda - Página 2 Empty Re: O Teorema da Bola Cabeluda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos